✅ 03 maneiras de INSTALAR tomada DUPLA como um PROFISSIONAL 😎

✅ 03 maneiras de INSTALAR tomada DUPLA como um PROFISSIONAL 😎

⚡️ MINI-CURSO – Eletricista com Salário de Engenheiro: https://eletr.co/red.ese02
——

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉 https://eletr.co/fala-eng?utm_content= />——

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽
https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

03 maneiras de INSTALAR tomada DUPLA como um PROFISSIONAL

Fala meus queridos!
Será que existe um jeito certo de ligar tomadas duplas?
Particularmente eu vejo muitas fotos de ligações equivocadas na internet, inclusive já vi vídeo de “professores de elétrica” ensinando a ligar de forma insegura ainda.

Por isso, no vídeo de hoje vou te ensinar 3 maneiras diferentes de instalar tomadas duplas só que do jeito profissional

Antes de iniciarmos nossa aula, gostaria de fazer três observações.
1 – Não existe norma que padronize este tipo de ligação. Então, todas as formas apresentadas aqui estão corretas.

2 – Mas existe sim uma padronização informando os lado deve ser feita a ligação dos condutores de fase, neutro e terra. Conforme a NBR 14136, norma que regulamenta as tomadas e plugs, se olharmos a tomada de frente e com o pino de terra virado para cima, o cabo de neutro deve ficar no borne do lado esquerdo, o cabo de fase deve ficar no borne do lado direito e o cabo de terra deve ficar no borne central

3 – No fim da aula tenho um recado importante sobre um mini curso gratuito que iremos lançar em breve no canal, vai ter até certificado para quem participar, aguenta firme que já explico como será.

Observações feitas, hora de listar os materiais e ferramentas para fazer as ligações:

2 tomadas padrão brasileiro de 10A
Chave chave phillips
Alicate decapador ou universal
Terminais tubulares 2,5mm2
Rabichos de cabos para fase, neutro e terra de 2,5mm2
Alicate crimpador
Fita isolante
Conectores WAGO
Luvas.

Antes de tudo, desligue o disjuntor geral para a sua segurança. Segurança nunca é demais, então tenha certeza de que não tenha energia nos cabos que você irá mexer;

A primeira maneira que vamos mostrar para se instalar as tomadas duplas será a de fazer a derivação direto do borne da tomada.

Primeiro vamos cortar uns pedaços de aproximadamente 10 centímetros para fazer os rabichos dos cabos de fase, neutro e de terra. Em seguida, vamos crimpar as duas pontas destes rabichos.
Sempre esteja atendo ao lado correto de se ligar os cabos antes de começar a prende-los.
Depois vamos prender esses rabichos nos bornes de fase, neutro e terra na tomada que receberá a derivação.
A outra extremidade do rabicho vamos apenas inserir nos bornes da outra tomada.
Repare que mesmo em uma ligação simples de uma tomada, você pode ser caprichoso. Ter capricho é um dos diferenciais dos bons profissionais
Agora vamos crimpar os cabos de fase, neutro e terra que estão na caixinha 2×4”.
E por fim, apontamos os bornes da tomadas com os rabichos de fase, neutro e terra junto com os cabos que estão na caixinha 2×4”. E esta pronta nossa primeira ligação.

Agora vamos mostrar a segunda maneira de se instalar tomadas duplas, que é fazendo uma emenda de derivação antes dos bornes da tomada. O detalhe é que usaremos a fita isolante para isolar as emendas.

Nesta maneira de instalar, precisamos usar 2 rabichos para fase, 2 rabichos para o neutro e 2 rabichos para o terra. Novamente iremos crimpar as pontas destes rabichos, só que desta vez, será apenas 1 das pontas.
Agora vamos os cabos de fase, neutro e terra que estão na caixinha 2×4”. Reparem que decapamos aproximadamente uns 5 centímetros de cada cabo. Na sequência, também decapamos uns 5 centímetros de cada um dos rabichos que fizemos.
E agora basta unir os rabichos aos cabos que estão na caixinha 2×4”, sempre tentando deixar as emendas bem firmes. E depois de emendar os cabos, basta fazer a isolação das partes expostas usando a fita isolante.
Repita o mesmo processo com os demais cabos.
E por fim, prenda os rabichos nos bornes de fase, neutro e terra na tomada em cada uma das tomadas. E está pronta nossa segunda ligação!.

E por último, vamos mostrar uma terceira maneira de se instalar tomadas duplas fazendo emenda de derivação antes dos bornes. Ela é similar à forma anterior, a diferença é que ao invés de fazer a emenda unidos os cabos e passando a fita isolante, nós vamos utilizar conectores WAGO.