🔌 Bora DIMENSIONAR CABOS para AR CONDICIONADO? 🥶️

🔌 Bora DIMENSIONAR CABOS para AR CONDICIONADO? 🥶️

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd599 />
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽
https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Bora DIMENSIONAR CABOS para AR CONDICIONADO?

Em um país tropical como o Brasil, nada melhor do que um ambiente refrescante para relaxar. Nas estações mais quentes, um aparelho de ar-condicionado não pode faltar em sua casa!

Está planejando a instalação de ar-condicionado no seu imóvel? No post de hoje, preparamos algumas dicas preciosas que vão auxiliar na preparação do ambiente para receber o equipamento. Confira!

Qual a capacidade elétrica da sua casa?
Antes de tudo, é preciso verificar o número de aparelhos elétricos instalados em sua casa, a fim de evitar a sobrecarga da rede. É necessário que ela possua a fiação apropriada para aguentar a intensidade de energia.

Caso você não tenha certeza das condições da sua casa, o indicado é consultar um eletricista para que ele realize uma avaliação mais precisa.

Em geral, uma residência que não tem ar-condicionado não está preparada para a instalação de um. Se esse for o caso, circuitos elétricos específicos para o equipamento deverão ser criados a partir do quadro de disjuntores até o ambiente em que o aparelho vai ser instalado.

Dessa forma, todo aparelho de ar-condicionado deverá ter um disjuntor exclusivo. Caso contrário, a fiação elétrica da sua casa poderá ficar sobrecarregada, gerando riscos e afetando a vida útil do aparelho.

O que é preciso para a instalação de ar-condicionado?
No caso de equipamentos de ar-condicionado do tipo split, que é um aparelho mais moderno, é preciso lembrar que ele apresenta duas divisões: a interna e a externa. Então, instalar as duas partes próximas uma da outra economizará em tubos, fios e mão de obra. Para esse tipo de instalação serão necessários:

tubos de cobre ou alumínio, com espessuras e bitolas adequadas à carga térmica do aparelho;
tubulação de fiação elétrica, com disjuntor exclusivo e cabos dimensionados segundo à carga térmica do aparelho;
tubos de PVC para a drenagem do aparelho.

Qual capacidade térmica o aparelho deve ter?

Para fazer o cálculo da capacidade térmica necessária, é preciso saber a área do ambiente e se ele recebe sol de manhã ou o dia todo. Esse índice é medido em BTU’s, que é a potência do equipamento. A tabela de referência a seguir é usada para saber como atender sua casa da melhor maneira:

Área Recebe sol de manhã Recebe sol o dia todo
9 m² 7500 BTU’s 9000 BTU’s
12 m² 9000 BTU’s 10000 BTU’s
20 m² 10000 BTU’s 12000 BTU’s
25 m² 12000 BTU’s 15000 BTU’s
30 m² 15000 BTU’s 18000 BTU’s
40 m² 18000 BTU’s 21000 BTU’s
50 m² 21000 BTU’s 30000 BTU’s
60 m² 22000 BTU’s 30000 BTU’s
70 m² 30000 BTU’s 30000 BTU’s

Qual a fiação elétrica adequada para a instalação?
Primeiramente, é preciso saber o que é a bitola. Trata-se do diâmetro do fio elétrico que conduz a energia do disjuntor até o aparelho. Essa dimensão vai depender da quantidade de corrente elétrica que ele conduz, que, por sua vez, é influenciada pela capacidade térmica do aparelho de ar-condicionado.

Os dados a seguir relacionam a potência do aparelho de ar-condicionado com o diâmetro da bitola em mm², para aparelhos de 220V:

9.000 BTU – 2,5 mm²
10.000 BTU – 2,5 mm²
12.000 BTU – 2,5 mm²
15.000 BTU – 2,5 mm²
18.000 BTU – 2,5 mm²
21.000 BTU – 4,0 mm²
30.000 BTU – 6,0 mm²

Pronto! Agora você já sabe como preparar sua casa para fazer da melhor forma a instalação do ar-condicionado. Considerando esses pontos, você terá um aproveitamento excelente do aparelho e aumentará sua vida útil.