🚿 02 meses DEPOIS de INSTALARMOS um CHUVEIRO, cliente LIGOU falando de um “DEFEITO ESTRANHO” 😥

🚿 02 meses DEPOIS de INSTALARMOS um CHUVEIRO, cliente LIGOU falando de um “DEFEITO ESTRANHO” 😥

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
https://eletr.co/aula?utm_content=yt1-vd730 />——

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉
https://eletr.co/fala-eng?utm_content= />——

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽
https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
https://eletr.co/nr10?utm_content=yt1-vd730 />——

O cliente liga a lâmpada pelo interruptor mas ela só acende depois que liga o chuveiro, ou seja a corrente elétrica pra chegar na lâmpada tinha que passar primeiro no chuveiro para só depois chegar na lâmpada.

Bom, pra resolver esse problema a gente precisou desenhar as possíveis ligações feitas erradas lá para tentar entender o que aconteceu antes de ir pra obra, depois de quebrar um pouco a cabeça descobrimos o problema, e chegando lá foi exatamente isso!

Em uma situação dessa que o cliente manda um vídeo mostrando o problema, tente imaginar as possíveis soluções antes de ir pra obra, você poupa muito tempo assim na hora de detectar e corrigir o problema no local, meio que já chega lá preparado.

Fiz o seguinte desenho no quadro para eu e Charles imaginar o que foi feito errado lá pela pessoa que passou os cabos e fez a elétrica da casa, acompanha comigo.

Aqui está o chuveiro em 220V, o interruptor e a lâmpada em 127V. No chuveiro chegam duas fases 127V cada nas cores vermelha e preta e fecham a resistência. O possível erro que imaginamos foi que o eletricista pegou a fase preta desse chuveiro, derivou o cabo preto para o interruptor e do interruptor subiu com outro cabo preto de retorno até a lâmpada, na lâmpada normalmente ele fechou com o cabo azul de neutro.

E o que aconteceu na nossa opinião foi isso aqui. A fase preta que alimenta o chuveiro se rompeu antes da derivação e automaticamente parou de alimentar o interruptor. Aí agora para chegar 127V no interruptor apenas quando liga o chuveiro, porque ao abrir a água ele fecha os contatos superiores e a fase vermelha que alimenta um pólo da resistência chega no outro polo, saindo ali os 127V sentido a alimentação do interruptor e por fim acendendo a lâmpada. Ou seja, só acende a lâmpada quando liga o chuveiro, devido a uma fase interrompida, tirando também que o chuveiro passou a esquentar menos, dessa forma ele passou a funcionar com uma fase e o neutro lá da lâmpada interligado, ou seja com 127V

Bom, aí ele pegou nossa hipótese e foi pra casa do cliente. Chegando lá ele abriu a caixinha do teto e para nossa felicidade foi na veia, eles derivaram a fase do chuveiro para o interruptor, ele separou os circuitos e corrigiu o problema.

E aí tá visto então porque não é bom compartilhar circuitos, nem fase nem neutro, vamos separar tudo direitinho como manda a norma no quadro de distribuição.
E vocês viram também que pensar antes de ir pra obra ajuda a resolver boa parte do problema sem sequer ter ido lá? Eu particularmente considero que um dos grandes segredos para ser um bom eletricista é entender o comportamento da eletricidade, pensando assim a gente resolve muito problema e evita muitas dores de cabeça!