5️⃣ Tipos de “LUBRIFICANTES” que a ENGEHALL NÃO USA para PASSAR CABOS 😅

5️⃣ Tipos de “LUBRIFICANTES” que a ENGEHALL NÃO USA para PASSAR CABOS 😅

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
https://engehall.com.br.br/aula?utm_content=yt1-vd770 />——

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉
https://eletr.co/fala-eng?utm_content= />——

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽
https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
https://eletr.co/nr10?utm_content=yt1-vd770 />——
Se você nunca sofreu na hora de passar cabos dentro de uma tubulação longa ou apertada naquela reforma mal planejada meu querido, desculpe mas você tem que “ralar” muito pra conseguir chegar a um certo nível de experiência profissional.

É nesta hora que precisamos “lubrificar” os cabos para facilitar o serviço sem danificar sua isolação. A gente usa um lubrificante específico para isso, mas o que eu vejo na prática não é bem assim….

Recebi esses dias a pergunta do aluno Leandro Gomes do nosso curso de eletricista profissional, “Fui fazer um serviço e tive bastante dificuldade na hora de passar os cabos. Só consegui passar os cabos depois de passar graxa neles. Fiquei na dúvida, isso é permitido?”

Primeiro, vamos ver o que fala a NBR 5410, principal norma das instalações elétricas de baixa tensão no Brasil.

No item 6.2.11.1.18 cita que “Para facilitar a enfiação dos condutores, podem ser utilizados:
a) guias de puxamento; e/ou
b) talco, parafina ou outros lubrificantes que não prejudiquem a isolação dos condutores.

Quando ela fala não prejudiquem a isolação dos cabos, de cara a gente já pensa em todos os lubrificantes NÃO DERIVADOS DO PETRÓLEO, pois os mesmos podem causar um ressecamento precoce do material isolante diminuindo a vida útil do cabo.

O talco e a parafina então são permitidos pela norma, posso usar então?
Claro que pode, porém eu testei o talco, e daqui a pouco compartilho com vocês minha experiência.

TOP5 – GRAXAS AUTOMOTIVAS

Turma, a grande maioria das graxas automotivas, se não me engano quase todas, são derivadas do petróleo, então conforme nossa explicação, não recomendo usá-las para passar cabos. Graxa eu juro que nunca usei, e na verdade acho estranho, afinal deve fazer uma lambança né.

TOP4 – LUBRIFICANTES SPRAY “DESENGRIPANTE”

Lubrificantes do tipo spray até onde sei não é corrosivo, tanto que usamos para lubrificar partes metálicas de equipamentos, e resolve muito bem. Porém na prática não rende, e isso eu já testei. Quando a gente aplica o spray sobre os condutores, acabamos perdendo muito produto, talvez você pensa em jogar dentro da tubulação, mas aí só vai lubrificar a entrada do duto, lá na frente vai ficar ruim de passar, então esse posso dizer, já testei na obra mas não achei uma boa solução.

TOP3 – ÓLEO DE SOJA PARA COZINHA

Oléo de soja não é derivado do petróleo o próprio nome já diz, é derivado da soja, então esse aí não prejudicaria os cabos, é um produto natural.
Em partes concordo, mas óleo de soja não uso pra passar cabos mesmo, mas quer uma dica top com oléo de cozinha? Serve para tirar tinta oléo da mão, ao invés de usar tinner ou aguarras, que arde bastante usa óleo de soja, remove com facilidade, a gente viu a dica na net, testou outro dia lá na roça e funciona mesmo, mas vamos para o TOP2 então

No TOP 2 está a famosa VASELINA

Até pouco tempo atrás nós usamos somente a vaselina só que a vaselina neutra, ela é derivada de óleos minerais. Eu sempre comprei desse tipo de vaselina nas farmácias, pois ela é apropriada para tratamentos de pele, evita questão de ressecamento e tal. Só que acaba que ela também deixa a mão da gente bastante lambrecada isso me incomodava um pouco, mesmo usando luva, toda vez que acabava a obra, ou tinha que lavar a luva pra tirar a vaselina, ou tinha que ter uma luva só pra puxar cabo, depois descobri um lubrificante melhor, e paramos de usar vaselina.

Em algumas aulas do curso de eletricista profissional da Engehall eu recomendo o uso de vaselina neutra, mas também falo do lubrificante a base d’água que usamos atualmente.

Para nosso TOP 1 não poderia faltar o DETERGENTE

Esse eu acho que todo mundo aqui já usou…
Pessoal o detergente não é uma boa opção pois é composto por sais de ácidos sulfônicos, e a gente sabe que ácido em geral pode ser corrosivo principalmente aos contatos elétricos. Dessa forma usar detergente, pode causar até mal contato em partes da instalação com o passar do tempo, confesso, já usei algumas vezes, e depois de estudar um pouco mais sobre isso aboli essa produto das nossas instalações.