BOIA ELÉTRICA – Como Instalar SUPER FÁCIL 🔧

BOIA ELÉTRICA – Como Instalar SUPER FÁCIL 🔧

⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
https://eletr.co/aula?utm_content=SsWE3g5uG3k />
————————–

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉 ➽
https://eletr.co/fala-eng

————————–

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes
https://eletr.co/links?utm_content=SsWE3g5uG3k />
————————–

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
https://eletr.co/nr10?utm_content=SsWE3g5uG3k />
————————–

BOIA ELÉTRICA – Como Instalar

A chave boia (também conhecida como boia automática, boia para caixa d’agua ou boia elétrica para caixa d’agua) são sensores que medem o nível de água num reservatório e servem como “interruptores automáticos” para controlar o funcionamento de uma bomba d’água. Assim, a chave boia liga a bomba d’água, se a água da caixa ficar mais baixa que um determinado nível desligando-a quando a caixa estiver suficientemente cheia.

Para evitar problemas de falta de água, a maioria dos edifícios trabalha com uma caixa d’água e uma cisterna, interligadas (funcionando em conjunto). Quando não se dispõe de um reservatório inferior (cisterna) e a bomba d’água puxa a água diretamente da tubulação que vem da companhia de distribuição de água, é possível utilizar a chave boia automática apenas na caixa d’água. Este recurso, porém, exige o uso de um dispositivo extra chamado “fluxostato” ou sensor de fluxo d’água. Este sensor só permite o acionamento da bomba caso haja o fluxo d’água na tubulação, ou seja, caso haja falta d’água a bomba não liga.

—–

Antes de ensinar como instalar a boia elétrica, vamos falar do que se trata esse objeto. Esse item trata-se de um instrumento usado para ter controle e indicação de nível em líquidos. Por meio de uma flutuação dessa boia acaba ficando bem posicionada, podendo ligar ou desligar em um circuito elétrico.

A boia elétrica pode ser instalada com facilidade e é ideal para uso em poços, caixas, tanques, efluentes industriais e bombas de porão. Seja uma residência, empresa ou qualquer construção civil. Isso porque esse instrumento possibilita ao mesmo tempo um controle do nível de água no reservatório alto (caixa d’água) e do nível do reservatório baixo (cisterna).

No mercado você vai encontrar muitos tipos de boias. Esse itens funcionam de modo automático, mas uma das boias mais utilizada são as que funcionam por meio de um contato com o Mércurio . De modo geral, as boias vêm com dois fios um Preto e outro Vermelho.

BOIA ELÉTRICA – Como Instalar

A instalação da boia elétrica depende muito do estilo e modelo do objeto. No caso de duas boias, sendo uma boia alta para a caixa a outra baixa que vai fazer a ligação da cisterna, é necessário fazer uma ligação em série.

Nesse exemplo que demos acima é preciso unir os fio vermelhos e fazer uma ligação das outras pontas do fio preto, uma no fio de energia que vai para bomba elétrica e para finalizar, um outro no fio que vem da bomba.

Mas, se você quer instalar uma única boia na caixa de cima, então trata-se de uma ligação bem simples. Pegue o fio vermelho e ligue ele no fio que vem da energia e o preto coloque no fio que acaba por vir da bomba elétrica. Nesses casos, as ligações são para voltagem 110volts e 220 volts bifásico.

FONTE: tudocontrucao.com