Duas PEÇAS de AUTOMAÇÃO que ESTÃO em OUTRO NÍVEL – CLP e IHM

Duas PEÇAS de AUTOMAÇÃO que ESTÃO em OUTRO NÍVEL – CLP e IHM

👉 Loja Schneider: https://eletr.co/loja-schneider

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
https://eletr.co/aula?utm_content=yt1-vd555 />——

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉
https://eletr.co/fala-eng?utm_content= />——

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽
https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Duas PEÇAS de AUTOMAÇÃO que ESTÃO em OUTRO NÍVEL – CLP e IHM

Bom, pessoal, antigamente os processos eram controlados apenas grandes painéis elétricos de comando e logicamente esses painéis ocupavam um grande espaço físico.
Aí que o CLP entrou rasgando pra ajudar a diminuir espaço e controlar melhor os processos. A sigla CLP significa CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL, um equipamento projetado para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais, e nós sabemos que cada dia que passa a automação dos processos de produção tem tomado conta das indústrias né?

A grosso modo podemos dizer que é um computador que recebe informações do ambiente externo e diante delas toma decisões de lógica, de acordo com programação feita por um programador. A uma curiosidade, muita gente chama de PLC também, isso é a sigla dele em inglês para Programmable Logic controller.

E outra curiosidade também é que atualmente o CLP tem ganhando espaço na utilização de Automação Residencial, então é bom vocês já ficarem atentos aí quanto a isso viu!

Entre as vantagens do CLP, destaco: A facilidade de manutenção, configuração e programação. Outra coisa que me chama a atenção é o controle à distância, o que ajuda muito na praticidade e principalmente na segurança, né?! O acesso remoto evita que tenhamos contato direto com o painel ou até mesmo uma maior proximidade com a máquina na hora de configurar ou dar manutenção!

Esse aqui mesmo, modelo TM200CE24R da Schneider tem 14 entradas e 10 saídas, além da entrada RJ-45 e capacidade de armazenamento de dados de até 32 GB através do cartão micro SD, o rapazinho oferece inúmeras funções para nos ajudar!

Mas André, do CLP deu pra entender, mas o que seria o IHM então?

Bom, a sigla IHM significa interface homem-máquina, que a grosso modo é uma tela que além de servir de painel de controle para o operador, ainda permite a interação das pessoas com as máquinas e/ou softwares. O IHM facilita e muito a configuração, manutenção e principalmente a supervisão de qualquer processo industrial e até mesmo comercial, afinal você simplesmente toca na tela e controla tudo, e visualmente através dessa mesma tela você tem o feedback completo do que está acontecendo ali no momento.

Um dos exemplos de IHM é o modelo HMIGXU3500 da Schneider que possui painel Touchscreen avançado de 7 polegadas, uma porta serial e um relógio de tempo real incorporado. E o grande diferencial é que usando esse IHM, podemos abrir mão de botões liga/desliga, sinaleiros, chaves de acionamento e qualquer outro dispositivo eletromecânico que faça a função de controle, reduzindo o trabalho e espaços no painel, afinal a tela LCD com touch promove a representação visual de todos estes componentes agregando ao mesmo tempo todas as funções em um só dispositivo, você não vai precisar ficar acionando botões e observando o status através dos sinaleiros, tudo estará na tela

Cara, e o negócio é tão simples, que o ideal é que uma IHM seja intuitivamente autoexplicativa, sem exigir qualquer treinamento, ou seja o operador clica nos botões da tela de acordo com a intuição dele mesmo, isso agiliza também na tomada de decisões.

Top demais, né galera?!

E como já falei no último vídeo, essa semana tá rolando a Black Week de toda linha industrial na loja virtual da Schneider. Tanto o CLP quanto o IHM estão com descontos que podem chegar a 40% meu velho, é uma grande oportunidade para você montador de painel adquirir materiais a preço de fábrica e ganhar uma grana a mais nesse fim de ano aí né!

Clica na descrição e localize o link dessa loja, vou deixar fixado também nos comentários para facilitar pra você, tem muito produto em oferta!