Eletricista Iniciante: Como INSTALAR tomadas SIMPLES e DUPLAS na CASA? 🔌😏

Eletricista Iniciante: Como INSTALAR tomadas SIMPLES e DUPLAS na CASA? 🔌😏

👉 Evento Guerra ao Zé Faísca : https://eletr.co/aula-red8
——

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉 https://eletr.co/fala-eng?utm_content= />——

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽
https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
No episódio anterior vocês puderam acompanhar duas formas de se fazer emendas de derivação, uma usando conectores WAGO e outra usando fita isolante.

E na aula de hoje vamos mostrar algumas formas de instalar tomadas simples e também tomadas duplas, além de dar dicas valiosas que fazem toda a diferença na instalação profissional desses dispositivos.

Bom turma, atualmente no Brasil, as tomadas precisam obedecer ao Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, onde as tomadas são fabricadas com três terminais, um para a Fase, para o Neutro e Terra. É importante ficar atento à turma com a capacidade de corrente que a tomada consegue suportar. Para equipamentos que necessitam de uma corrente maior, como por exemplo uma Air Fryer ou um ferro de passar roupas, utilizamos as tomadas de 20A. Já para equipamentos mais simples, como televisores e carregador de celular, utilizamos tomadas de 10A.

De forma geral, utilizamos tomadas de 20A nas cozinhas e nos banheiros e tomadas de 10A no restante da residência.

E para fazer a instalação de uma tomada é bem simples, turma. Vamos começar por essa tomada aqui da suíte. Reparem que temos três cabos chegando nessa caixinha, o Vermelho é de Fase, o Azul é Neutro e o Verde é a Terra. Nesta caixinha iremos instalar uma tomada simples.

O primeiro passo é alinhar os cabos com o número do circuito. Quando você anilha o cabo meu querido, você facilita a vida do eletricista em uma futura manutenção.
Depois de anilhar o cabo, é hora de crimpar o terminal. Muitos eletricistas dizem que não é necessário. Respeito isso porem discordo. Grimpando os terminais você garante que a corrente passará por todos os filamentos do cabo. Além disso, não existe a possibilidade de ficar pontas soltas e também da um melhor acabamento.
Condutores anilhados e grimpados, basta conectar cada condutor em um borne da tomada. Atrás da tomada, como vocês podem ver, vem uma indicação de onde conectar os cabos, normalmente o Fabricante coloca uma indicação com a letra N em um dos bornes, e será nele que precisaremos colocar o cabo de Neutro. Quando não tiver esta marcação, olhe o conector de frente com o pino do terra para cima, O cabo de neutro será o da esquerda.

É como eu sempre venho falando turma, para ligar as demais tomadas simples, basta seguir o mesmo procedimento que fizemos.
Agora vamos para a cozinha, onde iremos fazer a ligação de tomadas duplas.
Como podemos ver, temos um cabo de fase, um de neutro e um de terra nesta caixinha. Porem, temos que alimentar eletricamente 2 tomadas. Então precisaremos fazer uma derivação neste ponto. Aqui vamos utilizar um conector WAGO de 3 vias. Assim como fizemos antes, precisamos anilhar os cabos com o número do circuito. como vamos usar conectores WAGO, não é necessário crimpar estes cabos.

Para facilitar o trabalho, corte pedaços de 10 centímetros para prender nos terminais da tomada. Porém, antes de prender estes cabos nos terminais da tomada, crimpe os mesmos.
Vamos começar pelo cabo de fase, que é este na cor vermelha.
Vamos desencapar as pontas dos cabos em cerca de 1 centímetro.
Depois levantamos a pequena alavanca laranja do conector.
Agora vamos pegar o cabo que esta na tomada e colocar na primeira via e depois abaixar a alavanca. Por fim, pegamos os cabos de fase que prendemos na tomada e colocamos nas outras vias do conector. Prontinho! Agora basta repetir o processo com os cabos de neutro e de terra.

Cabe lembrar que como expliquei na aula anterior, você pode fazer esse tipo de derivação da forma tradicional, cabo a cabo e isolada com fita. Eu optei por usar conectores pois é o padrão atual de obras da Engehall.

E falando sobre padrão Engehall, como falei também em aulas anteriores, nós da Engehall declaramos Guerra ao Zé Faísca, e nesse intensivão que você tá assistindo estou lhe entregando a arma mais poderosa contra esta concorrência desleal: CONHECIMENTO DE ALTO NÍVEL

Por isso não para por aqui não! Daqui a alguns dias, vou fazer uma semana inteira de LIVES gratuitas aqui no canal para dar continuidade as aulas do intensivão e tirar dúvidas ao vivo!
O evento oficial se chamará GUERRA ao ZÉ FAÍSCA e para se inscrever é bem simples, basta clicar no link que está na descrição, no comentário fixado e neste quadradinho que está aparecendo aqui embaixo preencher o formulário. E o melhor, você assistindo todas as LIVES e anotando as palavras chaves, terá direito a um CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO emitido pela Engehall, por isso se inscreva já….