👉 Evento Guerra ao Zé Faísca : https://eletr.co/aula-red11
——
📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉 https://eletr.co/fala-eng?utm_content=
/>——
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Vamos iniciar a montagem do nosso QDC colocando as proteções neste primeiro trilho. Vamos começar instalando os 3 DPS ‘s que projetamos. Agora, lado dos DPS´s, vamos instalar o disjuntor geral. E ao lado do disjuntor geral vamos instalar nosso IDR. Como os circuitos de iluminação não estão passando pelo IDR, optamos em coloca-los ao lado do IDR. Não existe uma regra de posições aqui você pode colocar na ordem que preferir, mas dê preferência por colocar IDR e DPS após o disjuntor geral, considero isso uma boa prática.
Pronto, já adicionamos todos os componentes desse primeiro bloco. Agora vamos partir para a montagem do bloco de baixo,
Já neste segundo trilho aqui vamos colocar os disjuntores de proteção dos circuitos, que estarão protegidos pelo DR. Temos aqui sete disjuntores, dois disjuntores bipolares que são para proteger o circuito dos chuveiros, três disjuntores monopolares que são para proteção dos circuitos de tomada dos quartos, banheiros e sala da casa, outros dois disjuntores monopolares que são para proteção dos circuitos de tomada da cozinha e da área de Serviço.
E esse último trilho aqui turma ficará a disposição dos circuitos futuros, conforme aprendemos na aula 3. Enfim, bora começar a ligar os cabos.
Chegando do padrão temos 2 cabos de fase, um vermelho e outro preto, 1 cabo de neutro que é o azul e 1 cabo de terra que é o verde, todos de 16mm2.
Os cabos de Fase vamos ligar na parte de cima do disjuntor geral.
Já o cabo de neutro, vamos ligar no barramento que esta no alto do QDC e o cabo de terra será ligado em um dos barramentos que está na parte de baixo do quadro.
Sairemos de cada polo do disjuntor geral com um cabo de 4mm2 e um de 16mm2.
O cabo de 4mm2 ligaremos no DPS, um para a fase R e outro para a fase S.
Já os cabos de 16mm2 ligaremos nos bornes R e S do IDR.
Vamos passar estes cabos por trás do disjuntor geral para um melhor acabamento.
Como os circuitos de iluminação não passarão pelo IDR, vamos “jumpear” dos bornes R e S da entrada do IDR utilizando um pedaço de barramento bipolar. Utilizaremos também dois conectores genéricos para ligar nos cabos de fase. Assim garantimos uma boa conexão.
Do barramento de neutro na parte de cima do QDC, vamos puxar um cabo de 16mm2 e ligar no borne N do IDR. Vamos puxar um outro cabo também deste barramento, só que de 4mm2, e ligaremos no DPS para proteção do neutro.
Vamos usar um pedaço de barramento monopolar para unir as 3 saídas dos DPS´s. Com o auxilio de um conector genérico, vamos ligar um cabo de 4mm2 verde neste barramento e liga-lo ao barramento de terra.
Agora vamos ligar a saída do neutro do IDR ao outro barramento que esta embaixo do QDC. Este barramento será responsável por alimentar o neutro dos circuitos protegidos pelo IDR. O outro barramento de neutro, que fica na parte de cima do QDC, será responsável por alimentar os neutros dos circuitos de iluminação, já que eles estão fora do IDR.
Bom turma, fizemos todas as ligações dos componentes que estavam no primeiro trilho de nosso QDC. Chegou a hora então de fazermos as ligações dos componentes que estão no segundo trilho do nosso QDC.
A instalação é bem simples, vamos usar um barramento bipolar conectado aos bornes da parte de cima dos disjuntores. Aqui cabe uma observação turma, os disjuntores devem ser colocados já na posição conforme foi feito o balanceamento de fase.
Agora vamos sair com o cabos de fase dos bornes R e S do IDR e ligar nos conectores genéricos instados junto ao barramento e esta pronta a alimentação dos componentes do segundo trilho.
O que falta agora meus queridos é ligar os cabos que seguem para os circuitos nos disjuntores.
Meus queridos, para dar um acabamento e manter a segurança, não se esqueça sempre de usar terminais nos cabos que serão ligados aos componentes do QDC. também não se esqueça de anilhar os cabos, isso facilita a manutenção. Além disso, use abraçadeiras para unir os cabos nas laterais do QDC e deixá-los organizados.
Antes de colocar a tampa do QDC, verifique o aperto de todos os parafusos de todas as conexões feitas. Isso evita mal contato e uma possível falha catastrófica, como a queima de um disjuntor, ou pior, um princípio de incêndio.
E por fim, após a conferência final, parafuse a tampa, identifique todos os componentes do QDC, como disjuntores, IDR e DPS ́s, e cole o diagrama elétrico do quadro e o aviso de segurança na parte interna da tampa.