Eletricista Iniciante: Quais FERRAMENTAS e MATERIAIS preciso para FAZER a ELÉTRICA de uma CASA? 📒✏️

Eletricista Iniciante: Quais FERRAMENTAS e MATERIAIS preciso para FAZER a ELÉTRICA de uma CASA? 📒✏️

👉 DOWNLOAD da Lista de Materiais : https://engehall.com.br/lista-material

👉 Evento Guerra ao Zé Faísca : https://eletr.co/aula-red4
——

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉 https://eletr.co/fala-eng?utm_content= />——

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽
https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Se você está chegando agora e não sabe o que está acontecendo, estamos fazendo uma instalação elétrica de uma casa de maneira totalmente virtual, usando modelagem 3D.
Até o momento já fizemos a distribuição e o dimensionamento de cabos, proteção e circuitos para atender aos pontos de iluminação e tomada de nossa residência virtual. Além disso, já posicionamos e dimensionamos o tamanho do QDC que será usado.
Na aula de hoje vamos elaborar a lista de materiais e separar as ferramentas básicas que serão necessárias para fazermos a instalação elétrica desta obra.

Turma, como essa é uma casa tem uma instalação pequena, utilizamos o melhor site na minha opinião para se fazer projetos online. Esse aqui é o WOCA desenvolvido pela empresa OCALEV, que tenho um orgulho imenso em dizer que sou parceiro a vários anos já!
Aqui dentro a gente faz um croqui da planta baixa da casa e automaticamente olha só, conseguimos lançar todos os pontos de lâmpadas, tomadas, isso tudo conforme as quantidades mínimas exigidas por norma que já vimos nas aulas anteriores.

Além disso o programa também lança automaticamente o quadro de distribuição, as tubulações, lança toda fiação, e já faz os cálculos pra gente, dividindo os circuitos, já entregando um pequeno quadro de cargas e até um diagrama Unifilar.

Só que o mais legal é isso aqui, a lista de material também é gerada automaticamente dentro dele, dando a ideia de quantidade de cabos, tomadas, interruptores, e até preços sugeridos ele entrega. É uma mão na roda mesmo.

Bom, o site WOCA fica disponível para um teste gratuito, porém quando você se torna um aluno da Engehall, ganha de bônus um acesso gratuito mega estendido lá de 90 dias, dá pra fazer muita coisa.

Porque voltando na lista de materiais que o WOCA gera, a gente aqui da Engehall ainda deu mais uma aprimorada nela, porque tem detalhes que a gente já pegou ao longo dos anos, olha só a nossa lista.

Assim que o WOCA gera as quantidade de material, a gente pega tudo e começa a alimentar a nossa lista própria que considero um pouco mais detalhada. Nela colocamos quantas caixinhas de teto, caixinhas 2×4”, disjuntores, IDR, DPS, cabos, conectores e até terminais, por isso acho que ela resolve bem esse problema de esquecer material e ter que ficar saindo pra comprar depois. Além disso a nossa lista também serve de comparativo de preços, nela dá pra lançar os preços dos produtos em 3 lojas diferentes e comparar pra ver qual será o melhor local de compra.

Essa lista da Engehall, vou liberar gratuitamente pra você que está assistindo essa aula baixar aqui, no final da aula explico mais como você vai consegui-la. Enfim, tudo que precisamos de material da nossa casa está nessa lista, agora vamos falar um pouco das ferramentas!

Essa é a lista de algumas ferramentas que considero básicas para uma instalação.
KIT DE CHAVES DE FENDA E PHILIPS, de preferência isoladas por completo cabo e haste.
JOGO DE ALICATES, (alicate de bico, pressão, corte e alicate universal) ambos isolados 1000V
JOGO DE CHAVES COMBINADAS, seja catraca, seja chave de boca.
NÍVEL BOLHA
PASSA FIO ou SONDA GUIA
TRENA 5M
ARCO E SERRA
ALICATE AMPERÍMETRO
FURADEIRA/ PARAFUSADEIRA, de preferência a bateria, pois aumenta muito a produtividade

Além disso, pode precisar também martelo ou marreta, talhadeira, ponteiro, uma trincha para limpeza, e outras ferramentas manuais, que na maioria dos casos já temos em casa!
Ferramenta pra mim não é gasto, ferramenta é investimento!
Dê preferência sempre em adquirir ferramentas de marcas conhecidas!
Porque na maioria das vezes o barato sai caro, ainda mais quando é pra uso profissional.

Entendidos até aqui? Hora dos recados dessa aula e também falar do assunto da próxima aula!

E no próximo episódio vamos voltar pra nossa obra 3D porque imagino que vocês estejam já com saudades dela para fazer a distribuição dos eletrodutos, kkk Você vai aprender na prática as estratégias para tubular as lajes e paredes, com dicas reais mesmo, então não perca!!!