Sabia que esse tipo de CABO ELÉTRICO é feito para SALVAR VIDAS 🚑🔌

Sabia que esse tipo de CABO ELÉTRICO é feito para SALVAR VIDAS 🚑🔌

👉 Site MEGATRON: https://megatron.com.br/home

⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ https://eletr.co/aula?utm_content=HCIMsZLNNjk />
————————–

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉 ➽
https://eletr.co/fala-eng

————————–

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes
https://eletr.co/links?utm_content=HCIMsZLNNjk />
————————–

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
https://eletr.co/nr10?utm_content=HCIMsZLNNjk />

Sabia que esse tipo de CABO ELÉTRICO é feito para SALVAR VIDAS

Quando falamos de condutores elétricos, popularmente chamados de fios, ou cabos, até uma pessoa leiga sabe do que a gente tá falando. Só que tem uma coisa que até mesmo alguns eletricistas instaladores não se atentam muito que é sobre a isolação dos cabos.

Os mais usados no mercado são as isolações de PVC, HEPR, EPR, XLPE e tipos de isolação mais comum …
Com certeza um ou outro desses aí você já usou na vida.

Mas e o cabo ATOX? Você sabe o que é, pra que serve, ou até mesmo já usou ele?

Você sabia que ele é de uso obrigatório em determinados tipos de instalações?
E o pior, se você não usar cabo ATOX nesse caso e houver um acidente você pode até responder por negligência técnica?

É meu amigo, é por esse e outros motivos que falaremos sobre os cabos ATOX e em quais situações devemos aplicar este tipo de condutor. E de quebra, vamos fazer um teste para verificar se ele tem alguma diferença em relação aos outros tipos de cabos.

Nem todos os cabos elétricos são iguais e isso já começa na escolha da marca e claro, do tipo de isolação, ou cobertura do condutor que você vai usar!
Aqui no canal, já explicamos o que são aquelas letrinhas que ficam no cabos, como PVC, EPR e XLPE. Se você não viu este vídeo, fique tranquilo que deixarei o card com o link dele no para que você possa assisti-lo depois.
Agora, você sabe o que é e onde um cabo ATOX deve ser instalado?

Bom, o cabo ATOX se refere aos cabos não halogenados, ou seja, não possuem na composição de sua camada de isolação nenhum composto halogênio, como, por exemplo, o policloreto de vinila, presente nos cabos com isolação em PVC.

A NBR 5410, em seu item 5.2.2.2.3, resumidamente cita que em áreas comuns, em áreas de circulação e em áreas de concentração de público, os cabos devem ser não propagantes de chama, livres de halogênio e com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos.

Ou seja, em shoppings, hospitais, escolas, casas de shows e outros lugares com grande fluxo de pessoas, é obrigatório o uso de cabos ATOX devido ao baixo volume de fumaça e gases tóxicos comparados aos outros tipos de isolação.

Mas será que na prática, realmente este cabo libera menos fumaça do que o cabo de PVC comum? Bom, para responder a isso vamos pedir auxílio a ela, a nossa Máquina Destruidora de Componentes, a famosa MDC aqui da Engehall.

Temos aqui um cabo com isolação em PVC 750V e um outro cabo com isolação ATOX, ambos da Megatron e com #1,5mm2 de seção. Vamos testar os cabos de forma separada, aplicando uma sobre corrente neles e comparar o nível de fumaça que cada um irá soltar.

Ah pessoal, apenas reforçando, este teste tem caráter unicamente didático e experimental.

Vamos começar com o cabo de isolação de 750V. Reparem que ao aquecer o cabo começa a derreter a isolação e podemos perceber muita fumaça branca saindo. E esta fumaça tem um cheiro bem forte, devido a presença do halogênio.
Reparem como ficou o cabo depois do teste. A capa esta completamente derretida.

Agora vamos repetir o teste com o cabo com isolação ATOX. Aplicamos a mesma sobrecarga que antes. Reparem que a isolação do cabo incha e começa a sair fumaça, porem, bem menos. Além disso, o cheiro da fumaça não é forte igual a do cabo com isolação em PVC.
Reparem como ficou o cabo ATOX. Apesar da sobrecarga, a isolação do cabo ficou “mais inteira” do que a isolação em PVC.

Pois é meus queridos, provavelmente muitos de vocês desconheciam esse tipo de cabo, ou até mesmo desconfiava se na hora de um acidente ele realmente iria proteger as pessoas!
Mas contra fatos não há argumentos, “A elétrica vai evoluindo e também temos que evoluir junto.”