Borne Elétrico – Entenda sua importância para a Elétrica!

borne elétrico

Já ouviu falar em borne elétrico e em como eles organizam os painéis e quadros elétricos?  Então, se você ainda não sabe tudo sobre esse assunto, estamos prontos para te contar! 

Neste artigo, vamos te contar o que são bornes elétricos, quais são suas funções, vantagens e todos os tipos que fazem parte do mundo de um eletricista profissional. Confira: 

 

Vamos lá?

O que é um borne elétrico?

Para dar início, o borne elétrico é conhecido como um elemento de ligação que, geralmente, faz parte de quadros e painéis elétricos. Desse modo, sua finalidade é exatamente ligar os dispositivos um ao outro por meio de fios ou cabos elétricos. 

Dito isto, podemos dizer que os bornes facilitam a rotina de trabalho dos eletricistas. Isso porque ele otimiza os processos de conexão e desconexão de cabos e fios, além de garantir que a manutenção dos equipamentos sejam realizadas de forma contínua e segura. 

Um borne é constituído da seguinte forma: uma tira de plástico e placas de metal que contém molas e parafusos. Assim, ele criar conexões para conduzir eletricidade de um ponto ao outro, além de manter todos os fios organizados e seguros.  

No entanto, vamos aprofundar sobre sua função e seus benefícios no tópico abaixo. Confira. 

Qual a função de um borne elétrico?

Como dissemos anteriormente, a principal função de um borne elétrico é garantir que as ligações por meio de fios e cabos sejam prática e segura. Ou seja, seus elementos são responsáveis por criar e distribuir energia dentro de um quadro ou painel. 

Dito isto, seus benefícios vão além de garantir uma maior segurança de equipamentos ou sistemas elétricos. Ele é versátil e agrega vantagens como: 

  • Otimização no tempo de instalação;
  • Custo benefício;
  • Facilidade para ser encontrado no mercado;
  • Entre outras.

 

Quais são os tipos de borne elétrico?

Para iniciar, existe diferentes tipos de borne elétrico no mercado e eles foram desenvolvidos, justamente, para atender as necessidades tanto dos profissionais da elétrica quanto da indústria. 

Por isso, vamos te contar sobre alguns deles logo abaixo. 

 

borne eletrico

 

Borne de aferição 

Utilizamos esse tipo de borne em circuitos que precisam de instrumentos como amperímetro e voltímetro. Outras funções dele estão relacionadas ao seccionamento elétrico e a situações de enrolamento secundário de transformadores de correntes. 

Borne de instalação 

Neste caso, os bornes são utilizados em painéis elétricos, mais precisamente nas caixas de distribuição e passagem. Esse tipo de borne elétrico além de garantir uma alta segurança, é muito fácil de instalar e manusear. 

Borne modular 

Já os bornes modulares interligam componentes eletrônicos fora do painel eletrônico com as ligações que estão dentro do mesmo. Ou seja, criar uma interação entre eles. 

Borne de alimentação 

Os modelos de alimentação fornecem dimensões de montagem de cada unidade e faixa de fios ou cabos. Além disso, ele possui a opção de identificação de cada terminal. 

Borne de aterramento 

Por último, o borne de aterramento é o responsável por aterrar o circuito diretamente no trilho. Desse modo, ele não se deve usar esse borne para nenhuma outra função que não seja essa. 

No entanto, um bom eletricista sabe que existem uma série de dispositivos que acompanham esses bornes elétricos e nós já vamos falar sobre isso. 

Quais são os dispositivos que acompanham o borne elétrico?

Como dito acima, existem uma série de dispositivos que acompanham o borne elétrico dentro dos painéis ou quadros elétricos. E para você entender um pouco mais desse universo, vamos citar alguns logo abaixo. 

Confira: 

    1. Plaqueta de separação: Como o próprio nome já diz, a plaqueta cri um espaço entre os bornes dentro de cada painel ou quadro elétrico;
    2. Pontes conectoras: Essas pontes criam conexões entre dois ou mais bornes de parafuso; 
    3. Poste final: Aqui, o próprio nome também sugere sua finalidade.  Para garantir a proteção do borne, o poste é conectado no final de cada trilho; 
    4. Poste de identificação: Diferente do anterior, este tem a finalidade de identificar cada conjunto de borne dentro dos painéis e quadro elétricos; 
  1. Trilho: Este é, justamente, a régua de fixação dos bornes, mas abaixo nós vamos falar um pouco mais sobre ele. 

 

Vamos a régua de borne elétrico? 

O que é uma régua de borne elétrico?

Como já adiantamos acima, o trilho ou régua é o material responsável por organizar os bornes dentro dos quadros elétricos. Desse modo, a régua garante que a instalação e a conexão dos fios dentro de um painel seja feita de forma rápida e segura. 

Em outras palavras, podemos afirmar que são elas as responsáveis por organizar todo o cabeamento, garantindo maior segurança tanto elétrica quanto mecânica dentro de qualquer painel elétrico. 

Além disso, outro ponto interessante da organização de uma régua de borne elétrico, é a facilidade de identificar e resolver os possíveis problemas relacionados a medição, tensão ou corrente.

No entanto, existe uma série de outras vantagens que vamos te mostrar abaixo. 

Vantagens da régua de borne 

Bom, se você chegou até aqui, sabe bem que os bornes sozinhos não garantem uma organização assertiva e que eles precisam da ajuda de alguns componentes. A régua é um deles e suas vantagens são: 

  • otimizar o espaço ocupado pelos bornes nos painéis; 
  • Manter todo o cabeamento organizado dentro dos painéis; 
  • Reduzir o custo de instalação; 
  • Otimizar o tempo de montagem e manutenção dos painéis;
  • Garantir a segurança dos bornes instalados nos painéis 

 

Dito isto, essa foi uma rápida explicação sobre os bornes elétricos, seus componentes e sua importância para a Elétrica. 

Desse modo, se você busca se aprofundar ainda mais neste e em outros assuntos, conte com a Engehall para te ajudar a ser o melhor eletricista.

Picture of André Mafra

André Mafra

Engenheiro Eletricista, sócio da Engehall Elétrica e Apresentador do Canal Engehall Elétrica, o maior canal que ensina elétrica na América Latina.