Como instalar tomada com interruptor duplo? Vamos te ensinar! 

instalar interruptor duplo

Será que existe um jeito certo de como instalar tomada com interruptor duplo? Particularmente, nós vemos muitas imagens de diversas ligações equivocadas aqui na internet. Inclusive, de professores ensinando a realizar a ligação de forma insegura. 

Por isso, neste conteúdo, vamos te ensinar três maneiras diferentes de instalar tomadas com interruptor duplo. Você está pronto para se tornar um verdadeiro profissional da elétrica? 

Então, em com a gente! 

Existe uma única forma de instalar tomada com interruptor duplo? 

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer três observações. A primeira, é que não existe na Norma nada que padronize o tipo de instalação de tomada dupla, então todas as formas apresentadas aqui serão corretas. 

Segundo, existe sim uma padronização informando os lados que deve ser feita a ligação dos condutores de fase, neutro e Terra, conforme NB136 que regulamenta as tomadas. 

Então se você quer trabalhar com mais segurança e garantir um trabalho de excelência, acesse os nosso CURSO DE NR10 e se qualifique agora mesmo. 

Desse modo, se a gente olhar a tomada de frente com o pino Terra virado para cima, o cabo neutro deve ficar no borne do lado esquerdo e o cabo de fase deve ficar no borne do lado direito. Logicamente, o Terra deverá ficar no borne Central.

Agora que já te introduzimos no assunto, é a hora de listar os materiais e as ferramentas necessárias para realizar as ligações. Veja abaixo: 

  • Duas tomadas padrão brasileira, de 10 amperes;
  • Chave Philips;
  • Alicate decapador ou alicate Universal;
  • Terminais tubulares de 2,5 milímetros e meio;
  • Rabichos de cabos para fase;
  • Neutro e Terra de 2,5mm;
  • Alicate com limpador;
  • Fita isolante;
  • Conectores (vamos usar da Vago);
  • Luvas.

 

Mas atenção, antes de seguir para os próximos passos, desligue o disjuntor geral para sua segurança. Segurança nunca é demais, então tenha certeza de que não tem energia nos cabos na hora de você fazer a instalação.

Dito isto, vamos te mostrar 3 exemplos de como instalar tomada com interruptor duplo, siga para o próximo e aprenda. Ou se preferir, assista o vídeo do youtube com o nosso Mentor André Mafra logo abaixo: 

1° exemplo de como instalar tomada com interruptor duplo 

A primeira maneira que nós vamos mostrar para instalar as tomadas duplas será fazer a derivação direto no borne da tomada, conhecido também como Jumper

Primeiro, nós vamos cortar pedaços de aproximadamente 10 cm para fazer os rabichos dos cabos de fase, neutro e Terra. E logo em seguida, vamos gripar as duas pontas desses rabichos. 

Vale ressaltar que é preciso ficar sempre atento ao lado correto de se ligar os cabos antes de começar a prender. 

Bom, agora vamos prender esses rabichos nos bornes de fase, neutro e Terra da tomada que vai receber a derivação. Desse modo, na outra extremidade do rabicho nós vamos apenas inserir nos Bornes do outro módulo de tomada. 

Aqui é importante reparar que mesmo sendo uma operação simples de tomada, você pode ser caprichoso. Ter capricho é um dos diferenciais dos bons profissionais.

Por último, nós vamos limpar os cabos de fase, neutro e terra que estão na caixinha 2/4 e apontar nos Bornes da tomada com os rabichos de fase, neutro e Terra, aliado aos cabos que estão na caixinha 2/4. 

Está pronta a nossa primeira forma de ligar. Bora para a segunda? 

2° exemplo de como instalar tomada com interruptor duplo

Agora nós vamos mostrar a segunda maneira de se instalar tomadas com interruptor duplo, que é fazendo uma emenda de derivação antes dos bornes da tomada. 

O detalhe é que usaremos a fita isolante para isolar essa emenda. Desse modo, para essa maneira de instalar precisaremos usar dois rabichos para fase, dois para o neutro e dois para o Terra. 

Novamente, iremos limpar as pontas destes rabichos, só que desta vez será apenas uma das pontas, já que a outra a gente vai decapar e ligar juntamente com os cabos que estão chegando na caixinha. 

Reparem que aqui, usamos aproximadamente uns 5cm de cada cabo. Na sequência, também decapamos uns 5cm de cada um dos rabichos que a gente fez, e agora basta unir esses rabichos. 

Ou seja, emendar aos caminhos que estão chegando na caixinha, sempre tentando deixar as emendas bem firmes. E seguindo, depois de emendar os cabos, basta fazer a isolação das partes expostas usando a fita isolante. 

Agora basta repetir o mesmo processo com os demais cabos, e prender os rabichos nos Bornes de fase, neutro e Terra na tomada em cada uma das tomadas. 

Viu só? Está pronta a nossa segunda ligação.

3°exemplo de como instalar tomada com interruptor duplo

E por último, nós vamos mostrar uma terceira maneira de se instalar tomada com interruptor duplo, fazendo emenda de derivação antes dos bornes. 

Ela é similar à forma anterior, a diferença é que ao invés de fazer a emenda unindo os cabos e passando desolante, nós vamos utilizar um conector a mola, aqui da Vago. 

Novamente, iremos usar dois rabichos para fase, dois para o neutro e dois para o Terra, ambos gripados em apenas uma das pontas. Portanto, na sequência vamos prender esses rabichos de fase, neutro e Terra na tomada em cada uma das tomadas. 

Agora, decaparemos 1cm dos cabos de fase, neutro e terra que estão na caixinha 2/4, e também nos rabichos da tomada. Depois desse processo, uniremos esses cabos usando os conectores da Vago. 

É bem simples: abra a alavanca, insira o cabo, feche a alavanca e pronto. Está pronta nossa terceira ligação.

Dica bônus: Existem no mercado as tomadas do tipo Monobloco, onde a gente precisa apenas conectar os cabos de fase, neutro e Terra. Elas já possuem um barramento ali dentro que já faz todo esse trabalho. 

Inclusive, aqui na Engehall já fizemos esse teste no canal do youtube. Mostramos como se comportam essas quatro formas de ligação. Por isso, podemos concluir que todas elas estão certas.

Agora, eu quero saber de você, o que você achou da aula de hoje? Se valeu a pena aprender mais uma informação com a gente, porque não aproveitar para ser o profissional de Elétrica mais completo e ágil do mercado? 

Clique abaixo e se inscreva no curso de Eletricista Profissional da Engehall. 

 

Um abraço e até o próximo conteúdo!