Como tirar ferrugem de ferramentas – Guia Prático para Eletricista

como tirar ferrugem da de ferramentas

Para ser um eletricista profissional reconhecido é fundamental que o profissional invista em alguns pontos, como na qualificação profissional, nas certificações das normas regulamentadoras, mas também no cuidado com as suas ferramentas de trabalho. 

Isso porque, se você deseja passar uma impressão de profissionalismo aos seus clientes, não basta apenas saber o que está fazendo, a apresentação também agrega muito valor, isso porque ela é a carta de visita da sua empresa. 

Por isso, no conteúdo de hoje vamos abordar um tema muito interessante: A eletrólise. Em outras palavras, como tirar ferrugem de ferramentas. 

Você sabia que esse processo é amplamente utilizado, especialmente em oleodutos, para remover a ferrugem de objetos metálicos? Dito isto, vamos explorar como funciona e como você pode aplicá-lo em suas próprias ferramentas. 

Está pronto para aprender mais uma dica e seguir rumo ao sucesso como Eletricista profissional? Então, vamos lá que estamos ansiosos para te ajudar! 

Como remover ferrugem de ferramentas? 

Bom, a ideia de ensinar como tirar ferrugem de ferramentas, surgiu de um seguidor do canal da Engehall lá no youtube. Ele precisa aprender como funcionava o processo de eletrólise e solicitou nossa ajuda. 

Como estamos sempre a disposição para sanar a dúvida dos Eletricistas que confiam no trabalho da Engehall, não perdemos nosso tempo e aceitamos o desafio. 

Desse modo, podemos dizer que a eletrólise é um processo simples que envolve uma fonte de corrente contínua, objetos metálicos enferrujados e água. Mas não se preocupe, vamos explicar tudo em detalhes no vídeo a seguir. 

Mas antes de te mostrar esse passo, vamos te contar a importância em adquirir o certificado em NR10. Com ele você garante que o seu serviço será garantido com qualidade e segurança, além de passar confiança e profissionalismo ao seu cliente.

PASSO A PASSO  


1° PASSO – Para começar, você vai precisar de um recipiente de vidro ou plástico, uma lona de plástico, água suficiente para cobrir os objetos metálicos, objetos metálicos enferrujados (como chaves de boca), sal para melhorar a condutividade da água e um carregador de notebook com 9 a 12 volts e corrente contínua. 

Certifique-se de seguir as precauções necessárias ao lidar com eletricidade.

2° PASSO – Primeiro, misture o sal na água para melhorar a condutividade. Conecte o polo negativo do carregador a um dos objetos metálicos enferrujados. Em seguida, conecte o polo positivo a uma barra metálica que servirá como ponte para a água.

3° PASSO – A eletricidade começará a agir, e você notará pequenas bolhas subindo da ferrugem. Com o tempo, a ferrugem começará a se soltar da superfície do objeto metálico e se acumulará na superfície da água. 

Certifique-se de não tocar nas peças metálicas enquanto o experimento estiver em andamento, para evitar curtos-circuitos.

Após algumas horas de experimentação, você poderá notar uma redução significativa da ferrugem. Lembre-se de trocar a água conforme necessário e continue o processo até obter os resultados desejados.

4° PASSO – Depois de algumas horas de experimentação, você poderá desligar o processo. Use uma esponja com detergente para remover o excesso de ferrugem e admire o resultado. 

É importante lembrar que o tempo de experimentação pode variar dependendo do nível de ferrugem em suas ferramentas, então não hesite em deixar o processo continuar até que você esteja satisfeito com os resultados.

Este método é econômico e eficaz para restaurar ferramentas enferrujadas em casa. Com um simples carregador de notebook e alguns itens domésticos, você pode transformar suas ferramentas enferrujadas em objetos brilhantes e funcionais. Experimente e compartilhe seus resultados conosco.

Como conservar suas ferramentas? 

É fundamental que todo eletricista profissional dedique a devida atenção e cuidado à organização das suas ferramentas de trabalho. Isso garante que elas estejam sempre prontas para uso e em perfeitas condições. 

Além disso, manter a organização eficiente poupa o tempo e a energia que seriam gastos procurando as ferramentas quando necessário. Dito isto, vamos às principais formas de conservar e guardar o seu material de trabalho

Remover ferramentas danificadas ou realizar a limpeza delas

Use a oportunidade de organização para se livrar das ferramentas que não estão mais em uso ou estão danificadas. Isso liberará espaço para organizar suas ferramentas de maneira eficiente e permitirá a incorporação de novos equipamentos ao seu conjunto. 

No entanto, é importante lembrar de dois pontos aqui: 

  • Descartar ferramentas não utilizáveis adequadamente, seguindo as diretrizes de reciclagem;
  • Antes de descartar, entenda se não é necessário apenas fazer uma limpeza e retirar o ferrugem dos materiais. 

 

Armazenar em local adequado 

Esse é um passo importante: encontrar um espaço adequado e exclusivo para armazenar suas ferramentas após o uso. Pode ser a garagem, a área de serviço ou até mesmo um pequeno espaço designado para essa finalidade. 

É necessário que seja organizado, de fácil acesso e que você saiba onde encontrar suas ferramentas.

Essas são algumas dicas de como você deve cuidar de suas ferramentas e, consequentemente, conquistar a credibilidade e confiança dos seus clientes. 

Conclusão 

Viu só como é fácil tirar ferrugem de ferramentas? Além disso, também é importante que a sua organização seja constante. Isso porque você economiza tempo, contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e conquista a confiança dos seus clientes. 

Dito isto, a dica mais importante de hoje é cuidar da aparência do seu negócio. Ou seja, apresentar materiais de qualidade e bem cuidado ao realizar algum trabalho, passa profissionalismo, confiança e credibilidade a quem contratou os seus serviços. 

Esse pode ser o seu grande diferencial no mercado de trabalho. No entanto, você também precisa transmitir segurança nas suas atividades e, para isso, é necessário investir em qualificações completas. São elas que vão permitir que seus clientes confiem no seu potencial para resolver problemas. 

Por isso, não perca mais tempo e conheça agora mesmo o curso de Eletricista Profissional da Engehall. Lá nós damos várias dicas e te ensinamos na prática tudo o que você precisa para se destacar dos outros profissionais. 

 

Espero que tenham gostado da dica de hoje. Fiquem ligados em nosso canal do youtube, lá sempre tem mais dicas e truques incríveis. 

Um grande abraço e até o próximo conteúdo,

Picture of André Mafra

André Mafra

Engenheiro Eletricista, sócio da Engehall Elétrica e Apresentador do Canal Engehall Elétrica, o maior canal que ensina elétrica na América Latina.