DR desarmando: O passo-a-passo de como resolver!

DR DESARMANDO

O famoso IDR ou simplesmente DR é o dispositivo diferencial residual. O grande protetor das instalações elétricas contra a fuga de corrente. Mas a pergunta é: 

– Você sabe o que fazer quando o DR não para armado, nem quando desligamos toda a instalação pelo disjuntor geral? 

Isso é uma situação comum que dá um nó na cabeça do eletricista. E é nesse momento que você se pergunta de novo: 

– Mas tá tudo desligado, porque esse danado não para ligado? Como resolver? 

Se você está ansioso para descobrir tudo sobre o assunto, não perca nenhuma parte deste conteúdo. 

Conheça o curso gratuito de eletricista da Engehall: -> Curso Eletrica Grátis

O que é DR ou IDR? 

Bom, antes de tudo, devemos lembrar que o dispositivo diferencial residual (DR) é um mecanismo que desarma em caso de uma fuga de corrente. Ou seja, fazendo uma analogia, é como se a corrente elétrica fosse uma água passando em uma tubulação e existisse um furo neste cano. 

Sendo assim, parte desta água não vai para onde deveria e você acaba perdendo água,certo? 

Já o DR seria um registro, ele percebe este vazamento e fecha de forma automática. Desse modo, do mesmo jeito que vaza água, pode vazar também energia. É o que chamamos de fuga de energia e isso é muito perigoso.

Montar qdc fio chuveiro derretendo

Porque ocorre fuga de energia? 

A fuga pode acontecer por vários motivos. No entanto, os mais comuns são problemas de isolamento dos cabos elétricos ou problemas nas emendas, principalmente em instalações elétricas mais antigas. 

Então, partindo do princípio que tem uma fuga na instalação que tenha um DR geral, ele não vai parar armado, ou seja, o problema de DR desarmando será constante. 

Você, como um eletricista profissional,  é chamado para ver a instalação e chegando lá acontece algo que você não está prevendo. 

Então a sua primeira reação é desligar todos os circuitos, inclusive o disjuntor geral, e na hora que você vai rearmar o DR, ele desarma novamente, isso com tudo desligado. 

E aí, o que fazer nesta hora? Vai trocar o DR achando que ele está estragado? Ou vai realizar o procedimento que chamo de ATR – Analisar, Testar e Resolver? 

Como fazer o procedimento ATR (Analisar, testar e resolver)? 

Antes de mais nada, vou lembrar que para fazer qualquer teste, precisa desconectar todos os equipamentos das tomadas, deixando apenas a iluminação conectada.

Agora, siga o passo a passo abaixo: 

PASSO 1: Vai até o quadro de distribuição e desliga todos os disjuntores, inclusive o DR. Deixe apenas o disjuntor geral ligado. 

PASSO 2: Religa apenas o DR e perceba que ele não se mantém ligado. Viu só? Então, desligue o disjuntor geral e tente religar o DR novamente, só que o Dr desarmando continua acontecendo.

Observação: Se o DR ficar ligado, aí o próximo passo é ligar o disjuntor geral e consequentemente os disjuntores dos circuitos em busca de qual circuito está com a fuga de corrente. Certo? 

Em outras palavras, a fuga provavelmente está no cabo de fase de algum circuito. Mas, na nossa simulação o DR não para ligado nem com tudo desligado, aí vamos para o passo seguinte.  

PASSO 3: Mantendo tudo desligado logicamente, desconecte do barramento de neutro apenas o cabo neutro que vem do DR e tentar religá-lo. Olha só: o DR armou!

Mas como saber se o DR atuou por fuga de corrente, curto ou sobrecarga? 

É exatamente isso que nosso especialista, André Mafra, conta para você no vídeo a seguir:


Depois de toda essa aula sobre DR desarmando, temos certeza que você está pronto para se tornar o melhor eletricista profissional do mercado, não é verdade? 

Por isso, clique abaixo e aproveite a sua melhor oportunidade!