Forno elétrico precisa de tomada especial? Descubra aqui

Com o alto custo do gás de cozinha, o forno elétrico é uma boa opção para você fazer aquela economia no orçamento do mês. Além disso, você vai conseguir preparar os alimentos de forma mais rápida. Mas, você sabe se o forno elétrico precisa de tomada especial? Você vai descobrir isso agora.

forno elétrico precisa de tomada especial

Vantagens do forno elétrico

A grande vantagem do forno elétrico é a capacidade de preparar os alimentos com maior velocidade que o forno tradicional. Mesmo sendo um eletrodoméstico que consome muita energia em uma casa, o custo beneficio em relação ao forno a gás é grande.

Além disso, no forno elétrico você consegue, por exemplo, grelhar alimentos com uma variedade de temperaturas. Sem contar que otimiza seu tempo com o timer, uma tecnologia que permite a programação do tempo de preparo do alimento.

Com o forno elétrico, você não precisa “aproveitar o forno”. Normalmente o forno a gás usa em média 40 a 60 litros de gás só para esquentar o interior dele. Por isso o ideal é aproveitar o forno ligado para assar vários alimentos. No fim das contas você gasta muito e produz pouco. Já o forno elétrico você consegue gastar somente o necessário para esquentar uma lasanha pequena, por exemplo.

 

Forno elétrico precisa de tomada especial ? 

Apesar do consumo de energia, que não é pequeno, o Inmetro implementou a etiquetagem semelhante aos outros eletrodomésticos. Dessa forma, você pode escolher o que se adequa mais a sua necessidade e orçamento.

O eletrodoméstico que tem a letra A são os mais econômicos. Já os que estão mais próximos da E, consome maior energia.

Agora, as tomadas não podem ser convencionais. O forno precisa de uma tomada exclusiva, sem conectores ou extensões. Em primeiro lugar, verifique se a tensão da toma é compatível com a do forno. Vale ressaltar que, você precisa preparar um circuito elétrico (cabos e disjuntores) exclusivo para o uso do forno.

Além disso, a tomada deve ser tripolar, também conhecido como conector de 3 pinos. O material dela é resistente e termoplástico, e dá maior durabilidade ao produto. A instalação é bem simples e pode ser usada em vários tipos de painéis e equipamentos.

Enfim, é uma tomada ideal e resistente para o uso do forno elétrico. Por isso, forno elétrico precisa de tomada especial !

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.