Instalação de cerca Elétrica – Como um eletricista deve fazer?

instalação de cerca elétrica

De todos os campos que um eletricista profissional pode atuar, sem dúvidas a instalação de cerca elétrica também é um deles. Dito isto, com a criminalidade assombrando cada vez mais o dia a dia das pessoas, esse investimento passou a ser fundamental para todas as famílias. 

Sendo assim, hoje preparamos um conteúdo exclusivo para você, eletricista profissional que deseja se especializar em áreas e campos diferentes da elétrica. Tornando-se um profissional versátil, único e disputado no mercado. 

Quer ser reconhecido pelo seu trabalho e ganhar mais cuidado da segurança das famílias da sua região? Então bora comigo, estou ansioso para te ajudar! 

Boa leitura! 

Um eletricista pode fazer a instalação de cerca elétrica? 

Se essa é sua dúvida enquanto profissional da Elétrica, já te adiantamos que sim. Um eletricista pode fazer a instalação de cerca elétrica. 

Mesmo que essa instalação varie de acordo com a complexidade e sistema elétrico adotado, um eletricista qualificado em sistemas e segurança elétrica é capaz de realizar a instalação corretamente. 

Dito isto, é importante levar em consideração algumas exigências para esse tipo de serviço. As normas, o conhecimento técnico do profissional, as permissões e licenças locais e as diretrizes de segurança para evitar possíveis erros são algumas delas. 

Aqui, vale destacar a importância do eletricista com a segurança aplicada em seu trabalho para garantir a sua própria integridade e a de seus clientes. Por isso, a norma NR10 é fundamental para todo profissional que se preocupa em manter um trabalho de qualidade e apropriado. 

Na Engehall, temos um curso completo sobre esta e outras normas regulamentadoras. Então se você quer se destacar no mercado de trabalho, não perca mais tempo e corra atrás do seu diferencial. 

Agora, vamos ao que interessa… você sabe como realizar uma instalação de cerca elétrica segura? Por que neste conteúdo, nós vamos te passar as melhores dicas. 

Passo a passo da instalação de cerca elétrica? 

 

1º PASSO

No exemplo do vídeo, optamos por manter a concertina instalada no muro e instalar a cerca elétrica sobre ela, ou seja, por cima dela. 

Só que para isso foi necessário fabricar as hastes para receber a nova cerca elétrica sobre essa concertina, afinal, as hastes próprias não são cumpridas o suficiente para desviar da cerca cortante. 

Além de personalizar os suportes, nós pintamos e fixamos todos os isoladores da cerca,  nesse caso, foram quatro isoladores. Isso porque, iremos passar quatro fios.

Foi necessário também fazer um corte ao fundo de cada suporte para embutir um parafuso e a ponta do isolador. Já as hastes, foram fixadas no muro usando dois parafusos philips, uma ruela  buchas tamanho 8 (nylon). 

Agora, optamos por um espaçamento de dois metros entre as hastes, sendo assim, foi necessário usar sete hastes para cobrir toda a área dos fundos da empresa. 

O próximo passo foi passar os fios da cerca, nesse caso, você deve pegar uma ponta do rolo e passar dentro dos isoladores, de forma que o fio corra livre. A dica é começar pelos isoladores de cima, chegando nas hastes das pontas e descer para a linha de baixo. 

Depois de passar todos os fios da cerca, conforme vamos esticando, damos uma volta em casa isolador para garantir o toque da cerca. 

Aqui, vale lembrar que a central tem um alarme e caso alguma coisa encoste nele, além do choque, a central dispara uma sirene e um alerta chega no celular do responsável.

Essa parte está pronta. 

2º PASSO 

Agora já passamos os cabos brancos que entram num conduíte amarelo, esses são os cabos que vêm da central e conectam direto na cerca elétrica. Aqui, optamos passá-los em um tubo enterrado. 

No exemplo, dá para notar que tem um cabo verde interligando a uma haste, pois então, esse aqui é o cabo de aterramento da cerca elétrica e esse aterramento deve ser separado. 

Ou seja, ele precisa ser exclusivo, isso porque é assim que o manual da central explica que precisa ser feito. Dessa forma, assim fica a conexão dos dois cabos brancos que vem da central. 

É importante lembrar que eles são cabos especiais para corrente contínua e também são isolados em relação à tensão aplicada na cerca elétrica. Notem que a conexão de um dos cabos é feita na ponta inferior da cerca e outro cabo passa direto que se conecta direto na conta superior. 

Desse modo, estão aqui as duas pontas dos fios na cerca elétrica fazendo o fechamento. 

3º PASSO

Dentro da sala onde ficará o receptor, iremos instalar a cerca. Neste momento é hora de colocar as buchas para a fixação e, por fim, parafusar a central da cerca elétrica. 

Logo em seguida, é colocada a bateria da Central, essa bateria junto com o equipamento e na placa vem as indicações de como conectar os cabos. 

Olhando depois de fixada na parede, é possível visualizar a sirene da central que dispara caso haja tentativa de violação na cerca. Até uma fuga, ela já dispara, por exemplo.  

Em seguida, com tudo desligado, é o momento de conectar a central na energia elétrica. Desse modo, usando um cabo PP para te auxiliar, você pode fazer uma conexão direta na rede também. Aqui, estamos usando 127 volts mas, esse tipo central também aceita 220 volts. 

Depois, é hora de fazer a ligação da sirene: Tem uma indicação na placa escrita SIR que é identificada como SIR+ ou como SIR-. É nele que conectamos à nossa sirene. 

Já do outro lado do central, começamos a conectar o cabo verde de aterramento que vem direto da haste exclusiva. Neste caso, como é um cabo 4mm, foi necessário dividir para entrar nos bornes. No entanto, você pode usar um conector tipo garfo se preferir. 

Conectamos também os dois cabos especiais de saída e também de retorno que vem da cerca, conforme já mostrei pra vocês. Então agora podemos  ligar e testar a central em funcionamento. 

Mas antes disso, vamos gravar os controles: Primeiro, você aperta o botão central para aprender e depois se clica no botão do controle para gravar. 

Nessa parte de configuração, você deve ler atentamente o manual da sua central. Isso porque, cada modelo tem suas diferenças, por isso, a gente não estende este assunto. 

Vamos testar a instalação de cerca elétrica?

Teste após feita a instalação de cerca elétrica 

 

Já vou adiantar pra vocês, a primeira forma de testar considero uma maneira improvisada, basicamente uma gambiarra. Isso porque, é feita da seguinte forma: 

  • Pegar um pedaço do cabo de alta tensão usado entre a central e a cerca, encostar em um dos fios e aterrar o outro lado na haste ou qualquer outro ponto metálico. 

Observa só o arco elétrico gerado, caso a central tenha alarme, nesse momento ela dispara pois detecta fuga na cerca, eu desativei o alarme da nossa pra realizar esse teste.

Porém cabe lembrar que vi esse teste na internet e alguns inscritos também mencionaram que fazem dessa forma, mas não recomendo que ele seja feito. 

Além de não ser nada profissional, isso pode danificar a central da cerca ao longo do tempo, resolvi mostrar aqui apenas para vocês verem que não dá pra confiar em tudo que está na internet.

Segunda alternativa de teste

Ao meu ver é um jeito mais seguro, porém incompleto, basicamente você vai precisar de um detector de tensão como esse aqui. 

Desse modo, ao se aproximar da cerca energizada ele detecta o campo eletromagnético gerado pelo alto nível de tensão pulsante da cerca e começa a piscar conforme esse pulso. 

Notem que agora ele parou de piscar, pois nesse momento desligamos a cerca, já agora ele volta a piscar, pois religamos a cerca para o teste. 

Vale lembrar que o detector não nos informa o nível de tensão na cerca, não sendo possível atestar a qualidade da instalação, por isso considero esse teste incompleto, porém o detector ao menos nos mostra que ali está energizado.

Como um eletricista profissional deve fazer? 

Agora, uma solução mais completa: Pesquisando mais a fundo aqui encontrei um voltímetro fabricado exclusivamente para testar cerca elétrica. 

Sendo assim, ele é capaz de medir cercas elétricas com tensão de até 20.0000V e o manuseio é bastante simples. Basta conectar as duas ponteiras uma aos fios da cerca e outra ao fio terra. 

A leitura da tensão é automática, nesse conteúdo, por exemplo, ele acusa cerca com 10.500V. Então se você vai atuar profissionalmente como instalador de segurança eletrônica, mais especificamente instalador de cerca elétrica, compre um equipamento deste. 

O preço pode variar, mas encontrei entre R$150,00 e R$200,00 na internet. 

Conclusão 

Viu só como é fácil instalar um cerca elétrica, principalmente se você é um eletricista profissional preparado para trabalhar com qualidade e segurança? 

Aqui na Engehall nós nos preocupamos muito com o desenvolvimento profissional de qualidade dos nossos alunos, principalmente com o reconhecimento que eles terão no mercado de trabalho. 

Pensando nisso, se eu fosse você não perderia mais tempo e me inscreveria agora mesmo no curso de Eletricista profissional da Engehall. Clica no botão abaixo e garanta o sucesso em sua jornada! 

 

Além disso, fique de olho nos nossos conteúdos e dicas pelo canal do youtube também. Estamos ativos por lá, justamente, para tirar as principais dúvidas da sua rotina de trabalho. 

Um grande abraço e até a próxima, 

André Mafra

André Mafra

Engenheiro Eletricista, sócio da Engehall Elétrica e Apresentador do Canal Engehall Elétrica, o maior canal que ensina elétrica na América Latina.