O que é cabo PP – Vamos te explicar tudo sobre ele!

o que é cabo pp

Fala meus queridos, no conteúdo de hoje vamos te ensinar o que é CABO PP e te apresentar três pontos sobre ele que muitos profissionais desconhecem. 

A primeira delas é sobre o porque ele tem esse nome, você sabe? Então siga para o conteúdo completo e saiba tudo sobre esse primeiro tópico e os outros dois logo abaixo:

  • Segundo ponto: Você ainda tem dúvidas sobre o que é um cabo PP e o que é um cabo multipolar? 
  • Terceiro ponto: Qual a diferença de um PP 500V para um PP 0,6/1kV?

 

Se ainda tem dúvida sobre esse assunto, vem com a gente! Só a Engehall pode te oferecer um ensino de qualidade para te tornar o melhor Eletricista profissional. 

O que é CABO PP e porque ele é chamado assim? 

A designação PP vem da abreviatura do material usado tanto na isolação quanto na cobertura do cabo, que é o cloreto de polivinila, mais conhecido como PVC. 

Desse modo, se a gente for analisar detalhadamente um cabo PP conseguimos observar a envolta da parte condutora. Neste caso do cobre, temos uma primeira capa de pvc.

Portanto, podemos dizer que essa é a real isolação do cabo, ela é quem protege a parte condutiva. Já a capa de fora, essa preta aqui é a que chamamos de cobertura, ela por si só não tem a função de isolar, mas sim de proteger a isolação dos condutores que estão ali dentro. 

Então, basicamente o primeiro P da abreviação é indicando que a isolação é de PVC e o segundo P é indicando que a cobertura também é, ok? 

Mas, qual a diferença entre o CABO PP e o multipolar? Se você ainda não sabe a resposta, continue a leitura e descubra no próximo tópico. 

Qual a diferença entre o multipolar e o CABO PP? 

Bom, um cabo multipolar possui um condutor, que é a parte condutiva, a isolação deste condutor e a cobertura dos condutores isolados. 

Sendo assim, o condutor multipolar também é um cabo PP, pois possui isolação e cobertura em PVC. No entanto, o cabo PP também é um condutor multipolar, já que possui mais de um condutor isolado coberto pela sua cobertura. 

Então meu querido, não tenha mais dúvidas a partir de agora: Qualquer cabo multipolar também pode ser chamado de cabo PP. 

Contudo, a semelhança entre eles termina aqui, e daí nasce a terceira coisa que você talvez não saiba: O cabo popularmente chamado de PP é um cabo que possui tensão de isolação de 500V. 

Já o condutor multipolar é obrigatório possuir tensão de isolação de 0,6/1KV. Então o multipolar é um CABO PP mais “reforçado”.

Mas, calma que explico já na aplicação prática! 

Antes da gente continuar a explicação sobre o que é cabo pp e a diferença dele para o multipolar, você precisa saber que para se tornar um Eletricista profissional de sucesso e aplicar seu trabalho de forma segura é necessário investir na certificação de NR10

Como é um cabo multipolar? 

O cabo PP 500V deve ser usado quase que exclusivamente para a alimentação de aparelhos eletrodomésticos e em ferramentas elétricas portáteis. 

A gente consegue até perceber que esses cabos são até mais flexíveis por fora, mais maleáveis. Isso porque, sua isolação é mais simples e a função da capa externa é apenas proteção mecânica. 

Além disso, este tipo de cabo precisa estar em conformidade com a norma Mercosul NBR NM 247-5. 

Já os cabos multipolares PP 0,6/1KV são usados nas instalações elétricas, como em bandejas, sejam elas perfuradas ou não, em leitos e em eletrocalhas e perfilados. 

Estes cabos também podem ser instalados em eletrodutos (embutidos ou não), enterrados diretamente no solo ou até, embutidos diretamente na alvenaria, conforme nos autoriza a NBR 5410 em sua tabela 33. 

Ou seja, este tipo de cabo pode ser usado nas instalações elétricas permanentes, já o outro não, tanto que a norma proíbe o uso do cabo PP 500V em instalações permanentes, 

conforme cita a norma no item 6.2.3.2: 

“Os cabos em conformidade com a NBR 13249 não são admitidos nas maneiras de instalar previstas na tabela 33. Isso porque tais cabos destinam-se tão somente à ligação de equipamentos”. 

Conclusão 

Então meu querido, apesar da semelhança física, os cabos PP 500V e os cabos PP 0,6/1KV têm aplicações e características totalmente diferentes.

Sendo assim, fique ligado na hora de especificar o tipo de cabo em seus projetos.

Mas, para que você seja um profissional de sucesso e não passe por apertos na hora de especificar o tipo de cabo nos seus projetos, a Engehall pode garantir um ensino de qualidade e com muita segurança. 

Clique no botão abaixo e faça a sua melhor escolha! 

 

Além disso, conheça nosso canal do youtube e aproveite todas as dicas que damos por lá.

Um abraço e até o próximo conteúdo!

 

Picture of André Mafra

André Mafra

Engenheiro Eletricista, sócio da Engehall Elétrica e Apresentador do Canal Engehall Elétrica, o maior canal que ensina elétrica na América Latina.