O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA – Super Fácil 🔧

O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA – Super Fácil 🔧

⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
https://eletr.co/aula?utm_content=MEuWq-SL4CM />
————————–

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉 ➽
https://eletr.co/fala-eng

————————–

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes
https://eletr.co/links?utm_content=MEuWq-SL4CM />
————————–

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
https://eletr.co/nr10?utm_content=MEuWq-SL4CM />
————————–

O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA – Super Fácil

Ensinaremos nessa aula a fazer uma emenda perfeita em prolongamento. Este tipo de emenda tem por finalidade unir dois condutores para dar prolongamento aos mesmos, para restabelecer a continuidade elétrica do circuito. Recomendada a sua utilização em linhas abertas.

Segundo a NBR-5410, no item 6.2.8.1 – “As conexões de condutores entre si e com outros componentes da instalação devem garantir continuidade elétrica durável, adequada suportabilidade mecânica e adequada proteção mecânica”.

As conexões devem ser realizadas de modo que a pressão de contato independa do material isolante, ou seja não se pode unir dois cabos sem aperto e usar fita isolante para segurar essa conexão, você terá problemas na certa.
Outro detalhe é que as conexões elétricas não podem ser feitas dentro de conduítes ou eletrodutos, apenas em caixas de passagem, ou seja locais acessíveis.

NÃO SE ESQUEÇA DE ISOLAR ADEQUADAMENTE A EMENDA PARA GARANTIR TOTAL SEGURANÇA!!

——

O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA

É quase impossível resolver qualquer problema na rede elétrica sem precisar fazer algum tipo de emenda ou conexão entre fios e cabos. As emendas de prolongamento são uma das mais comuns e consistem em estender a fiação para alcançar algum outro ponto na rede. A melhor maneira para fazer uma emenda como está é decapando as extremidades dos fios que serão interligados, com a ajuda de um estilete. Os condutores devem ser unidos de forma cruzada, conforme a imagem abaixo. As espirais podem ser feitas com as mãos e depois receberem um aperto final com a ajuda de um alicate. Para o isolamento desta emenda você pode usar fitas isolantes ou auto fusão.

Uma maneira ainda mais segura de realizar emendas de prolongamento é utilizando Luvas de Emenda, que já permitem contato entre os fios em sua estrutura interna. Então é só inserir os fios um em cada extremidade e depois crimpar a luva com a ajuda de um alicate. O produto já possui versões pré-isoladas, mas no caso do uso de uma luva metálica, o isolamento pode ser feito com a fita isolante ou a fita auto fusão.

Emenda Rabo de Rato

Também é um tipo de emenda de prolongamento, mas no lugar de enrolar os dois condutores de forma cruzada, eles são enrolados em paralelo, formando uma ponta. Esse tipo de emenda é comum dentro de caixas de distribuição e tomadas, isolando fios com fitas isolantes ou auto fusão para uso posterior.

Outro produto que deixará esse tipo de emenda bem mais segura e profissional é o Conector de Torção. É só juntar os dois fios, introduzir no conector e rosquear. O próprio produto se encarrega de fazer a conexão dos fios e isolá-los.

Derivação

A emenda de derivação ocorre quando pretende-se levar a corrente elétrica para um outro ponto sem interromper o fluxo já existente naquele ponto. Certifique-se sempre da capacidade da sua rede para não correr o risco de sobrecarregar o cabo ou fio com o uso de uma derivação. Para esta emenda é preciso decapar o ponto onde se quer derivar, sem cortar o fio. Enrole o condutor derivado na área decapada conforme a imagem abaixo. Não esqueça de proteger a emenda com fita isolante ou fita auto fusão.

Agora você já conhece O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA

FONTE: decorlux