Apaixone-se pela botoeira sem fio

Você sabia que é possível usar botoeiras sem precisar dos cabos? Além de diminuir os custos com manutenção, a botoeira sem fio te dá muita mobilidade nos comandos elétricos.

Saiba como isso é possível no artigo a seguir, e se apaixone também pela botoeira sem fio.

O que é botoeira sem fio?

As botoeiras são responsáveis por ligar e desligar a carga de um circuito elétrico. A partir de um acionamento manual, esses sinalizadores indicam o status da operação, alertando em caso de alguma irregularidade.

Nas botoeiras podemos encontrar vários tipos de botões de comando. Eles normalmente são compostos por um cabeçote e o bloco de contatos.

As botoeiras modulares são as mais comuns. Elas possibilitam a adaptação de vários blocos de contato no cabeçote.

Já as cores das botoeiras seguem um padrão definido pela NBR IEC 60204-1. Dessa forma, é possível identificar a função de cada uma delas. Por exemplo:

  • Verde: arrancar, ligar e dar partida
  • Preta: arrancar, ligar e dar partida
  • Vermelha: parar, desligar, e botão de emergência
  • Amarela: inverter o sentido, cancelar a operação e alguma condição que ofereça perigo.
  • Azul: qualquer outra função que seja diferente das anteriores.
  • Branca: qualquer outra função que seja diferente das anteriores.

 

Botoeira sem fio: se apaixone por elas

Antes de mais nada, as botoeiras sem fio vieram para revolucionar as operações dos sistemas de comando a distância. O botão de comando pode funcionar em até 100m sem fio. Além disso, ela não faz uso de bateria.

A botoeira sem fio recebe o auxílio da tecnologia dínamo: um gerador de eletricidade, composto por um imã fixo em uma estrutura móvel e uma bobina ao redor dela. Mas o imã e a bobina não ficam em contato. É o movimento de rotação transforma energia mecânica em energia elétrica.

 

botoeira sem fio

Dessa forma, junto com a tecnologia dínamo, o botão impulsiona um sinal elétrico e gera o sinal de rádio WiFi. Esse sinal é levado até um módulo receptor que aciona a sequencia do comando que foi designado ao botão.

O melhor é que essa tecnologia já está disponível para as instalações elétricas residenciais. Você pode economizar muito na manutenção das instalações elétricas porque evita o mal contato. Além disso, você tem uma mobilidade incrível na hora de controlar à distância. Você pode alcançar até 100 metros de distância.

Finalmente, o mais importante é: você também ganha segurança na hora de manusear a botoeira. Por não estar em contato com tesão elétrica, os riscos diminuem significativamente.

A tendência de diminuir o número de cabos destinados a parte de comandos é grande.   Dessa forma, a botoeira sem fio é uma tecnologia promissora para qualquer segmento.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.