Sua casa mais segura com proteção contra surtos elétricos

Quando uma tempestade forte começa, tenho certeza que você também fica com medo dos raios e do perigo de descarga elétrica na sua casa. Mesmo abrigado em casa, um surto elétrico pode queimar seus aparelhos eletrônicos e danificar sua instalação elétrica. Você sabia que existe uma proteção contra surtos elétricos?

Vamos te apresentar um dispositivo que vai proteger sua casa das descargas elétricas.

DPS e proteção contra surtos elétricos

DPS é um Dispositivo de Proteção contra Surtos que protege equipamentos elétricos e eletrônicos dos surtos elétricos. Dessa forma, ele garante a segurança dos equipamentos e instalações elétricas.

proteção contra surtos elétricos
DPS da marca CLAMPER-Solar-1040V

Além disso, ele tem um  baixo custo, e pode ser acoplado a outros equipamentos. São usados exclusivamente para a proteção de equipamentos.

O que é surto elétrico?

Surtos elétricos são comuns em tempestades com forte presença de raios. Quando o raio cai sobre a rede elétrica, desencadeia uma descarga que sobrecarrega equipamentos e instalações elétricas. Mas além dos raios, ele também pode ser iniciado por outros distúrbios elétricos, como:

  • Fluxo repentino de eletricidade entre dois objetos carregados de eletricidade
  • Ao religar a energia elétrica depois de um apagão
  • Ao ligar e desligar equipamentos de alta potencia

De modo geral, onde há consumo de energia elétrica também existe risco de surto elétrico.

Sem proteção, o surto elétrico causa danos nos equipamentos e nas redes elétricas. Da mesma forma, se uma pessoa estiver próxima também pode ser vítima na hora da sobretensão no equipamento.

 

Como o DPS funciona na proteção de surtos elétricos?

Quando acontece um surto elétrico, o DPS absorve o curto-circuito desviando a descarga para o sistema de aterramento. Ele controla a tensão para que a carga não ultrapasse o limite de segurança.

Mas tudo isso acontece de forma rápida. Dessa forma, o disjuntor nem percebe a fuga de energia. As correntes de surto são mais comuns do que imaginamos, por isso o DPS se torna essencial para a segurança da sua casa.

O DPS também tem um tempo de vida útil e é importante seguir a NBR 5410. É ela que estabelece as condições necessárias para que as instalações elétricas funcionem com segurança.

Outra medida necessária importante para a segurança é usar disjuntores, que são dispositivos de desconexão. Dessa forma, se o DPS falhar, o disjuntor vai desarmar e impedir a fuga de energia

 

Qual a diferença entre DPS e DR?

Você conhece o DR? Ele também é um dispositivo que identifica as fugas de corrente e cessa a alimentação de energia, evitando que uma pessoa seja atingida por um choque elétrico.

A diferença é que o DPS protege os equipamentos e redes elétricas dos surtos elétricos. Enquanto isso, o dispositivo DR tem a função especifica de proteger as pessoas do contato com a tensão elétrica.

Enfim, se você quer proteger seus aparelhos eletrônicos, o DPS é um dispositivo fundamental.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.