No vídeo de hoje nós vamos aprender de uma vez por todas como utilizar um motor trifásico em uma rede monofásica. Isso porque, nós somos constantemente abordados por alunos perguntando: Como ligar um motor trifásico 380v em 220v monofásico?
Então, acompanhe esse conteúdo até o final que vamos te mostrar todo o passo a passo para resolver essa situação.
O que vou utilizar para ligar um motor trifásico 380v em 220v monofásico?
Bom, temos aqui um motor trifásico e nós vamos ver agora qual a única forma que nós podemos fazer para ligar esse carinha aqui que é um motor trifásico em uma rede monofásica.
Primeiro detalhe: O motor precisa ter o fechamento em 220 trifásico, isso porque, o caso é a menor tensão em triângulo e é um motor que pela placa dá pra ver que é de dupla tensão. Além disso, o motor pode ser:
- Fechado em 220, o fechamento triângulo;
- Fechado em 380, o fechamento em Estrela.
Então, podemos dizer que esse motor conseguiu trabalhar com ele numa rede monofásica. Pensando nisso, vamos mostrar pra você o fechamento com bastante detalhe.
Desse modo, para alimentar esse motor, ou seja, funcionar esse motor numa rede monofásica, a única forma que nós temos correta é com o auxílio do inversor de frequência.
Sendo assim, ele precisa ter entrada monofásica e a nossa tensão monofásica pode ser entre fase Neutro 220 ou fase face também 220. Na região do Rio Grande do Norte, por exemplo, a tensão é entre fase neutro é 220.
Dica da Engehall: Conheça a certificação em NR10 e garanta a segurança na sua rotina de trabalho!
Como alimentar o motor trifásico 380v em 220v monofásico?
Temos a alimentação em L1 e L2 ou linha e neutro. Neste caso do exemplo do vídeo acima, estamos usando linha e neutro. Além disso, a tensão monofásica é de 220 e fase neutro.
Portanto, estamos saindo com UVW para o motor, desse modo é necessário fazer o fechamento desse motor em 220v. Pronto, agora, conforme a orientação da placa, vamos realizar o fechamento do motor em triângulo para 220.
E nele, por exemplo, que vamos unir os terminais W2 e o dois com v1 e V2 com W1, certo? Então, temos agora o nosso motor fechado na ligação triângulo. Ou seja, é a menor tensão para a tensão de 220.
Após essa etapa, vamos alimentar o inversor e partir para saber se, de fato, esse motor irá funcionar em uma rede monofásica. Para isso, observe que o multímetro marca 222 volts. Sendo assim, na mesma tomada e régua é que vamos alimentar o inversor.
Olha só: O inversor está ligado! Portanto, através de uma chavinha seletora, vamos partir o inversor e é basicamente isso. Temos uma rede monofásica em 220v de entrada e, obviamente, na saída do inversor está 220v trifásico.
Além de, também, estar alimentando o motor fechado para 220v trifásico. Sendo assim, é basicamente o conjunto que você vai usar para ligar o motor trifásico em uma rede monofásica com auxílio do inversor de frequência.
Mas é importante lembrar que, uma das desvantagens é que esse inversor com essa entrada monofásica, não está disponível para grandes potências, sendo no máximo até 7,5CV. Portanto, essa é uma solução apenas para pequenas potências.
Conclusão
Viu só? no conteúdo de hoje aprendemos como ligar um motor trifásico 380v em 220v monofásico. Sendo assim, podemos dizer que esta é a forma mais correta para realizar esse tipo de procedimento.
Sendo assim, sabemos que se você chegou até aqui é porque sonha em se tornar um eletricista profissional de sucesso, não é mesmo?
Nós podemos contribuir muito para a realização do seu sonho e garantir a qualidade do seu futuro profissional. Agora, depende só de você: Clique no botão abaixo e aproveite a melhor oportunidade.
Além disso, não deixe de se inscrever em nosso canal do youtube, lá também está cheio de dicas para você se destacar no mercado de trabalho.
Um abraço e até a próxima!