Como ligar um motor trifásico 380v em 220v monofásico?

Como ligar um motor trifásico 380v em 220v monofásico

No vídeo de hoje nós vamos aprender de uma vez por todas como utilizar um motor trifásico em uma rede monofásica. Isso porque, nós somos constantemente abordados por alunos perguntando: Como ligar um motor trifásico 380v em 220v monofásico?

Então, acompanhe esse conteúdo até o final que vamos te mostrar todo o passo a passo para resolver essa situação. 

O que vou utilizar para ligar um motor trifásico 380v em 220v monofásico? 

Bom, temos aqui um motor trifásico e nós vamos ver agora qual a única forma que nós podemos fazer para ligar esse carinha aqui que é um motor trifásico em uma rede monofásica.

Primeiro detalhe: O motor precisa ter o fechamento em 220 trifásico, isso porque, o caso é a menor tensão em triângulo e é um motor que pela placa dá pra ver que é de dupla tensão. Além disso, o motor pode ser: 

  • Fechado em 220, o fechamento triângulo;
  • Fechado em 380, o fechamento em Estrela.

Então, podemos dizer que esse motor conseguiu trabalhar com ele numa rede monofásica. Pensando nisso, vamos mostrar pra você o fechamento com bastante detalhe.

Desse modo, para alimentar esse motor, ou seja, funcionar esse motor numa rede monofásica, a única forma que nós temos correta é com o auxílio do inversor de frequência.

Sendo assim, ele precisa ter entrada monofásica e a nossa tensão monofásica pode ser entre fase Neutro 220 ou fase face também 220. Na região do Rio Grande do Norte, por exemplo, a tensão é entre fase neutro é 220. 

Dica da Engehall: Conheça a certificação em NR10 e garanta a segurança na sua rotina de trabalho!

Como alimentar o motor trifásico 380v em 220v monofásico? 

Temos a alimentação em L1 e L2 ou linha e neutro. Neste caso do exemplo do vídeo acima, estamos usando linha e neutro. Além disso, a tensão monofásica é de 220 e fase neutro. 

Portanto, estamos saindo com UVW para o motor, desse modo é necessário fazer o fechamento desse motor em 220v. Pronto, agora, conforme a orientação da placa, vamos realizar o fechamento do motor em triângulo para 220. 

E nele, por exemplo, que vamos unir os terminais W2 e o dois com v1 e V2 com W1, certo?  Então, temos agora o nosso motor fechado na ligação triângulo. Ou seja, é a menor tensão para a tensão de 220. 

Após essa etapa, vamos alimentar o inversor e partir para saber se, de fato, esse motor irá funcionar em uma rede monofásica. Para isso, observe que o multímetro marca 222 volts. Sendo assim, na mesma tomada e régua é que vamos alimentar o inversor.

Olha só: O inversor está ligado! Portanto, através de uma chavinha seletora, vamos partir o inversor e é basicamente isso. Temos uma rede monofásica em 220v de entrada e, obviamente, na saída do inversor está 220v trifásico.

Além de, também, estar  alimentando o motor fechado para 220v trifásico. Sendo assim, é basicamente o conjunto que você vai usar para ligar o motor trifásico em uma rede monofásica com auxílio do inversor de frequência. 

Mas é importante lembrar que, uma das desvantagens é que esse inversor com essa entrada monofásica, não está disponível para grandes potências, sendo no máximo até 7,5CV. Portanto, essa é uma solução apenas para pequenas potências. 

Montar qdc fio chuveiro derretendo

Conclusão

Viu só? no conteúdo de hoje aprendemos como ligar um motor trifásico 380v em 220v monofásico. Sendo assim, podemos dizer que esta é a forma mais correta para realizar esse tipo de procedimento. 

Sendo assim, sabemos que se você chegou até aqui é porque sonha em se tornar um eletricista profissional de sucesso, não é mesmo? 

Nós podemos contribuir muito para a realização do seu sonho e garantir a qualidade do seu futuro profissional. Agora, depende só de você: Clique no botão abaixo e aproveite a melhor oportunidade. 

 

Além disso, não deixe de se inscrever em nosso canal do youtube, lá também está cheio de dicas para você se destacar no mercado de trabalho. 

Um abraço e até a próxima!