Como usar multímetro? Vamos te ensinar!

usar multimetro

Eu gostaria que você pensasse o seguinte: usar o multímetro medindo sua tensão em uma tomada é a mesma coisa que medir na saída do transformador de alimentação de baixa tensão? 

Você acha que é a mesma coisa? Logicamente, a tensão deve ser a mesma, né? 127 por fase, 220 por fase. No entanto, quando falamos sobre segurança, não é a mesma coisa.

Mas para entender como usar o multímetro, é preciso conhecer suas categorias: 

Entendendo as Categorias de Multímetros

Existe uma coisa chamada transiente que nada mais é do que um surto elétrico, é um surto de tensão elétrica num determinado intervalo de tempo. Isso aí pode acontecer por vários motivos, que a gente não vai entrar nesses detalhes agora. 

Logicamente, a gente tem um transiente muito maior, muito mais provável de ter um transiente maior lá na rua, né, lá na rede do que na tomadinha, porque a resistência do circuito vai fazer com que isso diminua os efeitos ao chegar nas tomadas. 

Só que ele é perigoso, e as categorias, elas vêm justamente para isso, para trazer segurança para gente nessas manobras aí, na hora que a gente vai efetuando uma medição de uma tensão elétrica, por exemplo.

Classificações de Categorias de Multímetros

As categorias de multímetros são divididas em quatro classificações diferentes. Sendo elas: 

1º categoria: É o nível mais baixo, é recomendado apenas para equipamentos eletrônicos protegidos. Então, esse aqui é para você fazer uma medição no circuito eletrônico, componente eletrônico, aí você pode estar utilizando um multímetro de categoria um. 

2º categoria: Ela é para medições em eletrodomésticos de uso geral e algumas tomadas mais distantes dos limites de categoria 3 e 4. 

3º categoria: Ela efetua também medições trifásicas, equipamentos fixos, motores, iluminação comercial. 

4º categoria: No caso da quarta categoria, ela efetua qualquer medição a montante do painel de entrada do cliente. Então, se a gente for pensar por categoria, o número 4 é aquele que vai atender todas as categorias.

Dica da Engehall: Conheça o curso de NR10

Qual a tensão dos multímetros?

A categoria 4 é a mais segura, isso porque, a suportabilidade de sobretensão nela é muito maior por ser B4, ela é muito maior do que os outros. 

Então, você pode estar utilizando um multímetro, um alicate amperímetro categoria 4 para frente do quadro de distribuição, seja lá no quadro de medição, relógio ou seja lá na rua, se precisar medir alguma coisa. 

E paralelamente às categorias, a gente tem também os níveis de tensão. Os multímetros, alicate amperímetros, aí são divididos entre 600 e 1000v. Só que a gente tem que observar também que não é porque ele tem mil volts e uma categoria inferior que ele vai ser mais seguro. Vou mostrar isso para vocês agora.

Quais as diferenças entre as categorias de multímetro? 

Antes de mais nada, vale ressaltar que um multímetro categoria 2 de 1000v não é necessariamente mais seguro que um categoria quatro de 600v, por exemplo. 

Um multímetro categoria 2 de 1000v admite medições até 1000v e transientes relacionados às instalações e ambientes Categoria 2 que, no caso, são apenas dentro dos imóveis, são os eletrodomésticos das residências, por exemplo. 

Como usar o multímetro adequado?

Então, é necessário ter muita atenção quando você for comprar um multímetro. Isso porque, não vale a pena observar apenas a tensão dele, certo? 

Precisa observar a categoria de utilização. Desse modo, se você vai investir no equipamento, você precisa medir lá para frente do quadro de distribuição, no quadro de medição, circuitos subterrâneos.

 Ou seja, vamos dizer que se for recomendado você estar comprando um multímetro Categoria 4 nos níveis de tensão que você for trabalhar, então, de 600v, por exemplo, Categoria 4, ele tem um curso que atende. Sendo assim, é um que eu recomendaria para você trabalhar.

Conclusão

E para quem ainda não faz parte do meu treinamento chamado Eletricista Profissional, não perca mais tempo!

Para você que ainda não está lá, clique no link abaixo e confira o método exclusivo que criamos para transformar pessoas comuns em eletricistas profissionais de verdade: 

 

Os cursos da Engehall vão direto ao ponto e mostram como ganhar dinheiro prestando serviços elétricos de maneira segura e profissional. Além de entregar a melhor qualidade para os seus clientes. 

Grande abraço até o próximo conteúdo!