Isolador elétrico: Porque eles são importantes? 

isolador elétrico

Se você já é um profissional bem preparado, sabe que a função do isolador elétrico é garantir a segurança de instalações, equipamentos e sistemas elétricos, não é mesmo? 

Mas será que realmente entende a importância de dominar os conhecimentos acerca desse assunto? É por isso que hoje preparamos um conteúdo completo sobre os isoladores elétricos, quais são suas funções e características. 

Então, se você quer se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor eletricista elétrico em sua região, comece aprendendo com a gente. Vamos lá? 

O que é isolador elétrico? 

Um isolador elétrico, nada mais é, que um material responsável por garantir que o isolamento entre os condutores e a terra ocorra de forma segura

Desse modo, o equipamento mais utilizado pelos profissionais é o de porcelana com vidro temperado. 

Isso porque, eles possuem um isolamento tanto elétrico quanto mecânico, além de ser muito mais em conta se comparado às outras opções do mercado. 

Alguns dos materiais que oferecem maior resistência e durabilidade são os fabricados por epóxi ou premix, mas vamos te falar sobre eles um pouco mais adiante. 

Dito isto, outra consideração dos isoladores elétricos está na distribuição da energia elétrica. Em outras palavras, eles precisam passar por lavagens e monitoramentos periódicos, isso é necessário para diminuir os riscos relacionados a correntes de fuga. 

É válido lembrar que essas avaliações e inspeções devem ocorrer, principalmente, em lugares onde existe alta poluição e/ou maresia.  

Qual a função do isolador elétrico? 

Bom, como já relatamos acima, o isolador elétrico tem o papel de manter e sustentar os cabos e as estruturas elétricas. 

Para que isso ocorra de forma assertiva, esses isoladores precisam gerar força vertical e horizontal devido ao peso e a tração dos cabos. 

Ou seja, eles são responsáveis por criar uma barreira capaz de impedir possíveis choques elétricos, curtos-circuitos e outros tipos de acidentes que podem colocar a segurança dos profissionais em risco. 

Além disso, é necessário considerar a ação dos ventos tanto nos cabos quanto nas estruturas e, por isso, pensar em gerar a força horizontal transversal, que será a responsável por manter toda a estrutura segura. 

Além disso, é preciso pensar em como esses isoladores devem sustentar os esforços elétricos, alguns deles são a tensão e sobretensão das operações, surtos de manobra ou tensões de origem atmosférica. 

Para isso, o profissional pode contar com  três tipos de isoladores: o isolador de pino, o pilar e o de suspensão. 

Isoladores de suspensão 

No caso dos isoladores de suspensão, eles podem conter duas variações: a monocorpo ou barra longa e a de disco. 

Na primeira opção, o isolador elétrico é uma peça única, geralmente utilizada para poliméricos. 

No segundo caso, esse isolador conta com diversos discos interligados, além de ser possível inserir outros discos de porcelana e vidro tempero com o intuito de aumentar a tensão. 

Quais são as características de um isolador elétrico? 

As características dos isoladores elétricos podem variar bastante, isso porque existem inúmeros tipos de materiais que são usados para essa função. Como é o caso dos seguintes: 

  • PVC;
  • Amianto; 
  • Vidro temperado; 
  • Laminado rígido; 
  • Verniz ou resina; 
  • Papel ou borracha; 
  • Teflon;

 

Além das opções citadas acima, ainda existem os isoladores sólidos, líquidos e gasosos. 

Dito isto, vale ressaltar que cada material possui uma resistência exclusiva e, por isso, a escolha deles deve ser avaliada de acordo com cada projeto. 

Uma forma do profissional conseguir ser assertivo neste momento, é se preparando com cursos e certificações completas sobre a Elétrica.

> Conheça os de Elétrica da Engehall.  

tipos de isolador elétrico

No entanto, ainda não falamos sobre as características dos isoladores elétricos e quais são os modelos mais resistentes do mercado. 

Por isso, vamos te mostrar logo a seguir quais são os diferenciais do isolador de vidro e porcelana, do isolador epoxi e do isolador em premix. 

Isolador de porcelana e vidro temperado

Esse isolador é conhecido também como Isolador de disco, ele é ideal para projetos de média ou alta tensão. Isso porque, ele possui diversos componentes que garantem um resultado mais assertivo. 

É comum, por exemplo, encontrar esse tipo de isolador em dimensões diferenciadas, tanto dos discos superiores e inferiores quanto a sua altura. Além de contar com uma resistência muito boa e o custo-benefício que atrai qualquer profissional da Elétrica. 

Algumas aplicações do isolador de porcelana e vidro podem ser tanto na indústria como em edifícios residenciais e comerciais, isso porque ele possui uma alta segurança capaz de evitar possíveis riscos de acidente. 

Isolador elétrico epóxi 

No caso dos isoladores fabricados em epóxi são indicados para projetos de baixa ou média tensão. Algumas de suas aplicações podem ser em quadros, disjuntores ou outros projetos que possuem a necessidade de ter alta resistência à flexão e a tração.  

Dito isto, alguns dos projetos que são construídos a partir do isolador elétrico em epóxi, são a fabricação de peças através de desenhos ou projetos de tensão nominal (1KV; 3KV; 7,2KV; 12KV; 15KV; 17,5KV; 24KV e 36KV). 

isolador elétrico em premix 

Por último, mas não menos importante está o isolador elétrico em premix. Eles são preparados por um composto de resina poliéster e fibra de vidro.  

Esses isoladores são paralelos e cilíndricos, fabricados em latão com roscas métricas ou especiais. 

Além disso, algumas de suas características é que ele possui uma ótima resistência ao Arco, a tração e a compressão, e também conta com um material de elevada rigidez dielétrica e é auto extinguível. 

Qual o padrão indicado de materiais para isolamento elétrico? 

Existe um padrão indicado para materiais isolantes, segundo a Instituição americana ASTM (American Society for testing and materials). 

De acordo com essa entidade, ele é fundamental para avaliar, testar e monitorar as propriedades elétricas e físicas dos materiais em questão. 

Algumas das propriedades avaliadas, incluem: 

  • Tensão dielétrica;
  • Força dielétrica;
  • Corrente alternada;
  • constante dielétrica 
  • Resistência de corrente contínua;
  • Permuta iónica 
  • Entre outras… 

 

Além disso, esses padrões sugeridos, garantem que todos os fabricantes consigam examinar e avaliar com assertividade esses materiais e equipamentos, para assegurar que todos serão fabricados com a devida segurança de uso. 

Dito isto, caso você queira entender mais sobre o mundo da Elétrica e fazer parte dos melhores profissionais do mercado, nós estamos aqui para te ajudar!