O que é um CONTATOR – ABRA um e conheça na PRÁTICA! 

o que é um contator

Esse aqui é um contator, ele é um dispositivo eletromecânico, muito usado para controlar cargas em um circuito de potência a partir de um circuito de comando. Ele permite o acionamento de cargas a partir da polarização da sua bobina. 

Então por exemplo, se eu preciso abrir e fechar um circuito trifásico, clicando apenas em um botão monofásico, eu uso um cara desse aqui, deixa eu abri-lo para explicar melhor. 

Como é um contator por dentro? 

Aqui está o contator por dentro, temos embaixo o ferro fixo, em seguida a bobina dele, a mola e por cima o ferro móvel, está ligado aos contatos, que são os bornes do contator. 

Basicamente, quando a gente aperta um botão, energizamos a bobina dele, isso se dá pelas entradas A1 e A2 que são a alimentação da da bobina. 

Quando acontece isso, temos um campo eletromagnético na bobina que atrai o ferro móvel, comprimindo a mola e fechando os contatos do contator, dessa forma temos a passagem de corrente elétrica através dos bornes, é assim que ele funciona. 

Pronto então a gente deu uma revisada básica em pra que ele serve e como ele funciona, agora vou ensinar a técnica que falei pra vocês! 

Bom, um problema comum que encontramos nos contatores é a queima da bobina. Isso se dá por vários motivos, o principal deles é o tempo de uso mesmo, é normal ter esse desgaste. Só que aí você deve tá pensando, contator parou de funcionar…

É necessário abrir o contator para ver se a bobina está danificada? 

Em partes sim, se a bobina estiver queimada vai precisar abrir pra trocar mesmo, mas tem como descobrir se o problema é na bobina fazendo um simples teste de continuidade, afinal os bornes a1 e a2 são interligados através das espiras de cobre que formam a bobina, olha só: 

Aqui tenho dois contatores, um novo e um queimado. No novo eu coloco o multímetro na escala de resistência e continuidade e as pontas de prova vão nos bornes a1 e a2. 

Vejam que ele nos dá uma alteração no valor da resistência, no caso está indicando 516 ohms, isso confirma que há continuidade, então essa bobina tá funcionando. 

Já no contator que sei que está queimado olha só, quando coloco as pontas de prova no a1 e a2 ele não indica alteração na escala ôhmica, com isso não temos continuidade, então sem abrir o contator sei que a bobina está com defeito. 

Dica da Engehall: Antes de seguirmos para o próximo tópico, conheça a certificação NR10. Ela garante que a sua rotina de trabalho seja mais segura e seu trabalho de qualidade. 

Como fica o contator quando ele está com defeito? 

No caso de abrir um contator com defeito, podemos ver que a bobina dele está derretida. Possivelmente, isso foi uma sobrecarga e é só trocar a bobina.

Pronto, temos um contator novo em folha. 

Outra dica que dou também pessoal é referente aos contatos de potência. Para você testar a continuidade dos bornes de potência, basta pressionar a mola dele. 

Assim encostamos os ferros fixo e móvel e temos a passagem de corrente elétrica. Desse modo, com o multímetro novamente na escala de continuidade, temos a passagem de corrente elétrica por esses contatos, é bem simples o funcionamento.

Conclusão

Bom, agora você já sabe o que um contator e como ele por dentro. Saiba que aqui na Engehall te damos várias dicas da Elétrica diariamente.  

Além disso, também oferecemos o melhor curso de eletricista profissional. Clique no botão abaixo e aproveite a oportunidade de ser um profissional de sucesso e trabalhar em segurança. 

 

 

Por fim, aproveite também nossas dicas no canal da Engehall, um grande abraço e até o próximo conteúdo! 

 

Picture of André Mafra

André Mafra

Engenheiro Eletricista, sócio da Engehall Elétrica e Apresentador do Canal Engehall Elétrica, o maior canal que ensina elétrica na América Latina.