O que o PEDREIRO faz que me INCOMODA!

o que o pedreiro faz que me incomoda

Fala, meu querido, hoje falaremos sobre COISAS que o PEDREIRO faz que me INCOMODA bastante. Além de ACABAR com a vida do ELETRICISTA!

Que atire a primeira pedra o eletricista que nunca ficou “pê da vida” com algumas “artimanhas” que alguns pedreiros deixam para nós eletricistas na obra.

Isso quando eles não dão uma de PEDRICISTA…

Sendo assim, para nosso TOP FIVE de hoje, trouxemos 5 situações que o pedreiro faz nas obras que “arregaça”, com força, qualquer eletricista.

E você que não quer ser visto como um “GAMBIARREIRO”, como o chamado “Zé Faísca”, e quer se tornar um ELETRICISTA PROFISSIONAL certificado pela ENGEHALL, eu vou deixar um link para você se tornar, de vez, o que chamamos de O NOVO ELETRICISTA. Um profissional preparado para atuar no setor com técnicas atualizadas.

NÃO DEIXE PARA DEPOIS 👉 CLIQUE AQUI PARA SE TORNAR O NOVO ELETRICISTA 👈

Agora sim! Recado dado, vamos lá ver o que o PEDREIRO faz que me INCOMODA!

TOP 5 – Posição da caixinha

o que o pedreiro faz que me incomoda

Em quinto lugar deste TOP FIVE esta a arte de chumbar a caixinha 4×4 deitada

Meu amigo, se você é pedreiro, não faça isso, por favor!

Isso atrapalha muito o nosso trabalho. A gente precisa se virar para encontrar uma solução para que as tomadas fiquem de forma padronizada na instalação.

Lembre-se, meu amigo: as orelhinhas das caixinhas 4×4 sempre para cima, ok? 

TOP 4 – Emenda feita com pedaço de eletroduto

Já em quarto lugar de nosso TOP FIVE, temos aquela situação que acredito que todo eletricista já passou…

Tentar passar a sonda e não conseguir devido aquela emenda “mega blaster” caprichada feita com pedaço de eletroduto.

Cara, um serviço que seria feito em 1 minuto acaba levando uma eternidade! E tudo isso porque ate encontrar onde esta a obstrução (quebrar a parede, colocar uma luva de emenda…) leva um tempão!

TOP 3 – Duto que não liga em lugar nenhum

Para o terceiro lugar do nosso TOP FIVE, temos outra situação que a maioria dos pedreiros fazem que “arregaça” com nós eletricistas e que é o tal do duto que não liga em lugar nenhum.

Poxa vida, sr. pedreiro, o que custa seguir o projeto quando tem. Ou, ao menos, fazer um desenho ou tirar uma uma foto de como ficou a tubulação por cima da laje, meu camarada.

A gente chega na obra pra tentar sondar e não tem ligação nos cômodos. Aí, a gente precisa furar a laje, quando dá, e passar um tubo novo. Ou tem vez que precisamos dar uma volta lá em marte pra conseguir passar um circuito.

Ajuda a gente aí, meu querido!!!

TOP 2 – “Mangueira” de ½” polegada

Em segundo lugar da nossa lista de 5 situações que o pedreiro faz nas obras que “arregaça” com os eletricistas é instalar a tal “mangueira” de ½” polegada.

Me desculpem por isso, mas dá vontade de matar quem usa mangueira de meia polegada, meu amigo!

Pelo amor de Deus, se por acaso você está no meio de uma construção em que o eletricista ainda não foi contratado, utilize, no mínimo, eletroduto de ¾” para distribuição interna. Esquece o tal conduite de meia, isso nem devia ser fabricado!

Quem quebra pra embutir meia, coloca três quartos também. Se vai concretar uma laje, o três quartos não vai fazer gastar mais concreto não. Diferente disso, a gente garra feio pra passar cabo.  

O que o PEDREIRO faz que me INCOMODA TOP 1 – Instalar um QDC menor do que necessário

E o primeiro lugar de nosso TOP FIVE de 5 coisas que o pedreiro faz nas obras que “arregaça” com o eletricista é:

Aquela situação em que o pedreiro recomenda instalar um QDC menor do que necessário.

Isso porque a maioria não sabe da obrigatoriedade do DR e do DPS. E tão pouco vai saber da quantidade de circuitos que terá ali na instalação.

Bom, esse costuma ser um problemão!

Pois, na maioria, dos casos, meu amigo, a gente precisa quebrar tudo e trocar o quadro. Aí temos um problema maior ainda quando o QDC está instalado na cozinha e que já está azulejado por cima. O que irá causar um tremendo problema na hora de quebrar para instalar um qdc maior. 

Em um quadro monofásico, por exemplo, apenas para proteção dos circuitos, utilizamos:

  • 2 espaços para DPS;
  • 2 espaços para o DR (se usarmos o DR para proteção geral da edificação e 1 espaço para o disjuntor geral);

O que totaliza 5 espaços dos 8 espaços disponíveis.

Tirando os disjuntores para iluminação, tomadas, chuveiros e por aí vai…

Então, sinceramente, eu já recomendo, no mínimo, um QDC de 24 chaves quando estamos falando de uma residência pequena. Lembrando que isso é só um chute em cima da minha experiência mesmo, beleza? 

Conclusão – RECADO IMPORTANTE para os pedreiros!!!

Não estou dizendo que o pedreiro não pode fazer o trabalho de eletricista.

Estou apenas mostrando algumas cagadas que muito pedreiro faz por não entender de elétrica e acaba atrapalhando muito o eletricista.

Então, senhores pedreiros, vire um eletricista profissional também ou pelo menos torne-se amigo de um eletricista para não fazer isso com a gente!

Para ajudar você, pedreiro, a se tornar um ELETRICISTA PROFISSIONAL, eu vou deixar mais um link aqui para você fazer o nosso treinamento e deixar de vez de acabar com a vida dos profissionais da elétrica.

Basta 👉 CLICAR NESTE LINK AQUI 👈 para se tornar um profissional certificado pela Engehall e pegar não só serviço de pedreiro, mas de eletricista também.

Fala que não é uma boa!

Vai por mim, a maioria dos eletricistas são caras bacana de mais de ter amizade. Os que não bebem uma cervejinha, ao menos gostam de assar uma carninha de vez em quando.

Anota aí: o seu próximo melhor amigo precisa ser um eletricista!

Fica a dica.. 

E, galera, ajuda a gente a alcançar mais pessoas com informação de qualidade compartilhando esse texto com os amigos! Confira também o nosso canal no YouTube, temos muito conteúdo bacana lá que vai ajudar você no seu dia a dia. Siga o nosso perfil no Instagram também, você ficará por dentro das nossas novidades além de acompanhar situações bem legais da nossa rotina de trabalho!

Um grande abraço e até o próximo texto, meus queridos.

Tchau e muito obrigado por nos acompanhar!

Compartilhe:

Mais Posts:

Queda de Tensão

Queda de Tensão: não IGNORE esse PROBLEMA

Meu querido, se você é um profissional da área elétrica, com certeza já teve problemas com queda de tensão! Imagine a seguinte situação: Pegou o multímetro para medir a tensão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.