O dia a dia do Trabalho de Eletricista: Responsabilidades e Desafios da Profissão

02

 

O trabalho de eletricista é uma função de bastante importância e responsabilidade para toda sociedade. Por conta disso, é uma profissão que traz consigo muitas responsabilidades e desafios.

Nesse artigo falaremos sobre as principais responsabilidades e desafios que os eletricistas encontram no seu dia a dia. Mostrando em detalhes que você precisa ficar de olho se você for um eletricista ou alguém que está contratando um.

Se deseja saber mais sobre o mundo dos eletricistas, seus riscos, desafios e responsabilidades, continue lendo !

Trabalho de eletricista

A profissão de eletricista é um ramo que compreende diversas atividades ligadas a parte elétrica. Existe dentro dessa função especificações de trabalho que diferenciam os profissionais. 

Tem eletricista que trabalha fazendo manutenção e reparos em equipamentos, cuidando das instalações elétricas de casas e empresas, profissionais atuando nas redes de distribuição, entre outras funções.

Cada uma dessas funções é muito importante para a sociedade e para os clientes, mostrando ainda mais a importância dessa profissão.

Dessa forma, os eletricistas têm uma série de desafios e responsabilidades, devido a sua importância. Por isso, se você é ou pretende ser um eletricista é preciso ficar de olho nos temas trabalhados neste texto, pois só assim, você terá o que é preciso para se dar bem no trabalho de eletricista.

Responsabilidades e desafios do trabalho de eletricista 

Na vida de um eletricista ele terá muitas responsabilidade e desafios para entregar o melhor para seus clientes.

Segurança

Quando falamos em desafios e responsabilidades do eletricista, certamente, a primeira coisa que vem à mente é a segurança, tanto do trabalho em si, quanto das pessoas que ficaram no local que ele fez seu trabalho.

Segurança dos clientes e das atividades

A grande maioria dos incêndios acidentais que ocorrem em residências e empresas originam-se de problemas relacionados à instalação elétrica. Por conta disso, é preciso trabalhar sempre com o alerta ligado quando o assunto é energia elétrica..  

E preocupar-se com a segurança é levar em conta alguns pontos que vão além apenas do eletricista. O “caminho” da segurança passa por 5 pilares fundamentais:

1. Fabricante dos materiais utilizados 

Os fios, cabos e outros componentes da fiação elétrica precisam ser de boa qualidade. Afinal, estamos falando de onde a eletricidade vai passar e é preciso que eles tenham a qualidade certificada para evitar acidentes. 

O mais comum, em materiais de baixa qualidade é superaquecer podendo resultar no derretimento do fio e causar um incêndio. 

Dessa forma, opte sempre por materiais de marcas reconhecidas e certificadas, seja você o cliente ou o eletricista. Assim o trabalho não será prejudicado por falta de qualidade dos materiais usados.

Caso você seja um eletricista é muito importante saber as marcas e produtos de mais resistência e qualidade. Com isso, você poderá ajudar seu cliente na hora de comprar, garantindo que fará o melhor trabalho possível, com garantia e segurança. 

Peças de qualidade são mais caras, não tem para onde correr, mas instalação elétrica é um ponto que certamente você não vai querer economizar e colocar-se em risco, correto?

Inclusive existe uma legislação e órgãos de fiscalização que atestam a qualidade dos componentes elétricos. Fique sempre de olho!

2. Lojista/vendedor 

O que se espera de uma loja especializada e de um vendedor de um segmento, é que eles tenham o conhecimento necessário para poder ajudar os seus clientes na escolha.

Isso porque, além da qualidade dos produtos, é preciso que o cliente leve o produto certo da casa. Ainda mais quando falamos de componentes elétricos que precisam estar perfeitamente alinhados com toda a instalação elétrica.

Portanto, também é responsabilidade do vendedor repassar o que o cliente precisa nesse momento. Com isso em mente sempre vá até uma loja da sua confiança;

Além disso, é aconselhável deixar para o eletricista fazer a compra dos componentes. Assim as chances de erro caem para zero e garante-se o uso correto dos materiais certos para o trabalho.

É claro que para esse grau de confiança, é preciso ser um eletricista de extrema qualidade e com as melhores referências possíveis. E no caso do cliente, ele sempre deve buscar o melhor profissional possível e não levar em conta apenas o custo.

3. Projetista/engenheiro

Aqui estamos falando da responsabilidade ainda na concepção das instalações elétricas do local. O engenheiro elétrico (que muitas vezes pode ser o próprio eletricista) tem a função de fazer todo o dimensionamento e direcionamento da rede elétrica.

Ele deve levar em conta o que o cliente vai usar de equipamentos elétricos e direcionar para que a instalação seja feita seguindo essas normas. Agindo assim, minimizam-se e muito as chances de sobrecargas e/ou curtos circuitos.

4.  O eletricista

Todos os itens anteriores (e o próximo) servem para mostrar que a responsabilidade da segurança de uma instalação elétrica não depende apenas do trabalho de eletricista. Entretanto, a sua responsabilidade é bastante alta, estando ligadas às demais.

Isso porque, estamos falando do responsável por fazer a instalação elétrica, seja ela completa, reparos ou mesmo manutenção. Os 3 itens acima devem passar pelo crivo do profissional, com ele alertando e mostrando para o cliente as melhores escolhas.

Além disso, é função do profissional informar ao cliente os principais cuidados que ele deve ter ao que diz respeito ao uso de energia elétrica.

5. O cliente

O cliente é o último elo da cadeia, sendo responsável pelo uso consciente da sua rede elétrica. Isso inclui evitar usar artifícios como benjamins (ou T), réguas e extensões, além de sempre estar de olho em qualquer problema e procurar um profissional capacitado para corrigi-lo. 

Segurança do profissional

Além da preocupação com a segurança de seus trabalho, os eletricistas devem se preocupar com a sua própria segurança. Portanto ele deve se atentar a todas as diretrizes de seguranças, uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) e treinamentos que garantam a sua proteção.

Dentro disso, temos conteúdos que vão garantir tudo isso, como um bom curso profissionalizante de eletricista, bem como um curso de NR 10, a norma regulamentadora que discorre sobre as medidas de segurança e saúde em atividades relacionadas à energia elétrica.

Ter domínio sobre as instalações e manutenção

Eletricistas são responsáveis por instalações, manutenções e reparos em sistemas elétricos. Isso envolve leitura de projetos elétricos, dimensionamento correto de circuitos, conexão de cabos e fios, montagem de painéis elétricos, quadros de distribuição, instalação de tomadas, interruptores, luminárias e muito mais.

Dessa forma, ter isso dominado, no ponto de vista de execução, é fundamental e uma obrigação do profissional. A manutenção periódica, isto é, saber indicados possíveis problemas e falhas, também será muito importante para a sua função, uma vez que vai garantir a qualidade da rede elétrica.

Diagnóstico de problemas

Além da manutenção, é muito importante que o eletricista tenha a competência de encontrar onde está o problema elétrico quando o cliente chamá-lo. E esse é também um dos grandes desafios do trabalho de eletricista.

Porque é sua responsabilidade, quando ocorrer uma falha no sistema elétrico, seja curto-circuito, sobrecarga ou falha de dispositivo específico, identificar a causa do problema e tomar as medidas corretivas necessárias. 

Isso exige conhecimento técnico avançado, uso de equipamentos adequados, habilidades de solução. Por isso, é importante que ele esteja sempre se atualizando e aprendendo sobre novidades de sua área.

Atualização constante 

O surgimento da energia elétrica marcou possivelmente a maior novidade da humanidade. Portanto, algo que foi pioneiro e mudou o mundo, exige que seus profissionais, os eletricistas, se atualizem constantemente para estar sempre pronto.

Nisso entram os avanços tecnológicos e as regulamentações que contam com constantes mudanças. 

Eles devem conhecer de perto as normas técnicas aplicadas ao seu  serviço, bem como estar atualizado com o Código Nacional de Eletricidade, para que assim ele possa se manter relevante no mercado e entregar seu melhor trabalho.

Responsabilidade ambiental no trabalho do eletricista

Essa é uma pauta muito atual que também deve estar entre os desafios e responsabilidades do trabalho de eletricista. Afinal, as questões ambientais marcam presença forte nos dias de hoje e também cabe ao eletricista trabalhar com práticas sustentáveis, seja na escolha de equipamentos ou mesmo no descarte em lugar correto.

Promover a eficiência do uso de energia, alertar para o uso de energias renováveis (e estar pronto para esse tipo de demanda) e ajudar seus clientes a terem uma redução no consumo de energia elétrica.

Sendo assim, o eletricista deve estar sempre de olho nas novidades e forma de ajudar tanto os seus clientes quanto todo o plano. Pode parecer um pequeno passo, mas fará grande diferença.

Conclusão

O eletricista tem em seu caminho uma grande quantidade de responsabilidades e desafios para poder entregar seu melhor trabalho para os clientes. Por isso, seguir os pontos destacados aqui vão te ajudar a melhorar.

Recapitulando:

  • Sempre trabalho com segurança (tanto sua, quanto do cliente);
  • Domine as atividades de sua área;
  • Tenha o conhecimento para identificar e resolver galhas;
  • Atualize-se com cursos e muito estudo;
  • Tenha responsabilidade ambiental.

Com isso feito, você terá um dia a dia muito mais simples e eficaz, garantindo cada vez mais trabalhos. 

 

 

Marlon Pascoal Pinto_autor blog engehall_Marlon Pascoal Pinto
Responsável Técnico e Instrutor de Cursos de Capacitação em Segurança do Trabalho na Engehall. Além disso, possui formação técnica em Segurança Pública, graduação em Engenharia Elétrica e duas pós-graduações: uma em Engenharia de Segurança do Trabalho e outra em Higiene Ocupacional.