05 DEFEITOS COMUNS de uma FURADEIRA

Fala, meus queridos! Os DEFEITOS COMUNS de uma FURADEIRA provavelmente atraíram a sua atenção por causa dos dois motivos a seguir:

  • PRIMEIRO: Você é um cara curioso e que tá antenado em busca de conhecimento e novidades. Ou;
  • SEGUNDO: A sua furadeira ou parafusadeira estragou. E você tá precisando de uma ajudinha para tentar arrumá-la.

Bom, de um jeito ou de outro, hoje você sai daqui sabendo uma coisa nova! Sem dúvida!

Na verdade, hoje iremos mostrar 05 defeitos comuns. E que fazem uma furadeira ou parafusadeira parar de funcionar. E, dependendo do defeito, não mostraremos apenas o diagnóstico! Mostraremos também como fazer o reparo!

05 DEFEITOS COMUNS

Mas, antes de entrarmos de cabeça no tema, vou te fazer um convite top!

Se você quer se tornar um eletricista confiante. Que consegue fechar um serviço porque sabe o que está fazendo. Então, CLIQUE AQUI para conhecer o treinamento ELETRICISTA PROFISSIONAL. Esse treinamento já ajudou muita gente a conquistar a profissão eletricista. Seja você também um de nós!

Agora, sejam muito bem-vindos ao TOP CINCO de defeitos comuns. Que a gente descobriu testando e tentando arrumar as furadeiras aqui na empresa!

DEFEITOS COMUNS que podem aparecer em uma furadeira

Bom, a furadeira “cobaia” não é da Engehall. Ela pertence ao engenheiro Alessandro Costa. Ele é responsável pelo suporte técnico do curso Viver de Projetos Elétricos. Aqui da Engehall. 

Alguns de vocês podem estar falando:

  • “André, melhora o salário do Alessandro aí, bicho! Essa furadeira ‘tá pelas almas. Fala para ele comprar uma furadeira nova e melhor!”

Pessoal, essa furadeira tem um valor sentimental para o rapaz. Foi um presente que o pai dele deu a ele na época em que ele tinha uma loja de som e acessórios aqui em BH. E como o pai dele faleceu faz pouco tempo, ele não quer se desfazer dela. Então, por esse motivo, apesar dela estar funcionando ainda. Ele resolveu abri-la e dar uma conferida nos itens. E, com isso, aproveitou para gravar dicas para vocês. Ideia boa, não é?

Vamos, então, aos procedimentos de teste.

Para começar nosso diagnóstico. Primeiro devemos retirar a capa de proteção. Vamos lá:

ATENÇÃO: Façam os testes a seguir com o equipamento desenergizado (desconectado da tomada). Pois o equipamento estará aberto.

PRIMEIRO DEFEITO comum: Verifique a continuidade nos cabos de alimentação

Pode parecer idiotice, turma! Mas muitas pessoas não imaginam que o cabo de cobre pode romper dentro da capa de proteção. Isso faz com que as pessoas recorram aos especialistas. Levando o seu equipamento a uma autorizada ou até mesmo em uma assistência técnica. Ficando a mercê da honestidade do profissional.

No caso desta furadeira, apesar do cabo já ter sido substituído por um outro, existe continuidade sim. Podemos perceber pelo beep do multímetro.

SEGUNDO DEFEITO: Verifique a continuidade no gatilho de acionamento

Da mesma forma que o cabo que dissemos no diagnóstico anterior. Este é um item que também costuma “passar batido”

Repare que travamos o gatilho como se estivesse acionado. E fizemos o teste de continuidade de um dos cabo de energia até o seletor de tensão. E do seletor de tensão até uma das bobinas.

Defeitos Comuns

Depois fizemos o teste de continuidade entre o outro cabo de energia até a outra bobina. Nas duas situações existe continuidade. Então está funcionando normalmente.

Testes simples de fazer, não é, turma? Agora, vamos aumentar um pouco a dificuldade. Vamos mostrar mais três defeitos comuns um pouco mais difíceis de achar.

TERCEIRO DEFEITO: Confira o desgaste da escova carvão

As escovas de carvão são as responsáveis por fazer a corrente das bobinas chegar ao coletor. Como as escovas trabalham atritando o coletor, elas sofrem desgaste. Neste caso, devemos verificar o tamanho das escovas. Retiramos uma das escovas e, para nossa surpresa, ela estava solta da bobina. A outra escova estava fixa na outra bobina. E, visualmente, as duas escovas estão boas, apesar da idade desta furadeira.

QUARTO DEFEITO: Teste a resistência das bobinas 

Neste caso, meu querido, se este for o problema da sua furadeira. Você pode levá-la até um profissional para que realize o rebobinamento. Ou procurar na internet e comprá-la em sites de vendas. No nosso caso, ambas as bobinas apresentaram uma resistência de 1,1 ohm. Como não apresentaram diferenças de valores, significa que ainda estão boas!

Até agora, alguma destas dicas foi novidade para você? Já conhecia esses defeitos comuns?

Se sim, nos ajude convidando mais pessoas a conhecer o nosso site!

Se não, vamos para último defeito comum, então!

E o QUINTO DEFEITO e último: Verifique a continuidade do estator do rotor

Além de fazer uma verificação visual. À procura de algum ponto quente ou algum desgaste nos fios de cobre. Podemos testar a continuidade no estator. Nesse caso, ele deu continuidade. Então, também está funcionando perfeitamente.

DICA FINAL para defeitos comuns de uma parafusadeira

E a dica final, antes de remontar a furadeira, é:

  • Não se esquecer de fazer uma boa limpeza na capa de proteção!

Aqui não tivemos dó! Tacamos água e sabão mesmo.

Também lubrificamos o mandril com um desengripante. Recomendamos usar lubrificantes líquidos aqui. Pois aumenta a penetração entre as peças.

E já que está tudo desmontando, lubrificamos eixos e engrenagens com um pouco de graxa. Aqui usamos da graxa pastosa mesmo, daquela branca. Muito boa para engrenagens por sinal.

E agora sim! A furadeira antiga tá revisada e pronta pra quebrar mais uns galhos aí do Alessandro. Inclusive, ele adora usá-la para reformar carro antigo aos finais de semana. Isso que é um hobby de respeito, rapaz!

Conclusão

E aí? Você conhecia esses 05 possíveis diagnósticos para tentar arrumar uma furadeira com defeitos comuns?

E pra quem quer aprender mais técnicas ainda e se tornar um eletricista profissional certificado pela Engehall. Tem um link com nosso curso aqui. É só clicar e se matricular no melhor curso de eletricista profissional do país. Estou te esperando lá. Beleza? Gostaria muito de receber um recado seu! Falando que conquistou os seus sonhos depois de se tornar um ELETRICISTA de ELITE.

Nos siga também nas redes sociais – Facebook, Youtube e Instagram! Sempre estamos atualizando conhecimentos gratuitos lá. Não fique de fora da nossa turma. Combinado?

Um grande abraço meu querido e até o próximo TOP CINCO.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.