Bom, antes de começar o conteúdo de hoje, precisamos reforçar algo muito importante: Você quer ser um eletricista profissional de sucesso e ter o reconhecimento que merece pelo seu trabalho? Então, é preciso investir no seu diferencial e aprender um pouco mais sobre aterramento estrutural pode ser o começo.
Dito isto, separamos um conteúdo exclusivo cheio de dicas importantes sobre porque um eletricista profissional deve entender mais sobre essa parte das obras. Por isso, na aula de hoje vamos te contar:
- Detalhes da fundação desta casa + amarrações entre as ferragens;
- Como fazer os testes de continuidade usando o miliohmímetro e o microhmímetro.;
- Como instalar passo a passo o REBAR (haste galvanizada que vai presa às ferragens dentro do concreto);
- Dúvidas frequentes sobre aterramento estrutural
Você está preparado para ser reconhecido como merece e ganhar mais sendo um eletricista profissional? Então vem com a Engehall que estamos prontos para te ajudar!
Quais são os detalhes mais importantes para realizar um aterramento estrutural seguro?
Esse imóvel possui a fundação por estacas broca, essas aqui com mais de 9 metros de profundidade, e logicamente teremos vigas de baldrame espalhadas por toda área. Ao todo são 54 estacas broca que já foram perfuradas, inserido as ferragens e também já foi concretado.
Essa estrutura será completamente interligada às vigas de baldrame que juntas somam mais de 500 metros lineares de ferragem para dentro do concreto e logicamente em contato com a terra. Isso tende a nos dar uma resistência de aterramento muito baixa.
Aqui estamos acompanhando o processo de amarrio das estruturas que é feito com arame recozido mesmo, tudo precisa ser verificado visualmente primeiro, se as ferragens estão interligadas para aí sim depois executar o teste de continuidade nas ferragens.
Dito isto, antes de te mostrar todos os detalhes do conteúdo de hoje, vale lembrar que, se você deseja ser um profissional de excelência, é necessário investir em conhecimento.
Por isso, para manter seu trabalho com a qualidade e segurança de um eletricista de verdade, saiba que o certificado NR10 da Engehall é indispensável.
Aí vem a minha primeira pergunta da aula de hoje: Qual aterramento você acha melhor?
- Cravar 3 hastes próximo ao padrão ou QDC e interligar ao neutro fazendo um BEP;
- Usar todas as ferragens da casa como eletrodos de aterramento e interligar tudo em um BEP?
A gente vai descobrir isso daqui a pouco. Isso porque, agora vamos colocar a mão na massa e, para isso, convidei um profissional que admiro muito, o LEONARDO LETECH.
Sendo assim, ele vai nos ajudar nas medições de continuidade da estrutura e demais procedimentos. Bora lá?
Portanto, vale lembrar que, para essa obra em específico pessoal, optamos por usar o sistema conhecido como “REBAR”, que são esses vergalhões redondos galvanizados a fogo e possui espessura de 8mm e 4 m de comprimento.
Para fixá-los na ferragem, usamos os grampos tipo U conforme a espessura de ambos. O serviço é bem simples e não precisa de muito conhecimento técnico.
Além disso, reforço que dobramos o nosso REBAR neste ponto, pois será exatamente nesta parede que iremos instalar o QGBT dessa obra, por esse motivo nosso aterramento estrutural irá se conectar diretamente no BEP deste quadro.
Quais as principais dúvidas sobre aterramento estrutural?
Mas é claro que deixei pra responder agora no final, algumas dúvidas que devem ter surgido na cabeça de quem tá vendo esse tipo de serviço sendo feito na prática pela primeira vez.
Então, se você quer ser um eletricista profissional reconhecido pelo seu diferencial de mercado, siga a leitura e conheça um pouco mais sobre essa parte da obra.
1° Dúvida
Para fazer um aterramento assim, toda vez irei precisar do mili ou michromímetro para medir a continuidade antes ou apenas fazendo uma inspeção visual se está tudo interligado já posso aterrar?
A norma apenas recomenda que a conexão seja durável e contínua, ou seja, que tudo esteja interligado!
Infelizmente apenas com um multímetro você não consegue fazer o teste de continuidade por causa da distância que existe entre os pontos desta malha. Pra fazer isso só com um mili ou com o microhmímetro.
Porém se você fizer uma inspeção visual e por conta própria quiser garantir que está tudo interligado, a responsabilidade é sua, na norma não fala nada sobre uso obrigatório dos equipamentos mencionados.
2° Dúvida
Depois de todo serviço pronto, eu preciso fazer a medição da resistência do aterramento com o terrômetro?
É recomendado sim fazer a medição dessa malha de aterramento em busca da resistência mais próxima de zero possível.
Desse modo, optamos por não fazer ainda, pois a obra irá continuar. Ou seja, teremos mais quadros e também toda estrutura superior da casa a ser conectada a essa malha inferior.
Desta forma, quando a obra avançar mais, usaremos sim o terrômetro para fazer o teste.
3° Dúvida
Digamos que toda fundação já foi concretada, ainda tem jeito de fazer um aterramento estrutural, seja quebrando em alguma cinta, viga ou algo do tipo?
Bom, pra surpresa de muita gente, é possível sim fazer um aterramento estrutural em sistemas já concretados.
Porém tem algumas observações a serem feitas, inclusive precisa do acompanhamento técnico de um profissional da estrutura, engenheiro civil ou técnico de edificações. Só que não paramos por aqui.
A Engehall junto com a Letech preparou mais uma super aula falando disso: Como FAZER ATERRAMENTO nas FERRAGENS já CONCRETADAS?
Conclusão
Viu só? Com essa aula super didática sobre aterramento estrutural fica ainda mais fácil de aprender mais sobre o mundo das obras e destacar o seu diferencial em relação aos outros profissionais, não é mesmo?
Agora, se você sabe que precisa investir em um pouco mais de conhecimento para aumentar a sua renda mensal e começar a sua empresa do zero, nós temos a solução: o curso de eletricista profissional aqui da Engehall.
Com ele, garantimos que você ficará à frente dos concorrentes e começará ver os resultados disso no seu bolso. Então, não perca mais tempo e aperte logo o botão abaixo:
Não se esqueça de assistir a super aula em nosso canal do youtube disponível no link acima, além de ficar por dentro das melhores dicas da Elétrica.
Um grande abraço e até o próximo conteúdo,
André Mafra
Engenheiro Eletricista, sócio da Engehall Elétrica e Apresentador do Canal Engehall Elétrica, o maior canal que ensina elétrica na América Latina.