Curso de Eletricista SP – Saiba qual é a melhor opção!

eletricista em sp

Segundo informações da plataforma de vagas Catho, só no mês de agosto possuem mais de 1000 vagas de emprego para eletricistas em São Paulo. Sabendo disso, nós da Engehall, estamos prontos para te preparar para esse mercado que só cresce no Brasil. 

Aqui, você vai saber exatamente tudo o que precisa para escolher o melhor curso de eletricista em SP e se destacar entre os outros profissionais do setor. 

No entanto, antes de qualquer outra informação, você precisa entender de forma bem rápida e prática o que é a profissão de eletricista e quais são as funções desse profissional. 

  • Quais as funções  de um eletricista? 
    • Como se tornar um eletricista de sucesso? 
  • O que você precisa pensar antes de escolher o curso de eletricista ideal? 
  • Onde encontrar o melhor curso de eletricista em SP? 
  • Quais as opções de curso para eletricista a Engehall oferece? 
    • Elétrica Predial
      • Elétrica profissional
      • Eletricista instalador 
      • Projetos Elétricos
    • Elétrica Industrial 
      • Comandos Elétricos
      • Certificação Soft Starter+Inversor de Frequência
      • Certificação CPL in Ladder 

Vamos lá? Estamos prontos para te ensinar tudo sobre esse universo! 

Quais as funções de um eletricista? 

Bom, se você está pensando em se tornar um profissional da Elétrica é muito importante que saiba algumas funções básicas dessa profissão. 

Sendo assim, a primeira coisa que você precisa entender é que o trabalho de um eletricista envolve muito mais do que a identificação e resolução de curtos-circuitos ou instalações de quadros e padrões elétricos. 

E é exatamente por esse motivo, que um profissional bem capacitado em Elétrica é indispensável tanto na segurança de residências e comércios quanto na indústria. 

Mas afinal, quais são essas atribuições? 

Vamos listar abaixo algumas responsabilidades que fazem parte da rotina de um eletricista: 

  • Analisar e interpretar desenhos técnicos; 
  • Construir sistemas eletrônicos; 
  • Promover a manutenção preventiva e corretiva; 
  • Inspecionar instalações e equipamentos elétricos;
  • Elaborar projetos relacionados à elétrica; 
  • Entre outras atividades. 

Acredito que, de forma bem resumida, você entendeu a importância desse profissional para a manutenção elétrica de todos os lugares que estamos rotineiramente, não é mesmo? 

Por isso, agora vamos ao que interessa: Você sabe por onde começar a buscar a melhor opção de curso de eletricista em SP? 

Se ainda não, vem com a gente que vamos te contar tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos nesse universo. 

Mas antes, só mais uma dica: Quer saber como se tornar um eletricista de sucesso? Vamos te contar: 

Como se tornar um eletricista de sucesso? 

Para se tornar um profissional da Elétrica respeitado no mercado requer muito conhecimento teórico e prático, além de entendimento sobre as normas que regem esse setor. 

Desse modo, ao adotar algumas práticas você pode se destacar ainda no mercado de trabalho, mas para te ajudar vamos te mostrar algumas delas. Confira:  

  • Ter uma base de formação sólida e confiável; 
  • Ficar atento às atualizações técnicas do setor; 
  • Investir em especializações específicas da elétrica predial; 
  • Garantir que as normas de segurança sejam cumpridas; 
  • Cuidar da sua reputação e cumprir com responsabilidade os prazos estabelecidos;
  • Estar aberto a receber feedbacks; 
  • Desenvolver habilidades de comunicação para atrair novos clientes. 

Esses são alguns pontos de destaque para que um profissional consiga se destacar no mercado de trabalho, mas é fundamental ter o comprometimento com a busca por conhecimento e aprimoramento de suas habilidades. 

Conheça o curso NR10 da Engehall. 

O que você precisa pensar antes de escolher o curso de eletricista ideal? 

Como dissemos acima, antes de qualquer outro passo, você precisa entender como escolher a melhor instituição de ensino para realizar o curso de eletricista em SP. E é exatamente por aí que vamos começar. 

É fundamental que neste processo você leve em consideração alguns pontos, como a credibilidade da instituição e do mentor do curso de eletricista em SP, além de saber pelo conteúdo programático se a instituição oferece um curso completo, tanto visando a teoria, quanto a prática. 

Vem que vamos te explicar melhor. 

Conheça as Instituições de ensino e os melhores mentores 

Sabemos que a escolha de uma  instituição para realizar qualquer curso é um passo fundamental e que não deve ser feito sem uma breve pesquisa das melhores opções disponíveis no mercado.

Isso porque, ao optar por uma instituição bem recomendada, além da experiência prática de um ótimo mentor, você também terá a garantia da qualidade de elaborar e revisar continuamente esse curso. 

No caso da Engehall, por exemplo, procuramos sempre manter uma estrutura de qualidade para os nossos alunos, revisando e atualizando com frequência os conteúdos oferecidos em nossa plataforma, além de investir na manutenção do conhecimento de todos os nossos mentores e instrutores. 

Portanto, ao buscar um curso de eletricista SP, você deve considerar a importância de selecionar uma instituição de qualidade e confiança. Isso porque, é essa escolha que pode definir a sua trajetória profissional. 

Saiba qual é o conteúdo programático 

Com certeza você vai concordar comigo que aprender sobre as características mais complicadas da elétrica, como física quântica ou massa de átomos é perda de tempo para quem quer se tornar um eletricista, certo? 

Por isso, é fundamental que antes de se inscrever em algum curso de eletricista, você conheça o conteúdo programático e o tempo de duração de cada módulo. Mas para não ter dúvidas neste momento, vamos te dar algumas dicas. 

Você precisa prestar atenção em alguns pontos, o primeiro deles é se o curso de eletricista está muito focado em teoria e conteúdos de difícil entendimento, esse não deve ser o seu foco, já que procura ser o melhor profissional, precisa entender as atividades na prática. 

Em outras palavras, conteúdos focados em te ensinar como manusear ferramentas, criar projetos, fazer instalações para além de falar sobre a teoria e as normas técnicas, esse é o curso ideal para você, principalmente a depender de sua carga horária. 

Dito isto, é fundamental lembrar que cursos de 2 horas não são capazes de formar os melhores profissionais do mercado, fique atento aos golpes! 

Entenda se a instituição oferece aulas práticas 

As aulas práticas desempenham um papel fundamental nos cursos de eletricistas, isso porque, elas são responsáveis por garantir que os alunos irão aplicar corretamente todo o conhecimento teórico que adquiriram. 

Portanto, os cursos de eletricista que oferecem esse modelo de ensino, certamente, estão muito mais preparados para formarem profissionais competentes e que se preocupam com a segurança nos ambientes de trabalho. 

Nas aulas práticas, por exemplo, os alunos têm a oportunidade de: 

  • Manusear ferramentas;
  • Criar instalações elétricas; 
  • Enfrentar desafios que fazem parte da rotina; 
  • Avaliar projetos;
  • E muito mais… 

Por isso, garantir a formação segura de todos os profissionais de elétrica é responsabilidade das instituições de ensino sérias e que apostam em sua credibilidade no mercado. A Engehall com certeza está entre elas. 

Onde encontrar o melhor curso de eletricista em SP? 

Certamente, depois das dicas acima, você está muito mais preparado para encontrar as melhores oportunidades de curso de eletricista em SP. Pensando nisso, mesmo que surjam inúmeras opções em suas rápidas pesquisas, agora você saberá escolher a melhor. 

Sendo assim, ao escolher um curso de qualidade no setor da Elétrica, pode ser o pontapé inicial para a sua carreira. 

E você pensar que não, mas é muito mais vantajoso começar pelas melhores opções do mesmo, mesmo que sejam mais caras, do que precisar viver fazendo cursos de reciclagem e não conseguir boas colocações no mercado de trabalho. 

Levando tudo isso em consideração, principalmente o custo-benefício para te tornar o melhor profissional de Elétrica da sua região, a Engehall está pronta para ajudar a crescer. E abaixo, nós vamos te contar porque somos a sua melhor escolha. 

Porque a Engehall é a melhor opção para os cursos de eletricista em SP?

Nós podemos listar diversos motivos pelos quais somos uma empresa séria e comprometida com os resultados dos nossos alunos. Por exemplo, um eletricista profissional formado pela Engehall consegue se estabelecer a frente de muitos colegas de trabalho que não passaram pela instituição. 

Isso porque nossos anos de experiência e competência podem garantir maior segurança na rotina de trabalho desses profissionais, além de instruí-los a respeito de todas as normas regulamentadoras e manter a assertividade na entrega de seus serviços. 

Alguns dos nossos diferenciais, são: 

1. Confiança e credibilidade: Certamente, este é um dos nossos maiores diferenciais. Somos referência quando o assunto é cursos profissionalizantes na área da Elétrica e também das normas regulamentadoras. Contamos com mais de 100 mil alunos formados, além de possuir filiação ao CREA e certificação ISO 9001. 

2. Conteúdo programático de qualidade: Nosso conteúdo programático também é um grande diferencial. Isso porque além das aulas teóricas, nossos instrutores estão focados em repassar, de forma prática, todos os conhecimentos que, de fato, fazem diferença no mercado de trabalho. 

3. Melhores mentores do Brasil:  Aqui, talvez esteja a chave do nosso negócio. Nossos mentores são extremamente didáticos e o conteúdo passado por eles, fica ainda mais fácil de ser entendido e praticado. Um deles, é o André Mafra, e se você já conhece um pouco do universo da Elétrica, deve ter ouvido falar dele. André possui um conteúdo valioso e técnicas incríveis, que deixam os seus mais de 2 milhões de seguidores no youtube entusiasmados e motivados a aprender. 

Ficou curioso para conhecer nossos cursos, né? Pois vamos falar sobre cada um deles logo abaixo. 

Quais as opções de curso para eletricista a Engehall oferece? 

Nossa plataforma atualmente conta com diversos cursos focados em elétrica e em todos eles nos dedicamos muito para entregar os melhores conteúdos para os alunos, tornando-os os melhores eletricista do mercado. 

Dentre as opções estão os mais simples até os mais complexos, tanto de conhecimento quanto pensando em remuneração. Nossa dica é você ir se aperfeiçoando com o tempo, do mais simples ao mais avançado. Temos certeza que assim terá muito sucesso em sua carreira. 

Vamos aos cursos? Estamos ansiosos para compartilhar tudo o que sabemos com você!

Elétrica predial 

O eletricista predial é o responsável por serviços de instalações elétricas, manutenções preventivas e corretivas, além de realizar a supervisão de sistemas elétricos de comércios, empresas telefônicas, hospitais, entre outros. 

Pensando nisso, a Engehall possui uma trilha de cursos que capacitam o profissional a se tornar um eletricista predial confiante e seguro. Ela é composta pelos cursos de Eletricista profissional, Eletricista instalador e um curso voltado para projetos elétricos. 

Vamos lá que vou te mostrar cada um deles. 

Elétrica profissional 

Para se tornar um eletricista profissional de sucesso, é necessário que você possua 3 fundamentos básicos: Leitura de projetos, quadro de distribuição e instalações elétricas. 

Dito isto, nosso curso tem o potencial para te preparar dentro desses fundamentos em apenas 7 semanas. Para te provar que temos um conteúdo de valor agregado aos nossos cursos, vamos ao conteúdo programático? 

  • Módulo 1: Instalações Elétricas – Reforçar a base da elétrica; 
  • Módulo 2: Quadro de distribuição – Domínio de instalações em quadros e painéis elétricos; 
  • Módulo 3: Ler, elaborar e executar projetos elétricos – Dimensionar condutores elétricos, realizar instalações a partir de projetos e elaborar projetos do 0. 

E sabe quem vai te passar todo esse conhecimento? Nosso mentor, André Mafra. Ele possui mais de 13 anos de experiência prática, além de ministrar cursos e treinamentos para mais de 70 mil profissionais formados. 

Hoje, dominando o canal da Engehall com mais 2.1 milhões de seguidores, André é referência nacional quando o assunto é Elétrica e ele está ansioso para transformar a vida de mais um eletricista rumo ao sucesso profissional. 

> Conheça o curso de Eletricista profissional da Engehall. 

Eletricista instalador 

O eletricista instalador está presente em vários lugares, por exemplo, ele atua com instalação de fiação em casas mas também cuida da instalação de portões eletrônicos, interfones, câmeras, ar condicionado e muito mais. 

Na Engehall, esse curso é 100% online e aborda conteúdos envolvendo muita prática, focados em realmente preparar os profissionais para as rotinas reais de trabalho. 

E mais, você pode acessá-lo de qualquer lugar a hora que preferir, e seu certificado será emitido assim que concluído, conforme a lei 9394/96, do decreto 5154 e a deliberação CEE14/97. 

Nosso mentor responsável por esse curso também é o André Mafra. 

> Conheça o curso de Instalador Elétrico da Engehall. 

Projetos elétricos 

Os projetos elétricos também são uma parte fundamental para se tornar um eletricista de sucesso. Isso porque saber ler projetos e executar instalações a partir deles é fundamental na rotina de qualquer profissional da área. 

Pensando nisso, o conteúdo programático do curso foi todo pensado para formar profissionais focados em trabalhar com segurança e eficiência. Observe: 

  • Módulo 1: Base do projeto – Definir simbologia elétrica, pontos de iluminação e interruptores do projeto, além de definir distribuição de tomadas, quadros e dutos;
  • Módulo 2: Dimensionamento blindado – Realizar dimensionamento elétrico do zero e distribuir a quantidade de circuitos do projeto;
  • Módulo 3: Finalização do projeto – Gerar relatórios automáticos com cálculos de demanda, diagrama elétricos e quadros de cargas do projeto; 
  • Módulo 4: Documentação final – Criar memorial descritivo do projeto, elaborar lista de material e emitir documentação exigida pelo CREA e CFT. 

Para o curso de Projetos, nosso mentor também será o André Mafra. Isso porque, acreditamos que com a sua experiência prática, ele tem o potencial de ensinar de forma didática todos os princípios para realizar um Projeto Elétrico profissional e a prova de erros. 

Ah, nesse curso, o André fez questão de preparar quatro conteúdos bônus para os seus alunos, são eles: 

  • Licença gratuita do software estudantil de projetos por um ano; 
  • Código secreto para aprender a vender projetos elétricos de forma automática;
  • Como dobrar seu lucro acompanhando a execução do seu próprio projeto;
  • Fórmula de preços de projetos elétricos.

> Conheça o curso de Projetos Elétricos da Engehall. 

Mas não acabou por aqui, vamos à trilha de Elétrica Industrial? 

curso eletricista sp

Elétrica industrial 

Assim como na Elétrica predial, nós preparamos uma trilha exclusiva para o curso de Elétrica industrial, visando uma capacitação 100% completa para o profissional que embarca no setor. 

Vem conhecer cada um deles. 

Comandos elétricos 

O curso de comandos elétricos está focado em transmitir conhecimentos sobre dois segmentos para os profissionais da Elétrica. 

  • Solucionar problemas em sistemas de comandos elétricos; 
  • Monstar sistemas de comandos elétricos do zero. 

Pensando nisso, vamos te mostrar abaixo alguns exemplos de projetos que você pode trabalhar, são eles: 

  • Instalação de bombas de lava jato; 
  • Automação de sistemas de iluminação; 
  • Automação, filtragem e aquecimento de piscinas; 
  • Montagem de projetos contra incêndios;
  • Montar quadros de comandos industriais
  • E muito mais… 

Portanto, o foco desse curso esta em ensinar aos nossos alunos todas as atuações de comandos elétricos do zero. Por isso, é necessário dividir o conhecimento em alguns modelos. o primeiro e o segundo será responsável por te ensinar tudo sobre: 

  • Dimensionamento, montagem e automação de partida direta 
  • Dimensionamento, montagem e automação de partida estrela triângulo; 
  • Dimensionamento, vantagens e desvantagem de partida compensadora 
  • contatores, temporizador e fusíveis;
  • Relé térmico, relé de nível e falta de fase; 
  • Simbologias;
  • Disjuntores e disjuntor de motor;
  • Motor de indução monofasico e trifasico; 
  • Leitura e criação de diagramas; 

Já no módulo 3, os alunos ficarão por dentro de tudo que diz respeito à: 

  • Tipos de problema em comandos elétricos; 
  • Automação de sistemas de bomba de recalque; 
  • Montagem de painéis de comandos elétricos; 
  • soluções de problemas em painéis elétricos;
  • Automação base para solucionar problemas

Nosso mentor Elifábio Miranda é o responsável por te ensinar tudo o que precisa saber sobre comandos elétricos. Com o suporte dele, você estará pronto para o mercado de trabalho em até 30 dias. 

> Conheça o curso de Comandos Elétricos da Engehall. 

SOFT STARTER  e Inversor de frequência 

Esses dois dispositivos são fundamentais na indústria e em qualquer comércio que possua motores elétricos. Isso porque a função deles é, justamente, proteger os motores e aumentar o seu tempo de vida. 

Em outras palavras, um profissional preparado para dominar os dois dispositivos, tem muitas chances de se destacar profissionalmente, principalmente, no setor industrial. 

Pensando nisso, a Engehall criou a Certificação Soft Starter+Inversor de Frequência, focada em garantir maior conhecimento tanto para profissionais autônomos quanto para os eletricistas que trabalham na indústria. 

Essa certificação é ministrada pelos nossos mentores André e Elifábio e em menos de 60 dias você já estará pronto para aproveitar as melhores oportunidades dentro da indústria de mais alto nível do país ou sendo um profissional autônomo de sucesso, graças ao melhor curso de eletricista em SP. 

> Conheça a certificação Soft Starter+Inversor de Frequência da Engehall.

CPL in ladder 

Antes de entender a importância da certificação em CPL, é fundamental que você conheça essa sigla. Sendo assim, ela significa Controlador Lógico Programável, e é um equipamento para comandar máquinas de todos os portes. 

Em outras palavras, ele é conhecido como uma espécie de computador projetado para atuar em diferentes ambientes, desde minerais a bancos. 

Desse modo, a Engehall criou a Certificação CPL in Ladder com um único objetivo: Fazer os seus alunos alcançarem os melhores lugares no mercado de trabalho industrial. 

Assim como a certificação acima, essa também é ministrada pelos nossos mentores André e Elifábio e em menos de 60 dias você já estará pronto para aproveitar as melhores oportunidades dentro da indústria de mais alto nível do país ou sendo um profissional autônomo de sucesso. 

> Conheça a Certificação CPL in Ladder da Engehall. 

Conclusão 

Se você chegou até aqui é porque sabe a importância de escolher instituições de ensino de qualidade para realizar cursos em diferentes setores da Elétrica. A alta demanda de vagas para eletricistas em São Paulo, como sugere a plataforma Catho, é o exemplo de que, cada vez mais, os profissionais precisam estar bem preparados para as complexidades do setor. 

Sendo assim, a Engehall segue sendo uma das instituições mais consolidadas e confiáveis do mercado. Ela se destaca principalmente por oferecer diversos cursos da área da elétrica focados na prática e com os melhores e mais experientes mentores. 

Além disso, a empresa oferece conteúdos de qualidade para seus alunos, que se equilibram de forma assertiva entre teoria e a prática. Em outras palavras, podemos dizer que a margem de mais de 100 mil alunos formados pela instituição é prova do seu compromisso com o ensino de qualidade e seguro. 

Portanto, ao escolher um curso para começar a trilhar sua vida profissional, considere as melhores opções disponíveis no mercado, aquelas que contam com um material extremamente prático e didático, além de mentores que estão preocupados em formar os melhores eletricistas profissionais, seja em qual for a área de atuação.

 

Transforme seu futuro com a Engehall.