NR10 Guia completo e atualizado

nr 10

Se você trabalha exposto à eletricidade e quer continuar vivo até o fim do expediente, precisa conhecer a NR10. Ela é a norma que garante a segurança do trabalhador em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Só no ano de 2021, de acordo com o anuário da Abracopel, o Brasil registrou 1.579 casos de acidentes com energia elétrica e 674 óbitos por choque elétrico. São quase 3 acidentes com choque elétrico por dia, ou seja,  por dia, 3 trabalhadores sofrem ferimentos no trabalho.

A NR 10 foi criada justamente para que isso não aconteça. Nós preparamos um guia completo sobre a NR 10 e sua importância para todos os trabalhadores que estão expostos, direta ou indiretamente, à eletricidade. 

Continue lendo e saiba como preservar sua vida enquanto trabalha. 

O que é NR 10?

Qual é o objetivo da NR 10? 

A NR 10 é obrigatória?  

Quem precisa de treinamento NR 10? 

Por que a NR 10 é importante?

O que a NR 10 exige?

Como é o treinamento NR10? 

O treinamento NR 10 online é válido? 

O que vou aprender no treinamento NR10? 

O que é NR10 SEP? 

Como escolher um bom treinamento NR10 ? 

O que é NR 10?

As Normas Regulamentadoras foram criadas pelo Ministério do Trabalho para reger e orientar os procedimentos obrigatórios para a segurança e saúde do trabalhador. 

A NR10 é a norma regulamentadora responsável por estabelecer as condições mínimas para a segurança e saúde do trabalhador em instalações elétricas e serviços em eletricidade. 

 

Ela determina os parâmetros necessários para prevenção e controle dos riscos no ambiente de trabalho. 

Ela foi editada em 1978 para regulamentar os artigos 179 a 181 da CLT. Desde então ela passou por várias revisões: 

  • Em 1983, pela Portaria SSMT n 12
  • Em 2016, pela Portaria MTPS n 508
  • Em 2019, pela Portaria SEPRT n 915

 

Faça o download da Norma NR 10 Atualizada PDF

Qual é o objetivo da NR 10?

O objetivo da NR10 é estabelecer os requisitos e condições mínimas para que o trabalho em instalações elétricas e serviços em eletricidade seja feito com segurança. 

O trabalho que exige uma exposição a energia elétrica coloca o trabalhador diante de uma série de riscos. 

Dessa forma, a NR10 determina a adoção de medidas de controle e prevenção de riscos na rotina dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com eletricidade. 

Da geração, transmissão, até a distribuição e consumo, a norma orienta o planejamento e análise dos riscos do ambiente de trabalho. Ela inclui a etapa de projeto, construção, montagem, operação e manutenção de instalações elétricas, e também de qualquer atividade que seja feita nas proximidades. 

 

A NR 10 é obrigatória?

Toda empresa que é regulamentada pela CLT deve seguir as disposições das Normas Regulamentadoras correspondentes às atividades que exerce.

A NR10 determina que: 

10.8.8 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR. 

Portanto, só tem permissão para trabalhar em instalações elétricas, ou qualquer atividade que envolva exposição direta e indireta a eletricidade, o profissional que for treinado de acordo com as disposições da NR10. 

Além de entender o aspecto legal da norma, ele precisa saber aplicá-la em todos os procedimentos de trabalho. 

A NR10 também destaca a responsabilidade do empregador: 

10.13.2 É de responsabilidade dos contratantes manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados.

Sendo assim, a empresa tem o dever de compreender e aplicar a norma em cada processo do trabalho, e instruir todos os colaboradores a respeito dos riscos e medidas de prevenção. 

Quem precisa de treinamento NR 10?

Todo profissional que trabalha direta ou indiretamente em instalações elétricas precisa de treinamento NR 10. 

Eletricistas, por exemplo, são profissionais que trabalham expostos ao risco elétrico diariamente. Da mesma forma que Eletrotécnicos e Engenheiros Elétricos também. 

Já o auxiliar de eletricista, ou profissionais da construção civil, tem contato indireto com instalações elétricas. Mas, ainda sim precisam ser treinados de acordo com as disposições da NR 10. 

Por que a NR 10 é importante?

A NR 10 foi criada como uma resposta ao alto índice de acidentes no trabalho envolvendo eletricidade. A falta de conhecimento ou o descaso em relação aos riscos coloca o profissional em situações extremamente graves. 

O trabalho com eletricidade expõe o profissional a riscos como choque elétrico, queimaduras, lesões nos nervos e músculos, e até mesmo levar à morte. Mesmo o trabalho com tensões mais brandas de energia elétrica pode ter efeitos que prejudicam a saúde do trabalhador a longo prazo. 

Além disso, a reação ao choque pode provocar outros tipos de acidente, como a queda caso ele esteja em uma escada, por exemplo. 

Mas os riscos podem ser evitados, ou minimamente amenizados, se todas as disposições da NR 10 forem aplicadas.

 Além de garantir a segurança do trabalhador, o treinamento NR 10 pode ser um diferencial para o profissional que busca mais oportunidades no mercado de trabalho. 

Sem contar na economia que o empregador tem ao reduzir os custos com multas e despesas de acidentes de trabalho. 

O que a NR 10 exige?

As principais medidas para que a NR 10 determina para a segurança do trabalhador são: 

  • As atividades só podem ser iniciadas mediante planejamento e análise de risco prévia;
  • Adotar medidas de controle e prevenção dos riscos 
  • Implementar medidas de Proteção Coletiva e medidas de Proteção Individual
  • Segurança em projetos de instalações elétricas 
  • Segurança na construção, montagem, operação e manutenção de instalações elétricas 
  • Segurança em instalações elétricas desenergizadas
  • Segurança em instalações elétricas energizadas
  • Medidas especiais para trabalho envolvendo alta tensão (AT) 
  • Medidas para habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores
  • Medidas de proteção contra incêndio e explosão
  • Sinalização de segurança 

Como é o treinamento NR10?

De acordo com a norma: 

10.8.8 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir
treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétrica

Dessa forma, só está autorizado a trabalhar em instalações elétricas e serviços elétricos o profissional que se submete ao treinamento NR10. Nele, o profissional vai conhecer a aplicabilidade da norma de forma didática. 

A Norma determina que o treinamento básico tenha uma carga horária de 40 horas. Após o aproveitamento satisfatório do curso, sendo aprovado na avaliação, a empresa pode conceder autorização aos trabalhadores qualificados. 

Após um período de 2 anos é necessária uma reciclagem do treinamento. Além disso, sempre que o profissional trocar de função ou empresa, retornar de um afastamento por um período superior a 3 meses, ou alguma modificação significativa acontecer nas instalações, também deve ser feito uma reciclagem do treinamento NR10. 

O treinamento NR 10 online é válido?

Sobre os treinamentos no formato EAD a NR 1 deixa claro que: 

1.7.9 Os treinamentos podem ser ministrados na modalidade de ensino a distância ou semipresencial, desde que atendidos os requisitos operacionais, administrativos, tecnológicos e de estruturação pedagógica previstos no Anexo II desta NR.

Portanto, o treinamento NR 10 é válido na medida em que aborda de forma completa todo o conteúdo programático da norma, especificado no Anexo III

 

O que vou aprender no treinamento NR10?

O treinamento NR10 deve respeitar as diretrizes do conteúdo programático, conforme determinado pelo Anexo III da norma. 

Basicamente, além da parte legal e administrativa de toda a norma, você vai conhecer os riscos do trabalho em instalações e serviços elétricos e aprender técnicas de análise de risco e medidas para controlar e prevenir os riscos e danos. Também vai aprender sobre o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual, e medidas de proteção e combate a incêndios e primeiros socorros.

Você pode conferir detalhadamente todo o Conteúdo Programático Curso Nr 10 e Nr 10 Sep

O que é NR10 SEP?

Os Sistemas Elétricos de Potência (SEP) são grandes sistemas de energia que compreendem geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. 

Para trabalhadores que ficam expostos diretamente à alta tensão (AT) o Ministério do Trabalho determina um treinamento específico para a adoção de medidas de controle e prevenção. 

A NR10 determina como pré-requisito para o curso complementar SEP, ter participado do curso básico, com aproveitamento satisfatório. 

Como escolher um bom treinamento NR10 ?

O mercado oferece uma infinidade de treinamentos NR10, de todos os preços e modalidades. Mas existem alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora da sua escolha: qualidade e validade. 

Do que adianta conseguir um treinamento rápido, e até gratuito, se você não vai conseguir de fato compreender e aplicar as disposições da NR10?

 O principal objetivo da NR10 é promover a segurança e saúde do trabalhador. Pensar apenas na obrigatoriedade do curso, fugindo das penalidades legais, só te dá maiores prejuízos a longo prazo.

 A qualidade do curso é essencial para a eficiência nos resultados da aplicação da norma. Procure instituições de ensino com profissionais qualificados em segurança do trabalho e também em didática. Não adianta muito ter um super profissional se ele não sabe ensinar. 

Outro ponto essencial é a validade. Você pode encontrar vários cursos rápidos e gratuitos na internet. Mas o curso só é válido se for elaborado por profissionais habilitados e registrado nos órgãos oficiais devidos. Além disso, a empresa que gera o certificado deve emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica. 

A Engehall possuí Curso Nr 10, 100% válido conforme todas as exigências da Norma. Além disso outras diversas Cursos de Normas Regulamentadora.

Compartilhe:

Mais Posts:

nr 35 trabalho em altura

NR 35 – Trabalho em Altura

NR 35 – TRABALHO EM ALTURA Publicação D.O.U. Portaria SIT n.º 313, de 23 de março de 2012 27/03/12 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria MTE n.º 593, de 28 de abril de

TRABALHADORES CIPA

O que é NR 5? Guia Completo

O Brasil registrou em 2021 uma média de 1.159 registros de acidentes de trabalho em 2021, segundo o Radar SIT . Tenho certeza que a última coisa que você quer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.