PERDI um ORÇAMENTO de obra por VACILO!

orçamento

Triste é PERDER um ORÇAMENTO por “VACILO” e o cliente fechar com o mais caro!

Pois é, meus queridos!!! 

Aposto que a maioria de vocês já elaborou pelo menos um orçamento no qual foi recusado pelo cliente que optou por fazer com outro mais barato. Estou certo?

Agora… vocês já tiveram um orçamento recusado por um cliente que fechou com outro profissional mais caro do que você?

Pois isso já aconteceu comigo. E pior: por um vacilo meu!

Mas vou contar isso para você não cometer esse mesmo erro, afinal Augusto Cury já dizia:

  • “Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros. Uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.”

E um erro que eu não quero que você cometa é o de perder serviço por causa do Zé Faísca!

Imagina você apresentando o orçamento para o seu cliente sem ter certeza do que está falando para ele. Sem saber explicar o defeito ou explorar o melhor meio de resolver o problema dele.

Pois é, eu vou te dar uma solução eficaz para isso:

O treinamento ELETRICISTA PROFISSIONAL!

Mas eu não vou falar muito sobre como esse treinamento pode te ajudar a se tornar um ELETRICISTA DE ELITE. Deixando você muito mais confiante, preparando você para as diversas situações que um eletricista enfrenta.

Eu vou deixar o 👉 LINK PARA O NOVO ELETRICISTA 👈. Aí você poderá ver todo o potencial que um verdadeiro treinamento de eletricista pode oferecer! Não perca mais serviço!

orçamento

Como PERDI um ORÇAMENTO de obra por MOTIVO BOBO?

Pois é, meu querido, se eu contar ninguém acredita! Mas eu realmente perdi um orçamento para um concorrente, que cobrou bem mais caro, por um vacilo bobo meu.

Deixa eu contar como tudo aconteceu: 

Um cliente da minha cidade, Lagoa Santa-MG, me procurou pedindo para que eu fizesse um orçamento da parte elétrica da casa que ele estava fazendo. Inclusive fui indicado pelo pedreiro da obra, amigo meu. 

Fui na obra, era uma casa de médio padrão:

  • Dois pavimentos, 3 suítes, pé direito duplo, aproximadamente uns 250 m² de construção. Fora a área externa de lazer que era mais uns 400m² ao todo.

Avaliei tudo, tirei fotos e disse que enviaria o orçamento referente a projeto e mão de obra no final do dia. Já que eu precisava chegar em casa pra fazer no computador.

E qual foi o problema, afinal?

O problema foi que devido a outros serviços menores e alguns problemas que eu tive que resolver, acabei esquecendo de fazer esse orçamento!

Umas duas semanas depois que fui me lembrar de que não havia enviado ainda o orçamento pro cliente.

Elaborei o orçamento rapidão e marquei de ir apresentar pra ele. Chegando lá, ele me recebeu, pedi desculpas e falei que “houveram alguns imprevistos”.

Ele falou que havia coletado outros orçamentos também mas soltou o famoso: “Qualquer coisa eu te ligo”…

Bom, eu ainda insisti.

Falei que eu entregaria o melhor serviço pra ele. Mostrei vários imóveis perto do dele que eu fiz a instalação. E mesmo assim senti que ele não estava muito afim de fechar comigo.

Aí deixei rolar…

Resumo da história do ORÇAMENTO

Sai de lá e fiquei pensando:

“… putz, é um orçamento de R$ 8.000,00, cara, amanhã vou ligar pra ele pra saber uma posição.”

Só que, novamente, aconteceram outros imprevistos e trabalhos.

O resultado vocês já imaginam – acabei esquecendo novamente de entrar em contato com ele!

Aí foi o vacilo do vacilo…

Cerca de 10 dias depois eu lembrei do cliente, aí liguei pra ele.

E qual foi minha surpresa?

Ele me disse que já havia fechado com outro eletricista.

Eu perguntei pra ele qual foi o motivo, pra eu melhorar também, e até então eu jurava que era meu preço.

Aí ele me disse que não foi preço! Que, inclusive, o que ele fechou havia cobrado  R$1.500,00 a mais do que eu.

Só que devido a minha “correria”, o cliente achou que eu não estava interessado em fazer aquela obra. Já que o outro eletricista que ele contratou ficou em cima, dispôs de mais atenção e demonstrou mais interesse do que eu… 

É, meu querido, ‘vou te contar, viu’: minha cara foi no chão de tanta vergonha!

Só que aí que me toquei que: não é o cliente que tem que ficar cobrando a gente

Se ele entrou em contato é porque ele precisa. E isso nos dá sinal verde para cobrarmos deles uma posição sobre o orçamento que enviamos. Precisamos ficar em cima também.

Precisamos demonstrar interesse em resolver o problema e não em arrumar mais problemas pra eles. Como atrasos e imprevistos de obra!

Qual a SOLUÇÃO para NÃO PERDER ORÇAMENTO?

E depois de ter passado por isso, eu comecei a controlar melhor minha agenda e a colocar avisos no meu celular.

Justamente para me lembrar que eu tinha que ligar para o cliente x ou y após enviar o orçamento pra ele, e dar continuidade ao processo.

Porém, isso me dava um bom trabalho!

Fazer tudo isso manualmente, usar um app de agenda, outro pra escrever o orçamento, outro pra controlar tudo isso, bom mesmo seria todo controle num lugar só…. 

E foi com este pensamento que desenvolvemos a funcionalidade chamada “AGENDA INTELIGENTE” do nosso aplicativo MEU AJUDANTE.

“Agenda inteligente, André, que diabos é isso?”

O nosso app faz orçamentos de forma automática.

Para quem ainda não conhece é bem intuitivo:

Você entra, preenche algumas informações e pronto!

Já tem um orçamento em pdf com todas as informações para enviar direto no WhatsApp ou e-mail do seu cliente.

Só que não para por aí!

Ao enviar o orçamento, você pode acionar a função da agenda inteligente, atualizando o status do orçamento. São 4 status: 

  • AGENDADOS  
  • PRIORIDADES
  • EM ATRASO  
  • REALIZADOS 

Mas destes quatro tipos de status, dois deles precisamos prestar mais atenção, que são: o status de PRIORIDADE e o status de EM ATRASO. 

E porque estes dois status são tão importantes?

Bom, no status PRIORIDADE estarão registrados os compromissos que você terá para aquele dia.

Já o status EM ATRASO são aqueles compromissos que possuem mais de 1 hora de atraso. Desta forma, você nunca esquecerá de seu compromisso.

Você marca e o app fica te notificando que você tem que ligar para o cliente ou cumprir a sua agenda. Assim, você se organiza e não mais perderá orçamentos por vacilo ou esquecimento, igual eu perdi…

Gostei, como faço para ADQUIRIR?

E é o seguinte, se você achou a ferramenta Meu Ajudante interessante e acredita que ela vai ajudar a organizar seu dia a dia, clica no link que vou deixar logo abaixo:

👉 LINK PARA O MEU AJUDANTE 👈

Faça o download do app e aproveita que estou liberando aqui 30 dias de acesso gratuito para você testar todas as funcionalidades do app.

Está tudo liberado lá pra você usar!

E como as dezenas de milhares de outros eletricistas que já baixaram, tenho certeza que você vai gostar também, combinado? 

Agora responde pra mim, você já perdeu algum orçamento porque você esqueceu? Ou até mesmo perdeu para outro profissional que tenha cobrado mais caro que você?

Se sim, não dá mole e baixa o app agora mesmo!

Muito obrigado pela leitura, meu querido.

Um forte abraço e até a próxima…

Compartilhe:

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.