Tabela de cabos elétricos – Como dimensionar cabos?

tabela de cabos elétricos

Você tem acesso a tabela de cabos elétricos ou sabe como dimensioná-los? Bom, se você faz parte das suas dúvidas, hoje nós vamos te contar tudo sobre o assunto. 

Começando por como realizar o dimensionamento de cabos elétricos conforme as tabelas da NBR 5410. Além disso, vamos te mostrar detalhes importantíssimos sobre a tabela de cabos elétricos que ainda não foram abordados por aqui. 

Essas dicas são exclusivas e poucos eletricistas sabem disso. Então, se você quer se tornar um eletricista profissional diferenciado, continue a leitura e aprenda com a Engehall. 

Vamos lá!

Como dimensionar cabos elétricos?

Imagine que você foi chamado à casa de um cliente para fazer a instalação de um circuito, ou seja, uma tomada de uso específico para ligar um forno elétrico de 2.500 watts. A primeira coisa que vem à mente é: qual é o cabo mínimo necessário para ligar a tomada? 

A resposta está na Tabela 47 da NBR 5410. dê uma olhada nela. Ela diz que, para circuitos de iluminação, o cabo mínimo é de 1,5 milímetros quadrados. Enquanto para circuitos de força, como tomadas, o cabo mínimo é geralmente de 2,5 milímetros quadrados.

Entretanto, não é tão simples assim. A tabela serve apenas como uma base para evitar que se use cabos muito finos em circuitos que demandam mais corrente do que o cabo suporta, certo?

Ou seja, ela já determina que, para iluminação, a corrente não pode ser maior que 1,5 vezes a corrente da tomada. Então, se a tomada for de 16A, a corrente do circuito de iluminação não pode exceder 24A.

E como citamos a norma acima, é importante lembrar que, para se tornar um eletricista de sucesso e garantir a segurança em suas atividades é necessário estar por dentro das normas regulamentadoras mais importantes da Elétrica. 

Sendo assim, a Engehall conta com um curso de NR10 completo. Então, não perca mais tempo e se inscreva nele, ao final, garantimos a sua certificação. É ou não é a  melhor solução para quem deseja trabalhar com profissionalismo?  

Dito isto, vamos te contar os cinco pontos mais importantes para dimensionar corretamente os cabos elétricos.

5 pontos cruciais para dimensionar cabos elétricos 

Para dimensionar corretamente os cabos, é importante que além da tabela de cabos elétricos, você leve em consideração cinco pontos importantes que vamos citar logo abaixo. 

Mas antes disso, clique no botão abaixo e tenha acesso a TABELA DE CABOS ELÉTRICOS COMPLETA. Ela pode ser sua grande aliada no momento de dimensionar cabos.

Corrente do circuito 

Qual é a corrente do circuito do forno? 

Para isso, você precisa saber a potência do forno, que é de 2.500 watts em nosso exemplo. Divida essa potência pela tensão da rede elétrica para obter a corrente, que no caso é de aproximadamente 19,68 amperes.

Método de instalação 

Como os cabos serão instalados? 

Isso é importante, especialmente em instalações residenciais. Consultando a Tabela 33 da norma, você descobre o método de instalação adequado. No nosso caso, vamos considerar um método de instalação embutido na alvenaria, método B1.

Quantidade de cabos por circuito 

Quantidade de cabos por circuito. Isso gera muitas dúvidas, mas a Tabela 46 da norma detalha o número de condutores carregados em função do tipo de circuito.

Tipo de isolação 

Qual tipo de isolação terá o cabo? Em instalações residenciais, o cabo de PVC a 70 graus é comumente utilizado devido ao seu custo mais baixo e conformidade com as normas.

Número de cabos no eletroduto

Quantos carros irão passar dentro do mesmo eletroduto? 

Isso é crítico, pois mais carros aumentam a temperatura no eletroduto, o que afeta a capacidade de condução de corrente. No nosso exemplo, vamos supor que três circuitos passarão pelo mesmo eletroduto.

Vamos aos cálculos? 

Bom, agora que temos esses dados em mãos, podemos dimensionar o cabo. Vamos lá? 

Primeiro, consultamos a Tabela 36 para o método de referência B1, que nos indica dois condutores carregados (de acordo com a Tabela 46). Encontramos que um cabo de 2,5 milímetros quadrados suporta a corrente necessária para o forno.

No entanto, precisamos aplicar o fator de correção devido ao número de carros no mesmo eletroduto. 

Consultamos a Tabela 42, que nos dá um fator de correção de 0,7 para três circuitos no mesmo eletroduto. Multiplicando a corrente suportada pelo cabo (24A) pelo fator de correção (0,7), obtemos 16,8A. 

Portanto, precisamos usar um cabo de 4 milímetros quadrados, que suporta 32A.

Viu só? Dimensionar cabos elétricos não é tão difícil para um profissional que já tem uma base de qualidade sobre a Elétrica. 

Agora, vamos às considerações mais importantes que você precisa entender antes de dimensionar cabos elétricos. 

Quais são as considerações sobre o dimensionamento de cabos elétricos? 

Embora não tenha citado antes, as considerações abaixo são fundamentais para realizar um trabalho de qualidade. Então, fique atento às dicas: 

Considere a queda de tensão 

É importante mencionar que a queda de tensão é um fator a ser considerado em algumas instalações, especialmente em distâncias longas entre a fonte de alimentação e a carga.

Escolha cabos de qualidade 

Por último, mas não menos importante, escolher cabos de qualidade é essencial. Evite cabos de procedência duvidosa, pois eles podem comprometer a segurança da instalação.

Essas dicas são super valiosas para um profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho. Por isso, o meu dever era compartilhá-las com você. 

Conclusão 

Agora que você já tem em mãos a tabela de cabos elétricos mais completa do mercado, além de ter aprendido a melhor forma de dimensionar cabos elétricos com segurança e qualidade, vamos ao que interessa. 

Se você está aqui, sabemos que o seu principal objetivo é se tornar um eletricista de sucesso e aumentar a sua renda mensal, certo? Por isso, temos a solução: O curso de Eletricista Profissional. 

Isso porque, só ele vai te preparar para o mercado de trabalho com conteúdos completos, exclusivos e com os melhores mentores. Então, clique abaixo e se inscreva! 

 

Além disso, acesse o canal da Engehall e confira as melhores dicas por lá. 

Um grande abraço e até o próximo conteúdo,

Picture of André Mafra

André Mafra

Engenheiro Eletricista, sócio da Engehall Elétrica e Apresentador do Canal Engehall Elétrica, o maior canal que ensina elétrica na América Latina.