Como montar um quadro de distribuição – Passo a passo

como montar quadro de distribuição

Para iniciarmos, uma casa simples de cinco cômodos, precisamos ter cinco circuitos para montar um quadro de distribuição e eles devem ser divididos da seguinte forma: 

1° circuito: iluminação 1x10A

2° circuito: tomadas sala / quartos 1x20A – 2,5MM²

3° circuito: tomada banheiro 1x20A – 2,5 mm² 

Neste caso, é uma tomada específica com o objetivo de ligar, secador, chapinha ou coisas do tipo. 

4° circuito: tomadas cozinha / lavanderia 1x25A – 4,0 mm²

5° circuito: chuveiro 1x50A – 10 mm²

Com essa prática, além de conseguirmos prever a quantidade de cabos e as proteções de circuitos, também conseguimos definir o tamanho do quadro de distribuição. Isso porque ele precisa ter um tamanho mínimo para atender cada projeto.  

Mas antes de qualquer coisa, temos uma dúvida: Você quer se tornar o melhor eletricista profissional e atuar com segurança? Se a resposta for positiva, conheça agora mesmo o curso de NR10 da Engehall e se qualifique. 

Qual o tamanho ideal de um quadro de distribuição para uma casa de 5 cômodos? 

Bom, junto ao monopolar são necessários cinco circuitos. Além do disjuntor geral monopolar, é preciso de um espaço para o IDR bipolar que é necessário proteger contra fuga, e só ele gasta dois espaços DPS de 175 volts.

Além disso, é necessário separar dois espaços para o neutro e prever dois circuitos reserva. Desse modo, somando tudo isso, precisamos de 12 espaços. Você pode até investir em um de 16 ou 24 espaços, mas o de 12 será o suficiente. 

Investindo num quadro de distribuição está no momento de irmos para o próximo passo. 

Como é feita a fixação de um quadro de distribuição? 

A fixação do quadro de distribuição, pode ser tanto de embutir, que aquele quadro que fica chumbado direto na parede ou ele pode ser de sobrepor caso você faça uma instalação aparente. 

Após definir qual será o modelo utilizado em seu projeto, vamos para o próximo passo: a fixação dos elementos no quadro, como os barramentos de neutro e terra, os cabos do circuito, os condutores de aterramento, as abraçadeiras de nylon e por aí vai. 

Aqui, é necessário deixar os cabos prontos para conecta-los aos barramentos e as proteções. Feito isso, em seguida é o momento de iniciar a montagem das proteções do quadro de distribuição. 

Nós começamos montando a parte das proteções do QDC primeiro e depois montamos as proteções do circuito, certo? 

Mas fica tranquilo, pois a fixação das proteções nos trilhos é muito simples. Aqui, primeiro a gente coloca a parte de cima do de um torno do trilho e em seguida aperta a parte de baixo. Pronto: temos cabos passados e proteções instaladas.

Como fazer as ligações de um quadro de distribuição? 

Vamos começar pelo mais simples que é crimpar os terminais tubulares nos cabos azuis de neutro. Depois, basta conectar esses cabos ao respectivo barramento de neutro. 

Neste momento, devemos fazer o mesmo com os cabos verdes que são os cabos destinados aos recursos de aterramento de terra, certo? 

Um detalhe muito importante e que passa batido por alguns profissionais: É necessário ter muita atenção para não usar terminais mais grossos do que a bitola do cabo. Dessa forma, os terminais tem que ser a mesma sessão do cabo. 

Agora é a hora de conectar os cabos de alimentação na entrada do disjuntor geral do quadro de distribuição. Na saída desse disjuntor, nós vamos derivar dois cabos: 

  • Um de 4 MM, ligado na entrada do DPS;
  • Outro na mesma bitola do cabo de entrada, ligado na entrada do IDR 

 

Já na saída da fase do IDR  será ligada junto ao barramento pente monofásico que atende aos disjuntores. Após esse processo, o cabo de neutro será ligado na entrada do DR. 

Já a saída do DR do neutro será ligado ao barramento de neutro. Lembra que já ligamos em outros circuitos, né?

Dessa forma, todos os circuitos estarão protegidos pelo IDR incluindo o circuito de iluminação. No entanto, se você quiser, pode tirar o circuito de iluminação do IDR, mas é uma opção própria.

Conclusão

Lembrando que para demonstrar capricho e profissionalismo no seu trabalho, utilize sempre  crimpios, terminais e anilhas para identificação do circuitos. 

Além disso, não se esqueça de colocar na tampa do quadro a etiqueta de advertência e o diagrama unifilar deste quadro também.

Agora, se você quer aproveitar a melhor oportunidade para se tornar um profissional de sucesso, saiba que a Engehall está pronta para te ajudar! Clique abaixo e se inscreva agora no curso de Eletricista Profissional.

 

Além disso, não deixe de se inscrever em nosso canal do youtube, lá também está cheio de dicas para você se destacar no mercado de trabalho. 

Um abraço e até a próxima!