Disjuntores Monopolares duplicado ou um Bipolar?

disjuntores monopolares

É possível usar dois tipos de DISJUNTORES MONOPOLARES no lugar de UM BIPOLAR?

Fala, meus queridos, sejam todos muito bem vindos a mais um texto aqui do nosso blog oficial Engehall!

Hoje vamos conferir um clássico do pica fio:

Usar dois disjuntores monofásicos no lugar de um disjuntor bifásico, pode ou não?

A gente lógico preparou algumas explicações teóricas, mas também o teste prático não poderia ficar de fora. Inclusive inventamos um recurso (na verdade é uma gambiarra, mas que surpreendeu a gente no teste sim). 🤣

E aí meu querido, o que você acha disso? Pode ou não pode fazer isso? 

Antes de mais nada, eu vou te fazer um convite que vai tirar qualquer dúvida da sua cabeça na hora de fazer uma instalação de energia elétrica! Te convido oficialmente a fazer parte do time ELETRICISTA PROFISSIONAL.

Por isso, esse é o melhor caminho para você se tornar um PROFISSIONAL de ELITE. Concorrido no mercado, com dinheiro no bolso e que não tem medo de pegar serviço porque está preparado para todas as situações!

👉 CLIQUE AQUI para conhecer todo o treinamento 👈

Recado dado, vamos lá descobrir se pode ou não essa tranqueira…

disjuntores monopolares

02 DISJUNTORES MONOPOLARES no lugar de UM BIPOLAR é coisa de PICA FIO?

Turma, muito provavelmente vocês já devem ter se deparado alguma vez com um QDC onde usaram 2 disjuntores monopolares para seccionamento de duas fases, certo?

  • Parece coisa de PICA FIO, não é? Na verdade isso aí é coisa da quinta geração do saudoso José Fagulha Centelha, pros mais íntimos Zé Faísca…

No entanto, brincadeiras a parte eu te pergunto:

Será que é ou não permitido usar dois disjuntores monopolares para seccionar um circuito elétrico bifásico?

Sendo assim, o jeito é recorrer a nossa boa e velha amiga, a bíblia do eletricista, NBR 5410 e verificar se tem algum item que aborda este assunto, na verdade tem mais de um, olha só:

O item 6.3.7.2.1 da norma cita que:

  • “O dispositivo de seccionamento deve seccionar efetivamente todos os condutores vivos de alimentação do circuito respectivo”. 

Ou seja, os condutores energizados de um circuito precisam obrigatoriamente ser seccionados em algum ponto da instalação. 

Mas a dúvida ainda persiste:

Posso ou não usar 2 disjuntores monopolares para seccionar um circuito bifásico. Ou por que não também usar 3 disjuntores mono para seccionar um circuito trifásico? 

Bom, aí tem mais coisa pra analisar:

No item 6.3.2.1, cita que:

  • “Os contatos móveis de todos os polos de dispositivos multipolares devem estar acoplados mecanicamente, de forma que eles se abram ou se fechem praticamente juntos”

Opa, aqui tem um pequeno detalhe!

Dessa forma, as alavancas dos disjuntores precisam estar acopladas mecanicamente. Ou seja, não tem nada falando que deve ser um seccionamento elétrico, mas sim mecânico..

 “Uai, André, então se eu tiver 2 disjuntores monofásicos com as alavancas acopladas juntas então é permitido?”

Bom, meu querido, você deve tá bem confuso, até o momento creio que estou plantando a sementinha da discórdia e da dúvida na sua cabeça.

Por isso, se você ler só o item que falei, vai achar que essa gambiarra do acoplamento das alavancas é permitido, só que não é bem assim, não. Para acabar de vez com esta dúvida, vamos consultar uma nota que está no item 9.5.4 da NBR 5410.

Esta nota cita o seguinte:

  • “NOTA: Isso significa que esse é um dispositivo de proteção deve ser multipolar, quando o circuito for constituído de mais de uma fase. Dispositivos unipolares montados lado a lado, apenas com suas alavancas de manobra acopladas, não são considerados dispositivos multipolares”.

Pronto!!!! Como sempre a norma tem uma nota para acabar com nossa alegria! 

Está visto que, por norma, não é permitido usar tipos de  disjuntores monopolares lado a lado, mesmo com as alavancas acopladas.

– “… aiai, e eu achando que ia economizar comprando tudo disjuntor mono ao invés de bi e tri…” 

Mas qual o motivo de ser proibido fazer isso? 

Tem uma explicação técnica sim e já vou explicar. 

Mas antes, você sabia que para se tornar um profissional de sucesso é preciso realizar a certificação em NR10? Então, garante a segurança em sua rotina de trabalho com a Engehall.

Porque não é permitido usar disjuntores monopolares lado a lado?

Porque no caso de uma manobra, ou até mesmo uma atuação, o usuário o operador pode imaginar que o circuito elétrico está 100% desenergizado. Porém, uma das duas fases poderá se manter funcionando, mesmo com as alavancas unidas.

Ou seja, em caso de um curto circuito ou uma sobrecarga em um dos disjuntores, pode acontecer desta fase atuar internamente, a alavanca não baixar, e o outro permanece energizado, ou o processo inverso também, então tem um risco gigantesco nisso! 

Aaaa André, isso é conversa fiada!

Você não acredita? Bora provar!!!

Pra isso, vamos usar nossa amiga MDC: a Máquina Destruidora de Componentes, aqui da Engehall.

Aqui temos 2 disjuntores monofásicos, de mesma marca e mesma corrente de energia elétrica, fixados em um trilho DIN e unidos pelas suas respectivas alavancas de manobra.

disjuntores monopolares

Para comprovar que os disjuntores estão funcionando perfeitamente, vamos fazer o teste de continuidade neles usando este alicate amperímetro, mas pode ser utilizado um multímetro também.

Reparem que ambos estão funcionando, dando continuidade quando armados e não dando continuidade quando “desarmados”…

Agora vamos simular uma sobrecarga em apenas um dos disjuntores. 

Além disso, se observarem o multimedidor da MDC verão que ocorreu o desarme, já que a corrente elétrica foi a zero.

Agora o teste que todos estão esperando, será que os dois disjuntores dearmaram?

Mais uma vez vamos usar o nosso alicate amperímetro. No disjuntor é que “sofreu um curto circuito ou uma sobrecarga”, ele não esta dando continuidade, como podemos ver visor. E no outro disjuntor….  olha ele dando continuidade. 

Aqui, reparem que mesmo unidos, eles não irão se desarmar ao mesmo tempo. Então, meu querido, não invente! 

O argumento dos pica fios, para eles fazerem assim, é porque fica mais barato usar dois disjuntores monofásicos do que um disjuntor bifásico.

Cara, sinceramente, a segurança de sua família vale muito mais!

Se algum “profissional” te sugerir fazer isso, NÃO CONTRATE ELE, pois certamente este “profissional”, de profissional não tem nada.

Agora diga aí? Você já sabia dessas regras?

Por isso, não deixe de compartilhar esse post com a turma também. Vamos levar conhecimento para todos os lados e impedir o Pica Fio de colocar a casa das pessoas em risco!

Além disso, dá uma visitada lá no nosso treinamento ELETRICISTA PROFISSIONAL também.

 

 

Meu querido, muito obrigado e aguardo você no próximo conteúdo.

Até lá! 

 

Picture of André Mafra

André Mafra

Engenheiro Eletricista, sócio da Engehall Elétrica e Apresentador do Canal Engehall Elétrica, o maior canal que ensina elétrica na América Latina.