4 Dicas para usar sonda para cabo elétrico

Você já teve dificuldade de passar um cabo elétrico em uma tubulação? Você precisa conhecer a sonda para cabo elétrico e nunca mais se estressar na hora de passar os cabos. Além de não causar danos às paredes, a distribuição de pontos de energia fica bem mais fácil.

Nesse artigo você vai aprender dicas sobre como usar sonda para cabo elétrico.

Sonda para cabo elétrico

Você já ouviu falar da sonda “passa fio”? Ela é um ferramenta indispensável na hora de criar pontos de eletricidade. Instalar o cabeamento elétrico em uma estrutura ou dentro de uma parede pode parecer complexo. Mas com essa sonda você tira esse serviço de letra!

A sonda passa fio te auxilia na hora de levar o cabo da caixa de distribuição até o local que você deseja ter eletricidade. Um exemplo bem comum é em bocais de lâmpada, tomadas, chuveiros elétricos e interruptores.

Ela é basicamente, um fio chato preso e um suporte. Normalmente em enrolado e chega até 76 metros de comprimento. Com um pequeno gancho na ponta que prende o fio, ela puxa o fio até o lugar onde você deseja.

 

Dicas importantes sobre fios e cabos

Existem algumas dicas importantes antes de começar a passar os fios. Você deve iniciar a passagem dos cabos somente depois de:

  • Revestir as paredes, tetos ou pisos
  • Impermeabilizar ou providenciar o telhamento da cobertura
  • Colocar portas, janelas e vedações
  • Após instalar a rede de eletrodutos e colocar as caixas de derivação

Não permita a instalação de condutores e cabos isolados sem a proteção de eletrodutos ou invólucros. Da mesma forma, não é aconselhado permitir emendas de condutores dentro dos eletrodutos.

Além disso, os cabos que você for usar na instalação subterrâneas não devem sofrer torções e nem desgaste de tração. É preciso ficar atento as curvas realizadas nos condutores e cabos, para que não danifique a capa isolante.

sonda para cabo elétrico

4 Dicas para usar sonda para cabo elétrico

Vamos colocar a mão na massa:

  1. Coloque os fios junto da sonda passa fio
  2. É importante prender os fios com um pedaço de fita isolante
  3. De um espaço entre os fios para não ficar aglomerado. Dessa forma eles não vão embolar durante a passagem deles na tubulação.
  4. Certifique-se de que a tubulação tem a diâmetro ideal para os cabos que você vai usar.

Mas e se o fio não passar mesmo assim ?

Pode ser que exista alguma incompatibilidade entre os diâmetros dos cabos, da sonda e do conduíte. Se esse for o caso, reduza os números de fios ou troque a tubulação.

Além disso, o fio pode estar quebrado, desgastado ou danificado. Dessa forma é só trocar por outro de melhor qualidade.

Verifique também se o conduíte não está entupido, ou tenha uma curva muito estreita. Para isso você pode usar vaselina para facilitar a passagem. Outra forma interessante é usar o aspirador de pó para desentupir o conduíte.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.