Desobstrução de tubulação de fios, estratégias que funcionam

Você já tentou passar algum fio na tubulação e de repente percebeu que ela estava entupida? É comum que, depois de instalar e até mesmo rebocar a parede, apareça algum problema na fiação ou no conduíte. Nesse caso, você precisa de uma limpeza e desobstrução de tubulação de fios.

Continue com a gente e aprenda estratégias que realmente funcionam na desobstrução da tubulação.

desobstrução de tubulação de fios

Desobstrução de tubulação de fios: conduíte elétrico

Conduíte é um tudo usado para proteger a fiação elétrica em uma instalação. Além disso, ele ajuda a direcionar a fiação na estrutura ou edifício. Você pode instalar em paredes, camadas subterrâneas ou em estruturas mais aparentes.

O Eletroduto também é um tubo usado para a proteção da fiação elétrica nas estruturas. Mas a diferença entre conduítes e eletrodutos está no material e nas edificações que cada um é usado.

O conduíte, por exemplo, é mais comum em residências e comércios de pequeno porte. Geralmente de cor amarela, ele tem mais flexibilidade e é feito de um material mais enrugado e flexível.

Já o eletroduto é usado em lajes, pisos e superfícies de concreto. Além de serem mais rígidos e mais resistentes a choques.

A vantagem do contuíde é que hoje ele já é feito com materiais recicláveis e a durabilidade é em torno de 50 anos. Além disso, os conduítes são mais baratos.

 

Conduíte entupido: o que fazer

Por serem flexíveis, os conduítes podem acabar entupindo com algum resto de construção. Se o conduíte estiver próximo a um cano, por exemplo, pode sofrer por algum vazamento ou sujeira que acaba indo para o local.

Além disso, se uma parede amassar, provavelmente o conduíte vai ser danificado também.

Se o conduíte elétrico estiver entupido, a fiação pode acabar sendo comprometida. A sujeira deixada no tubo pode destruir os fios ou causar oxidação em alguns pontos. Dessa forma, pode acontecer desde choques pequenos até a queima de todos os fios.

Percebeu o quanto é importante ficar atendo ao menor sinal de entupimento dos conduítes? A deterioração dos fios pode chegar até a caixa geral e causar sério problemas.

Estratégias para desobstrução de tubulação de fios

Em primeiro lugar, você precisa mediar a distancia do espaço que deseja passar os fios do duto.

Se você encontrar algum impedimento na hora de passar os fios, é importante verificar o que há de errado no espaço. Você pode passar um guia passador de cabo. Com uma fita guia de aço, você pode inseri-la no conduíte e empurrar até onde ela conseguir ir. No momento que a fita parar, retire-a e meça até onde ela entrou no tubo. Dessa forma você vai conseguir identificar o local exato da obstrução do cano.

Em segundo lugar: Você também pode jogar água quente, em pouca quantidade. Se o que tiver obstruindo for apenas uma camada mais fina de cimento, é possível que ela se dissolva com água quente.

Outra dica importante é: recorra a uma empresa especializada em desobstrução. Dessa forma você evita transtornos maiores, como ter que quebrar toda a parede por exemplo.

Enfim, com essas dicas é possível resolver o problema da desobstrução de tubulação de fios.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.