Você sabe que o ventilador de teto é uma das formas mais práticas e baratas que temos para lidar com o calor, né? Além disso, vivemos em um país tropical e, por ser mais econômico, ele é muito procurado para ajudar nos dias mais quentes.
Pensando nisso, resolvemos trazer para você o melhor passo a passo de Como instalar ventilador de teto da Internet.
Então, aproveite para esclarecer suas maiores dúvidas, porque o conteúdo de hoje tá show de bola!
O que eu preciso para instalar o ventilador de teto?
Então turma, para fazer a instalação de um ventilador de teto é preciso ter em mão algumas ferramentas fundamentais para realizar um bom trabalho, além das nossas valiosas dicas, mas isso vai ficar mais pra frente.
Vamos as ferramentas?
- Chaves sextavadas (geralmente serão a de 8mm e a de 11mm);
- Alicate (pode ser universal, de corte ou decapador);
- Chave de fenda ou phillips;
- Sonda;
- Conectores ou fita isolante;
Além disso, não tenha pressa. Separa um período de aproximadamente 2 horas para realizar o serviço. Mas você está curioso para saber qual é o passo a passo, não é mesmo?
Por isso, durante este conteúdo separamos dicas valiosas sobre a instalação de ventilador de teto. No entanto você pode conferir nosso vídeo completo no canal do youtube:
Passo a passo de como instalar ventilador de teto:
Antes de mais nada, em qualquer tarefa envolvendo eletricidade, a primeira coisa que você deve fazer é desligar a energia e verificar se realmente tá tudo desligado, certo?
PRIMEIRA DICA:
Leia o manual do produto.
Existem diversas marcas e modelos de ventiladores de teto, e cada uma delas possui suas particularidades. Tem muito instalador, por exemplo, que após fazer a instalação do ventilador, deixa um monte de peças sobrando.
Por isso, só comece a montagem após ler todo o manual.
1° PASSO: Retire todas as peças de dentro da caixa do produto e vá separando elas pelo chão ou sobre uma mesa, se preferir. Desta forma, é muito mais fácil identificar todas as peças.
2° PASSO: Agora, com todas as peças separadas, pegue o motor do ventilador, enrosque o NIPLE fornecido na parte de baixo do motor e fixe este NIPLE com uma arruela e uma porca.
3° PASSO: Em seguida, insira o plafonier neste niple e o prenda usando também uma arruela e uma porca.
4° PASSO: Após este procedimento, passe os cabos da lâmpada por dentro do NIPLE. Repare que na parte superior do motor tem uma haste vazada que está fixada no corpo do motor e será por ela que os cabos da iluminação irão passar, juntamente com os cabos de alimentação do motor.
Observe que usamos uma chave de fenda para puxar estes cabos.
5° PASSO: Em seguida, encaixe a haste de sustentação do ventilador sobre a haste do motor e faça o travamento. Novamente utilizaremos uma chave de fenda para alinhar os cabos no furo lateral da haste.
Alguns fabricantes fornecem parafuso e porca para fazer este travamento. No caso do fabricante do ventilador deste vídeo, ele forneceu uma cupilha.
SEGUNDA DICA:
Após fazer o travamento da haste, você deve colocar o copinho de proteção dos cabos na entrada da haste e também a canopla que fica no teto antes de passar os cabos.
Se você passar os cabos primeiro, terá que desfazer tudo, pois as canoplas não passarão.
6° PASSO: Após passar os cabos pela haste, você já pode ir montando as pás do ventilador.
- Mas porque não posso montar as pás do ventilador com ele instalado?
Bom, poder até pode, mas dependendo da altura que este ventilador for instalado, você vai ficar com os braços doendo por causa da posição. Então, se você fizer conforme nossa orientação, poupará esforço.
E por falar na montagem das pás do ventilador…
TERCEIRA DICA:
Tenha muito cuidado na hora que for encaixar o suporte das pás no motor. No caso do modelo neste vídeo, ele possui uma leve inclinação. Se você inverter o lado de um, vai ocasionar vibração.
7° PASSO: Para fixar o suporte no corpo do motor, basta usar um parafuso e uma porca e aperte bem. Para facilitar o seu trabalho nesta hora, você pode utilizar a própria caixa do ventilador para apoiar o ventilador.
Assim evita a possibilidade de quebrar uma pá, já que a maioria é feita em madeira, bem como não irá danificar o bocal da lâmpada.
Uma situação que costuma acontecer é o fabricante enviar o suporte que será fixado na caixinha ortogonal do teto menor do que a própria caixinha. Então, para contornar este “detalhezinho”…
QUARTA DICA:
Faça um furo para bucha 6 no fundo da caixinha ortogonal do teto onde será instalado o ventilador e instale uma barra roscada. O tamanho da barra vai depender da profundidade da caixinha.
Feito a fixação do suporte, é hora de fazer as conexões elétricas.
8° PASSO: Observe que cada fabricante adota uma forma de ligação, bem como as cores dos cabos que serão usados. É de extrema importância seguir as orientações do manual.
Não se assuste, por exemplo, se o manual estiver orientando a fazer uma ligação de um cabo na cor vermelha, que sai do controlador do ventilador, ao cabo neutro da instalação, que geralmente é azul.
Por que isso acontece?
Porque eles não seguem um padrão. Bom, isso acontece porque eles seguem uma norma específica para fabricação de ventiladores, e as instalações elétricas seguem outra norma, a NBR 5410. Então a gente tem um conflito de normas, só por isso.
E sabe uma coisa que incomoda muito na hora de instalar um ventilador de teto?
A tal exaustão e ventilação. Isso porque os fabricantes insistem em colocar os cabos que vão para o motor da mesma cor. Aí você tem 50% de chance de ligar certo.
Por que, senhores fabricantes, vocês não colocam, por favor, pelo menos uma faixa de cor diferente para que nós instaladores não tenhamos que ligar na sorte esses cabos? Fica a nossa dica.
Outra dica também é para padronizar a instalação do capacitor na caixinha do teto. É muito melhor, já que tem muito mais espaço lá em cima. Tem gente que manda o capacitor para guardar na caixinha do interruptor, ali fica meio difícil. Às vezes tem mais cabo ali, então é melhor jogar o capacitor lá em cima, se possível. Fica a dica aí também para vocês.
9° PASSO: Após fazer todas as ligações, não monte nada ainda. Precisamos testar para ver se está tudo funcionando. Vá lá no quadro de distribuição de energia do circuito onde você instalou o ventilador. Desligue e passe os testes. Comece pela iluminação, depois veja se o ventilador de exaustão está funcionando.
Como eu disse antes, aqui é questão de sorte. Se tiver invertido, troque a instalação dos cabos. Inverta os cabos lá ou na controladora que fica na parede, na caixinha, ou lá no teto, fica à sua escolha.
Se você ligou à exaustão e ele rodou para baixo, é uma coisa. Se você trocar os cabos, está tudo certo. Portanto, finalize a montagem, fixando a controladora e subindo a canopla do teto.
QUINTA DICA:
Não encoste o copinho de proteção dos cabos do motor no motor. Deixe um pouquinho de sobra. E a mesma coisa com a canopla que vai no teto. Assim você evita um atrito entre essas partes de proteção, que acaba gerando ruídos desconfortáveis.
Então, deixe sempre bem reguladinho ali, como a sobra de espaço.
Agora uma dica extra:
Quer dar um upgrade na sua carreira aprendendo a fazer instalações elétricas como a galera da Engehall? A hora é agora! Venha se tornar um novo eletricista profissional!