FIO NEUTRO do padrão, só que “fora de padrão”? Você já viu isso?
Fala, meu querido!!! Tudo massa?
Todo mundo aqui sabe que o dia de um eletricista de manutenção não é nada fácil. É cada BO que dá para desanimar fácil fácil.
E, com o passar dos anos, a gente vai se convencendo que já vimos de tudo na área. Só que não é bem por aí não!
Recentemente, recebemos um e-mail de um seguidor nosso, o Fernando Piekarski.
Ele relatou para a gente uma situação que vou falar pra você….
- Eu nunca vi nada parecido que aguentasse tanto tempo assim funcionando. E tem a ver com o “fio neutro”!
Ficou curioso?
Assim como você, acredito que muita gente também ficou. Mas quer saber a diferença que você tem lendo isso agora?
Você pode entrar na maior comunidade de ELITE dos ELETRICISTAS PROFISSIONAIS da América do Sul! Estou falando do treinamento ELETRICISTA PROFISSIONAL da ENGEHALL! Um curso que já formou muita gente por aí e mudou a vida delas. Venha ser um ELETRICISTA de SUCESSO, que fecha orçamentos sem precisar barganhar com clientes, que é respeitado e não perde serviço para o “barateiro” Zé Faísca!
👉 CLIQUE AQUI para conhecer todos os benefícios do nosso treinamento 👈
Qual é a história do FIO NEUTRO do padrão, só que “fora de padrão”, afinal?
Vou começar agradecendo ao Fernando por ter compartilhado com a gente o BO que ele encontrou.
Vejam só o e-mail e o vídeo que ele mandou:
“Um conhecido me chamou para ir na casa dos pais dele verificar um problema na elétrica, pois deu um estouro e parou de funcionar metade da casa.
Ele me falou que foi tomar um banho e que tinha esquecido que o ar condicionado estava ligado no quarto e que durante o banho deu um estouro na caixa de disjuntores e tudo na casa estava louco. Luzes piscando e não funcionando direito alguns equipamentos.
Perguntei o porquê da preocupação do ar ligado e ele me passou que o eletricista de um serviço passado disse a ele que não poderia tomar banho com nada mais ligado a não ser luzes. Logo vi que algo de errado não estava muito certo.
Entrei na casa do cliente, vi que as lâmpadas estavam piscando e alguns equipamentos como tv e geladeira não funcionavam muito bem. Fui direto no disjuntor e desliguei tudo! Com o detector de tensão verifiquei a presença de tensão em todos os cabos que passavam pela caixa. Achei estranho a detecção de tensão nos cabos mesmo ainda desligados. Desliguei a geral e subi na casa pois era todo cabeamento aparente.
Depois de uma rápida checagem, detectei o problema.
O neutro vindo do padrão, que já não era de 10mm e sim de 6mm, estava com uma emenda de uns 40cm com um flexível 2,5mm. Veja no vídeo que te mando em anexo.
Não faço ideia de como e nem a quanto tempo aquilo estava daquele jeito, pois nem o dono da casa soube me informar. Mas ele tem 2 ar condicionados de 12 mil, mais 2 chuveiros na casa, um de 7800 e um de 6500 watts. Porém, como ele mesmo disse, foi instruído a nunca usar os 2 chuveiros ao mesmo tempo e, quando usar, desligar qualquer equipamento que não seja a iluminação.
Fiquei pasmo.”
Alguns detalhes que são preocupantes…
Que situação, hein, meu querido? Deu pra ver o “capricho” dessa instalação. Muito complicado mesmo!
Algumas coisas chamaram minha atenção:
- “O eletricista” que fez a instalação desta casa havia orientado ao morador de que “ele que não poderia tomar banho com nada mais ligado a não ser luzes”. Pensa só que bela orientação profissional desse cara aí…
- O problema do rompimento do cabo só aconteceu porque o morador não desligou um aparelho de ar condicionado na hora em que alguém foi tomar banho. Mas se for pensar, né, o zé faísca lá avisou que não podia tomar banho com outras coisas ligadas, uai. A culpa é do cliente por não seguir a orientação… 😅😅😅 (É brincadeira isso!!!)
- O Fernando ainda relatou pra gente que:
- A casa tem 2 ar condicionados de 12000 btus, o que dá em torno de 1500W, 1 chuveiro de 7800W e outro chuveiro de 6500W, fora os demais aparelhos elétricos.
Em uma conta simples, apenas estes aparelhos consomem quase 50A da residência!
E para quem ainda não sabe, o cabo neutro serve para “fechar” o circuito. Ou seja, quando temos um equipamento ligado, existe circulação de corrente nele similar a corrente de cada fase. Por esse motivo não é recomendado, em casos assim, diminuir a seção do neutro, nem tão pouco emendar bitolas de cabos diferentes. Isso é coisa de pica fio pós graduado em gambiarra!!!
E o que diz a norma?
Mas cabe ressaltar que a NBR5410 até permite que seja usado o cabo neutro de seção menor do que os cabos de fase. Porém devem ser atendidos alguns fatores, dentre eles, os cabos de fase devem ser superiores a 25mm², o que não é o caso do cliente do Fernando.
Se você quiser saber os critérios para diminuir a bitola do neutro, leia a partir do subitem 6.2.6.2 da norma, que lá tem todas as recomendações para isso, ok?
Outra coisa, gente, compartilha esse texto aqui com a turma que realmente tem interesse em aprender elétrica para fazer direito. A gente só vai mudar a realidade do nosso seguimento compartilhando conhecimento. Só assim todo mundo cresce junto!
Outra coisa, vocês não têm ideia de como é bom saber que vocês confiam na gente. Sério mesmo!
A quantidade de mensagens que recebemos, e-mails, directs, vocês reportam muitas situações de manutenção do dia a dia, e nós acabamos aprendendo junto cada vez mais. Envia para nós se você já pegou uma situação parecida ou até pior que a do Fernando. Mais uma vez muito obrigado por compartilhar mais essa experiência conosco, meu irmão….
Não se esqueça de conferir o nosso treinamento ELETRICISTA PROFISSIONAL. A ponte que você precisa entre o trabalho que você merece da vida que você sonha é o nosso curso! Não dê mais chance para o Zé Faísca roubar os seus clientes!
👉 CLIQUE AQUI para conhecer todos os benefícios do nosso treinamento 👈
Um grande abraço e até o próximo texto original Engehall!!!
Tchau e obrigado!