Imagina não precisar usar o interruptor para ascender ou apagar a iluminação, porque ela faz isso sozinha?! Para quem não conhece, os relés fotoeletrônicos são dispositivos que controlam o sistema de iluminação apenas pela variação da luz natural. Tudo isso de forma automática, sem nenhum auxílio manual. Continue lendo e aprenda como funciona a lâmpada inteligente.
Como funciona a lâmpada inteligente: conheça os relés fotoeletrônicos
Os relés fotoeletrônicos são peças essenciais para automatizar sistemas de iluminação. É comum encontra-los em iluminação pública, ruas, praças, industrias e estacionamentos. Mas também pode ser usado em espaços compartilhados nos condomínios e residências.

Esses dispositivos funcionam a partir de um principio térmico (ou magnético), ou seja, ascendem a luz ao escurecer, e apagam a luz ao clarear. Dependendo do modelo você pode até programar o tempo para apagar a luz.
O Brasil é um país que demanda um alto custo com energia elétrica. Imagina a economia e praticidade que esse sistema pode te oferecer?!
Além disso, na ausência de pessoas a noite ele simula a atividade de ligar e desligar a lâmpada automaticamente. Dessa forma, a segurança é reforçada.
Como funciona o relé fotoeletrônico
A principal função dos relés fotoeletrônicos é ligar ou desligar um circuito de iluminação automaticamente, de acordo com a quantidade de luz natural. Dessa forma, você tem inúmeras possibilidades de configurações na hora da instalação.
As lâmpadas dos postes, por exemplo, ascendem automaticamente quando escurece. Mas também é possível programar para que a iluminação apague em determinado horário.
O sensor LDR é o que possibilita a mudança da resistência de acordo com a quantidade de luz. Quando ele está energizado, controla a intensidade de luz do ambiente. Conforme a intensidade da luz sua resistência varia a ponto de acionar a bobina que faz o relé fotoelétrico funcionar.
Dessa forma, a instalação é simples: o sensor de luminosidade detecta quando escurece e quando clareia.
Portanto, a primeira dica é: jamais deixe a lente ficar direcionada para a lâmpada, se não o sensor vai presumir que é dia o tempo todo.
Duas configurações para o relé fotoeletrônico



Antes de mais nada, você pode instalar os cabos de duas formas:
- Comando automático, ligar e desligar sozinho todo dia: ligar a fase no preto, a lâmpada no vermelho e o neutro ou a outra fase, se for 220v bifásico, no branco. Depois deriva o branco pra o outro lado da lâmpada.
- Funcionamento por um período de tempo: colocar um interruptor antes da alimentação no cabo preto. Desliga o interruptor, para de chegar energia ele não funciona.