Eletricista Industrial: Aprenda tudo sobre a profissão

eletricista-industrial

O campo de atuação para o eletricista industrial vem crescendo a cada dia, atraindo a atenção de empreendedores que buscam boas oportunidades de encontrar os melhores e mais dedicados profissionais do mercado. 

Desse modo, para investir em uma carreira sólida neste setor é preciso que o profissional se dedique em suas certificações tanto dos cursos profissionalizantes quanto das normas obrigatórias para exercer a profissão na Elétrica. 

Além dessas informações, existem uma série de dicas e informações que você precisa saber para aproveitar as melhores oportunidades. Por isso, fique ligado no conteúdo de hoje: 

Você está pronto para se tornar o melhor profissional do setor Elétrico? Então vem com a gente! 

Qual a função de um eletricista industrial?

O eletricista industrial tem a responsabilidade de realizar a manutenção elétrica preventiva e corretiva em equipamentos ou instalações industriais. Dessa forma, ele analisa regularmente quais são as reais necessidades de troca ou reparo em circuitos, painel de controle, motores ou outros tipos de componentes elétricos. 

Por isso, seu principal foco é garantir o funcionamento seguro de equipamentos, máquinas ou sistemas. Sendo assim, além de analisar regularmente essas estruturas, ele também é o responsável por avaliar desenhos elétricos e realizar a montagem de cabeamentos e painéis de tensão. 

Portanto, podemos dizer que em um ambiente industrial, a atuação desse profissional é fundamental para assegurar a continuidade de todas as operações que envolvem seu trabalho e a segurança dos envolvidos nas atividades. 

Mas se você ainda está se perguntando quais são as possíveis áreas de atuação para um eletricista industrial, nós já vamos te mostrar. 

Quais são as possíveis áreas de atuação para um eletricista industrial?

O mercado de trabalho para o eletricista industrial está crescendo a cada dia mais em alta, isso porque, esse profissional tem responsabilidades diretamente ligadas ao funcionamento efetivo do setor industrial. 

No entanto, assim como existe a possibilidade de trabalhar como contratado efetivo de uma só empresa, que é o caso da CLT, o eletricista industrial também tem a chance de conseguir uma cartela de clientes e atendê-los de forma autônoma. 

Desse modo, podemos dizer que as duas opções podem ser bastante vantajosas para você e irá depender de qual é o seu objetivo profissional. Mas para te ajudar a entender um pouco mais desse mercado e facilitar o processo das suas escolhas, vamos listar algumas possíveis áreas de atuação para essa profissão. Veja só: 

  • Trabalhar para construtoras; 
  • Prestar serviços para assistência técnica;
  • Realizar manutenção em equipamentos e máquinas industriais

Além de tudo o que citamos acima, o eletricista industrial ainda pode assinar projetos que sejam ligados a sistemas elétricos residenciais, prediais ou industriais. Entretanto, vale lembrar que depende de qual foi sua formação e se ela o habilita para essa função. 

Portanto, se você se interessou pela formação de eletricista industrial, não perca tempo e se inscreva no curso da Engehall. 

Quanto ganha um eletricista industrial?

Assim como qualquer profissão, os salários de um eletricista industrial podem variar bastante devido a diversos fatores: localidade, nível de experiência e a demanda exigida pela empresa são alguns exemplos disso. 

Na região sudeste do país, segundo a plataforma de emprego Catho, existem mais de 300 vagas para eletricista industrial cadastradas no site atualmente. Sendo elas para exercer atividades como: 

  • Manutenção corretiva e preventiva;
  • Análise de troca e regulagem de maquinário; 
  • Análise de desenhos elétricos; 
  • Ligação de cabeamentos e  painéis de tensão

Na região sudeste do país, pode-se encontrar salários que variam entre R$1320,00 à R$5.000,00.

Como se tornar um eletricista industrial?

profissional elétrica industrial

Como já dissemos anteriormente, o trabalho de um eletricista industrial é fundamental para a manutenção da indústria. Isso porque, é ele o responsável por executar a montagem e manutenção de instalações, desenvolver soluções para sistemas elétricos de equipamentos, além de realizar o levantamento de carga e ligação dos quadros de comando. 

Mas não para por aí, outras atividades que fazem parte da rotina desse profissional, são: 

  • Programação de controladores lógicos; 
  • Instalação de dispositivos;
  • Montagem de componentes e materiais; 
  • Analisar diagramas elétricos; 
  • E muito mais… 

Por isso, para se tornar um eletricista industrial, além de vontade, você precisará de muito foco para aprender a parte técnica da profissão e garantir que seus serviços serão realizados de forma útil e segura. 

Dito isto, para atuar como eletricista industrial, o profissional precisará investir em uma certificação de eletricista, além de contar com uma outra que também é básica no setor: a NR10. De forma resumida, ela é uma norma regulamentadora que contém as principais diretrizes para operar no setor elétrico.

> Conheça o curso de NR10 da Engehall e não perca tempo. 

Certificação em Elétrica Industrial

Voltando ao principal caminho para se tornar um eletricista industrial, é fundamental que o profissional possua uma certificação em Elétrica. Desse modo, ela pode ser adquirida por cursos profissionalizantes. 

Sendo assim, dentre os cursos disponíveis no mercado, com os conhecimentos adquiridos pelos mentores da Engehall, o profissional terá a oportunidade de desempenhar com êxito todas as atividades citadas ao longo do conteúdo. 

Conclusão

Se você chegou até aqui, sabe bem que um eletricista industrial é essencial tanto nesse setor quanto em outros ramos, como é o exemplo da construção civil. Isso porque, é o trabalho desse profissional que irá garantir a segurança tanto nas instalações elétricas quanto na manutenção de máquinas e sistemas. 

Dito isso, esse profissional está cada vez mais requisitado pelas empresas, seja para prestar serviços como autônomo e formar a sua própria rede de clientes, ou para ingressar no formato de trabalho CLT. Vale lembrar, que como dissemos anteriormente, não existe certo ou errado neste caso, essa escolha irá depender do seu momento profissional. 

Portanto, se você deseja ser um profissional competente, não deixe de seguir nossas dicas e contar com o apoio da Engehall em sua trajetória profissional.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E APROVEITE A SUA MELHOR CHANCE DE SER UM PROFISSIONAL DE SUCESSO! CURSO COMANDOS ELÉTRICOS

Mas caso tenha restado alguma dúvida ou queira conhecer melhor outras áreas da Elétrica, acesse o nosso blog e conheça mais dos nossos cursos.