Técnicas para facilitar o uso do cabo guia passa fio

Se você já se estressou na hora de passar a fiação pelo conduíte esse artigo é para você. Você conhece o cabo guia passa fio? Ele é uma ferramenta que te auxilia a passar fios em espaços pequenos, como por exemplo, eletrodutos e conduítes. Além da ajuda na hora de transpassar os cabos, ele é compacto e simples de usar.

Continue lendo e aprenda técnicas infalíveis para acabar de vez com o estresse na hora de passar os fios pela tubulação.

O que é cabo guia passa fio ?

O cabo guia passa fio é um cabo que tem um pequeno gancho na ponta que prende o fio e ajudar a transpassa-lo pelo conduíte, ou qualquer espaço pequeno e estreito. Na hora de passar o fio, é importante empurra-lo até o ponto final.

Você pode encontrar o cabo passa fio de vários tamanhos, espessuras e cores. Dessa forma, você consegue escolher um que se adeque as medidas da sua tubulação.

O cabo mais comum é feito de aço e encapado de polipropileno. Além disso, são resistentes, flexíveis e fáceis de usar.

cabo guia passa fio

Antes de comprar seu cabo passa fio certifique se ele é compatível com a tubulação. Se você comprar um modelo menor, por exemplo, não vai conseguir atingir a outra extremidade.

Alguns cuidados são importantes na hora de guardar seu cabo:

  • Enrole o cabo delicadamente e prenda com um barbante. Dessa forma, eles ficam compactos na hora de guardar.
  • É importante usar o cabo certo para cada atividade. Por exemplo, você vai instalar um telefone ou uma rede de internet? Use o cabeamento adequado. Com isso, você não compromete toda a instalação.
  • Por exemplo, o cabo coaxial é ideal para produção audiovisuais. Ele transmite a imagem em uma velocidade muito grande. Você pode usa-lo na instalação de uma TV ou câmera de segurança.

 

 

Como usar o cabo guia passa fio ?

  1. Cuida da limpeza do seu cabo

A limpeza é essencial para a conservação do cabo. Quando for tirar ele do carretel limpe-o e observe se há alguma rachadura ou torção. Elas costumam dificultar a passagem no conduíte, e assim também dificultar a passagem dos fios.

Além disso, um cabo em condições ruins pode quebrar dentro do conduíte.

  1. Em passagens muito longas, use lubrificante

Se a extensão da passagem for longa, use algum tipo de lubrificante a base de petróleo. O óleo ou a graxa, por exemplo, não danificam o isolamento do fio. Antes de usar o cabo, coloque o lubrificante na ponta do cano. Dessa forma, as curvas de 90 º serão lubrificadas antes do fio passar.

  1. Tenha sempre um passa fio de reserva

Prevenir é sempre melhor do que remediar, não é verdade. Ter um cabo reserva evita transtornos e atrasos caso um deles não consiga atravessar todo o cano.

  1. Dica infalível na hora da passagem dos cabos

Retire no mínimo 7cm da parte isolada dos fios. Pegue duas pontas expostas e coloque, uma de cada vez, no gancho do passa fio. Coloque metade dos fios em um lado do gancho e a outra metade do outro. Dessa forma, a distribuição dos fios vai ser mais uniforme.

Dobre os fios rente onde a parte isolada encontra com o gancho. Enrole em uma fita isolante a cabeça do fio e o gancho passa fio e passe um pouco de lubrificante.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.