Esquema de Aterramento TN-S – Conformidade com a NBR-5410

esquema de aterramento

Para iniciar o conteúdo de hoje é fundamental que você saiba que a segurança em instalações elétricas é indispensável. Desse modo, um dos mecanismos cruciais para garantir a segurança e a conformidade com as normas, como a NBR-5410, é o esquema de aterramento tn-s. 

Por isso, vamos focar na importância da norma, sua aplicação e em como o aterramento se encaixa nas regulamentações elétricas. 

Você está preparado para descobrir tudo o que precisa para se tornar o melhor eletricista da sua região? Então não perca mais essa dica! 

Boa leitura. 

Qual a importância do esquema de aterramento tn-s? 

O esquema de aterramento tn-s desempenha um papel vital nas instalações elétricas, isso porque, com ele é possível direcionar corretamente possíveis correntes de fuga para a terra. 

Além disso, esse processo protege as pessoas e preserva os equipamentos, uma vez que oferece um caminho de menor resistência para a corrente elétrica, que naturalmente flui em direção à terra devido ao seu menor potencial.

Mas qual é a relação do esquema de aterramento TN-S com a NBR 5410? 

Bom, a norma NBR-5410 estabelece diretrizes específicas para o aterramento elétrico. Ou seja, ela define que o valor máximo da resistência de aterramento não deve exceder 3 Ω. 

Além de exigir que a medição da resistência seja feita com um equipamento especializado chamado terrômetro. Sendo assim, o cumprimento dessas normas é essencial para garantir a segurança e a eficácia do sistema de aterramento.

No entanto, é fundamental entender que o aterramento pode ser tanto um aterramento de proteção quanto um aterramento funcional. 

Em outras palavras, o esquema de aterramento tn-s de proteção visa garantir a segurança das pessoas contra choques elétricos. 

Agora, em algumas situações, como quando uma concessionária de energia fornece alimentação em baixa tensão e o neutro é aterrado, o objetivo não é a proteção, mas sim outros aspectos da funcionalidade do sistema elétrico.

Aproveitando que estamos falando sobre as normas regulamentadoras, saiba que a Engehall está sempre um passo à frente quando o assunto é segurança e profissionalismo. Por isso, não perca tempo e conheça o certificado em NR10

Qual a relevância do aterramento do neutro? 

Para resumir, em um sistema trifásico equilibrado ligado em estrela, a corrente no neutro é zero. No entanto, em condições reais, a rede pode não estar equilibrada, seja devido ao aumento da demanda de energia ou a ligações ilegais à rede elétrica.

Dessa forma, nesses casos, uma corrente pode circular pelo neutro, e a ligação à terra é fundamental para fornecer um caminho de retorno seguro.

Qual a relevância do aterramento de proteção? 

No caso do aterramento de proteção, frequentemente abreviado como PE, ele é essencial para prevenir choques elétricos por contato indireto. Ou seja, quando uma pessoa entra em contato com uma massa que não deveria estar energizada, mas está. 

Desse modo, a eficácia da proteção depende tanto do equipamento quanto da instalação. Alguns equipamentos possuem condutores de proteção, enquanto outros não. Por isso, garantir a conexão desses condutores à terra com uma resistência próxima de zero é crucial.

E como a norma se aplica para condutores de proteção? 

De acordo com a NBR-5410, os condutores de proteção devem ser verdes ou verdes e amarelos. Sendo assim, a seção dos condutores segue recomendações específicas, como a correspondência com a seção dos condutores de fase.

Já para condutores de fase com seção de até 16mm², o condutor de proteção deve ter a mesma seção. Para condutores de fase entre 16 e 35 mm², utiliza-se o condutor de 16mm² como referência, e para condutores de fase maiores que 35mm², o condutor de proteção deve ter metade da seção do condutor de fase.

Esquema de aterramento tn-s por razões combinadas 

Em algumas situações, é necessário um aterramento por razões combinadas de proteção e funcionalidade. Ou seja, as prescrições relacionadas às medidas de proteção devem ser priorizadas, com o intuito de garantir maior segurança. 

Conclusão

Neste conteúdo deu para perceber como o esquema de aterramento TN-S desempenha um papel crucial na proteção de pessoas e equipamentos em instalações elétricas, não é mesmo? 

Além disso, seguir normas regulamentadoras como a NBR-5410, garante que, além de atender a importância de um aterramento feito da maneira correta, o eletricista também trabalhe com segurança e confiança. 

 O esquema TN-S, com a separação dos condutores neutros e de proteção ao longo da instalação, é uma abordagem eficaz para atingir esses objetivos de segurança e conformidade.

Mas só quem entende esses pontos na prática, são os profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho e não perdem tempo em se atualizar para serem os melhores de sua região. 

Pensando nisso, temos um convite especial para você: Conheça agora mesmo o nosso curso de Eletricista Profissional e se torne o diferencial do mercado. 

 

Além disso, preciso de contar um segredo: De onde veio essas dicas, tem outras inúmeras te esperando. Acesse o nosso canal do youtube e tire todas as suas dúvidas com os melhores mentores da Elétrica. 

Um abraço e até a próxima, 

André Mafra

André Mafra

Engenheiro Eletricista, sócio da Engehall Elétrica e Apresentador do Canal Engehall Elétrica, o maior canal que ensina elétrica na América Latina.